Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




portulacaria afra

A Portulacaria afra, também conhecida como arbusto-do-elefante ou grama-do-elefante, é uma planta que surpreende com sua beleza e efeito ornamental. Você pode cultivá-la no seu jardim externo ou dentro de casa, desde que ofereça a ela as condições necessárias para um crescimento saudável.

Nos últimos tempos, a espécie ganhou popularidade entre aqueles que amam bonsai. Isso porque a Portulacaria afra também parece uma miniatura de árvore.

Quem cultiva bonsai – árvore na bandeja – precisa se preocupar com cuidados periódicos, como é o caso das regas diárias. No entanto, aqueles que não possuem tanto tempo livre, podem apostar na Portulacaria afra, pois os cuidados com esta planta são mais fáceis e se adaptam bem a uma rotina corrida.

Abaixo as características da portulacaria afra, os cuidados necessários e a forma de propagação.

O que é a Portulacaria afra
Em seu habitat natural, o arbusto que pertence à família das suculentas, pode ser encontrado em regiões quentes e rochosas.

A planta se adapta bem às regiões quentes e áridas. Ela desenvolve uma folhagem suculenta vistosa, por isso também é conhecida como mini-jade. Mas, aqui vale uma ressalva: a Portulacaria afra não pertence à mesma família da planta Jade (Crassula arborescens minor).

Na verdade, a Portulacaria afra é prima de uma plantinha muito conhecida dos brasileiros, a famosa onze-horas (Portulaca grandiflora).

portulacaria

Origem e características da Portulacaria afra
Originária da África do Sul, a Portulacaria afra é encontrada especialmente nos matagais, savanas e vales. Os exemplares tomam conta da paisagem de alguns lugares em Moçambique, KwaZulu-Natal, Suazilândia e Mpumalang.

A planta africana cresce de forma arbustiva, podendo atingir de 2 a 6 m de altura na natureza. No entanto, quando cultivada dentro de casa ou em vasos, o crescimento é mais lento e garante um formato bem mais compacto.

Com relação às suas características, a Portulacaria afra possui folhas brilhantes, bem verdinhas e arredondadas, que lembram moedas. Cada folhinha atinge, no máximo, 3 cm.

Já o caule, que mescla tons de canela e cinza, é bem grosso e suculento, sendo capaz de guardar toda a umidade que a planta necessita.

Aliás, todas as partes da Portulacaria são suculentas. Dessa forma, os galhos, as folhas e até mesmo os brotos conseguem armazenar água por longos períodos.

A espécie também produz flores, que nascem nas extremidades dos ramos com tons de rosa. No entanto, a floração geralmente acontece quando a plantinha está na natureza. Em outras palavras, é muito difícil (para não dizer raro) um exemplar cultivado dentro de casa florescer.

Ter alguns exemplares desta planta suculenta dentro de casa é uma forma inteligente de purificar o ar. Isso porque a Portulacaria afra absorve carbono e torna a atmosfera mais agradável ao seu redor.

portulacaria-afra-1

Como cuidar da portulacaria afra
Regas
Em primeiro lugar, para manter a planta sempre saudável, não pese a mão nas regas. Por ser suculenta, esta planta faz estoque de água e consegue suportar até 4 semanas sem receber água.

Antes de fazer uma nova rega, toque o solo com os dedos e verifique a umidade. Se a terra ainda estiver úmida, adie a rega para o dia seguinte. Lembre-se de que esta espécie aprecia um solo bem seco e não tolera um substrato encharcado.

Outra dica para saber se a sua planta precisa de água é observar as folhas. Quando estas estão finas e enrugadas, indicam que as regas estão sendo insuficientes. Por outro lado, quando as folhas crescem muito rápido e cheias, é sinal de que você está exagerando na quantidade de água.

Nos meses de inverno, é aconselhável reduzir a frequência de regas. A umidade e o frio são condições propícias para que a planta sofra com o apodrecimento das raízes, portanto, tome cuidado.

Solo
A planta resistente não só suporta falta de água como também consegue se desenvolver em solos pobres em nutrientes.

Em suma, escolha um substrato com boa drenagem e com alta quantidade de material inorgânico. O solo pode conter húmus de minhoca, cascas de pinheiro, fibra de coco ou qualquer outro material do tipo.

Luz solar
Para favorecer o crescimento e o desenvolvimento das folhas, cultive a Portulacaria em área bem arejada e com sol pleno. A ausência de luz solar no dia a dia da planta pode tornar as folhas menores e deixar o arbusto mais compacto do que o normal.

A plantinha costuma dar sinais quando recebe pouco sol. Um deles é o espaçamento entre as folhas.

Caso escolha ter a Portulacaria afra dentro de casa, lembre-se de deixar a planta perto de uma fonte de luz solar, como é o caso de uma janela ensolarada ou porta de vidro. Em resumo, quanto mais sol a plantinha receber por dia, melhor.

prtulacaria

Temperatura
Esta espécie ornamental surpreende com sua resistência. Ela suporta viver em áreas quentes e secas, sem ter a sua beleza impactada. Além disso, é tolerante com o inverno, podendo suportar condições de temperatura entre 10ºC e 16ºC.

Em geral, a Portulacaria afra se adaptou bem ao clima do Brasil. No entanto, ela só não gosta de algumas áreas da região Sul, que apresentam geadas e temperaturas abaixo de 5ºC durante a temporada de frio.

Adubação
Se você quer estimular o desenvolvimento da Portulacaria, é aconselhável usar fertilizante líquido (NPK 10-10-10) uma vez por mês, nos períodos de primavera e verão. Além disso, a cada 90 dias, tenho o cuidado de aplicar adubo orgânico bokashi.

Não adube durante o outono e nem no inverno, pois nestas temporadas mais frias a planta costuma descansar.

Vaso
É mais saudável para a planta que o seu cultivo aconteça em jardins ou canteiros, pois assim ela tem acesso às condições de sol pleno. Contudo, se isso não for possível, use vasos de plástico ou de barro.

Em geral, o recipiente de barro absorve mais umidade e evita o excesso de água. Já o plástico mantém a umidade no solo por mais tempo e não tem esse “poder” que favorece qualquer suculenta.

Quando cultivada em vaso, a Portulacaria afra mantém o porte pequeno e não vai além de 40 cm de altura.

portulacaria afra 7

Pragas e doenças
Assim como toda planta suculenta, a Portulacaria afra é alvo do ataque de ácaros, percevejos, formigas e outras pragas. Logo, para identificar uma infestação, observe se as folhas estão manchadas ou com danos visíveis.
Podas
Por último, lembre-se de podar o seu bonsai Portulacaria afra. Para isso, corte os galhinhos no começo da primavera e controle o aparecimento dos novos brotos.

Em alguns casos, para garantir a forma bonita da planta, você vai precisar de varetas para não deixar os galhos penderem demais.

Outra dica fundamental: use uma tesoura afiada para fazer a poda e jamais remova partes das plantas com as mãos. Cada galho deve ter pelo menos duas folhas após a poda, caso contrário, ele vai secar, morrer e cair.

Como fazer muda de Portulacaria afra
A propagação desta planta africana é bem mais simples do que parece. Veja:
* Escolha um galho saudável da planta, com pelo menos uma folha ou um ramo com folhas. Faça a poda.
* Prepare um recipiente com substrato adequado para enraizamento. Use uma mistura de terra vegetal e areia para obter um solo drenável.
* Limpe a base da estaca e plante no substrato úmido.
* Deixe a muda em um local bem iluminado, mas evite a exposição ao sol pleno. Além disso, mantenha o solo úmido para estimular a formação de raízes.
* O enraizamento ocorre dentro de poucas semanas. Assim que isso acontecer, você já pode fazer o transplante da planta para o local definitivo de cultivo. O melhor momento para isso é sempre na primavera.

folhas sobre lago

bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte é conhecido por trazer sorte, fortuna e prosperidade para a casa em que vive. Ele também purifica o ambiente e absorve as energias negativas do lar.

Simbologia do bambu-da-sorte
A simbologia da planta tem relação com o Feng Shui, uma filosofia de vida chinesa que busca a harmonia e a boa energia (Chi). A proposta envolve a correta disposição dos objetos da casa e o uso de amuletos (no caso, o bambu-da-sorte).

O uso dessa planta no Feng Shui é atribuído à associação entre madeira e água. Ainda, ao oferecer a planta para alguém, é preciso colocar uma fita vermelha, que simboliza o fogo. Por meio da união desses três elementos, é possível atrair Chi.

Significado do número de hastes do bambu-da-sorte
Além da atração de boas energias, o número de hastes da planta bambu-da-sorte também tem um significado.Uma, sozinha, simboliza simplicidade e clareza. Duas significam união, amor e casamento.Três representam felicidade, longevidade e riqueza. Já quatro ninguém quer, pois indica falta de sorte!

Quando são usadas sete hastes, elas simbolizam a boa saúde. Oito indicam fortuna e abundância. Nove significam eternidade e boa sorte em geral. Dez representam perfeição e equilíbrio. Vinte e uma são a bênção divina.

Sendo assim, você pode escolher o número de hastes que deseja ter conforme as suas intenções ou a sua necessidade. Motivos não faltam para querer saber como fazer muda de bambu-da-sorte, não é mesmo?

Bambu-da-sorte-1

Como cuidar do bambu-da-sorte?
Depois de aprender sobre a simbologia, é hora de saber como cuidar do bambu-da-sorte. Essa planta é um pouco sensível, portanto, precisa de alguns cuidados especiais para manter-se sempre bonita e saudável.

Não se preocupe. Mesmo se você for um jardineiro iniciante, com as dicas de como cultivar bambu-da-sorte do blog da Petz, sua planta pode crescer vigorosa! Ela irá proporcionar as melhores energias possíveis. Confira!

Luminosidade para o bambu-da-sorte
O bambu-da-sorte não é muito fã de ficar torrando no sol, não! Ele é considerado uma planta de sombra. Por isso, ao escolher um lugar para colocar seu exemplar, considere que ele não precisa de luz solar direta.

Sendo assim, é possível colocar o bambu-da-sorte em qualquer cômodo da casa ou do comércio, desde que seja perto de uma janela e que o ambiente seja fresco. Nada de pôr a planta na varanda ou no quintal!

Esquema de rega do bambu-da-sorte
O bambu-da-sorte pode não gostar de tomar banho de sol, mas ele vai amar um banho bem dado com água! Essa planta aprecia um solo úmido, mas não encharcado.

Se você quer cultivar o bambu-da-sorte na água, é preciso tomar cuidado para trocar o líquido com frequência. Caso contrário, as raízes e o caule podem apodrecer. Além disso, o ambiente de água parada por muito tempo favorece a reprodução do mosquito-da-dengue.

O ideal é trocar a água duas vezes na semana e lavar bem o vaso com uma esponja para desgrudar possíveis ovos de mosquito do recipiente. Limpe também o caule e as raízes daplanta delicadamente para não os machucar.

bambu-da-sorte-variegata

Como fazer a muda de bambu-da-sorte?
Finalmente, chegou a hora de saber como fazer muda de bambu-da-sorte. O processo é fácil: basta cortar um pedaço do galho da planta, entre três nós, e colocar na água. Em torno de três semanas, as raízes começam a aparecer.

Quando a muda estiver com uma bela cabeleira de raízes, você já pode transplantá-la para o local definitivo, como um vaso ou uma jardineira. Se preferir, pode até colocar a planta diretamente no chão!

O substrato ideal para o bambu-da-sorte deve ser feito com uma parte de terra vegetal e meia parte de turfa, húmus de minhoca e areia. Misture tudo muito bem para não deixar nenhum torrão que possa machucar as raízes, impedindo a aeração.

Dica extra: faça formas diferentes para deixar o bambu-da-sorte ainda mais bonito.
Não poderia ser melhor! Além de atrair a sorte e a fortuna, a planta pode ser moldada para ter formas incríveis! Definitivamente, o bambu-da-sorte merece um espaço em sua casa!

Você pode trançar os ramos da planta da seguinte forma: em uma jardineira comprida, coloque duas hastes de aproximadamente 40 cm. Cruze-as e amarre-as mais ou menos no meio do recipiente. Agora, vá colocando mais caules e cruzando-os, até encher.

angel