Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




torenia_fournieri

A torênia é uma flor muito conhecida devido a sua beleza e o seu formato diferenciado. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa espécie e como fazer para cultivá-la.

A torênia está entre as espécies de plantas que fazem parte da família das Scrophulariaceae. Com sua origem marcada para o continente asiático, a planta ainda pode ser encontrada em diversos outros lugares do mundo e por esse motivo, recebem algumas outras nomenclaturas populares como Amor perfeito de verão e muitos outros.

Categorizada como uma flor anual, a torênia pode chegar até meio metro de altura quando bem cultivada, principalmente quanto ao clima ideal que são os mais típicos de sua região de origem como o Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado e Tropical. O ciclo de vida da torênia é anual, o que significa que ela leva um ano inteiro para gerar flores, folhas e frutos.

As torênias são plantas bem floríferas e herbáceas, com sua floração feita anualmente, como citamos mais acima, e durante o verão. A ramagem  dessa planta é bem compacta com bastantes ramos o que faz com que a torênia tenha um aspecto bem simétrico e arredondado.

As folhas são sempre na cor verde e apresentam-se opostas e com as suas margens serrilhadas. As flores, maior atrativo da planta, são bem abundantes, axilares e terminais.

As flores da torênia são muito diferentes e muito bonitas também. O seu aspecto aveludado dá um toque mais que especial na planta. A forma é semelhante a de um trompete e as cores são geralmente azul na corola e um branco amarelado na “garganta”.

Apesar das cores naturalmente serem essas, já existe atualmente uma diversidade maior de torênias em outras cores como o rosa, o amarelo, o roxo, o violeta e o vermelho.

Esta é uma planta muito utilizada no paisagismo, principalmente quando é preciso fazer a substituição do Amor Perfeito durante o verão, que é a melhor estação para a torênia. Essa espécie pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou diretamente ao solo, mas nada se compara quando são cultivadas em cestas suspensas.

torenia

Como Cultivar
O cultivo deve ser feito preferencialmente sob o sol pleno no sob a meia sombra para que a sua planta se desenvolva bem.  O solo deve estar enriquecido com húmus, ter uma capacidade de drenagem bem considerável já que a torênia não tolera solos completamente encharcados e a irrigação deve ser feita com uma regularidade aparente.

Você pode ainda usar a técnica do beliscamento* para que as pontas dos ramos da sua torênia ajudem no processo de adensamento dessa planta.

Cultivar a Torênia não é difícil e você precisa atentar apenas para alguns detalhes para que a sua muda cresça bem. O local onde vai ser plantado a sua torênia deve ter abertura direta para o sol porque ele vai precisar receber muito sol para que a sua planta tenha uma floração bem longa e abundante.

O canteiro deve ser cuidadosamente preparado, retirando todos os inços e todas as plantas mortas ou estragadas. Você deve ainda adicionar adubo animal de curral  do tipo bem curtido, incorporar esse material à terra do seu canteiro, adicionar também uma parte de composto orgânico de folhas ou então adubo organo-mineral que é um tipo de adubo completo e ideal para qualquer planta.

Fazer o nivelamento do seu terreno para plantar as mudas é um processo muito importante na hora de cultivar a torênia. O buraco para ser colocado o torrão da planta deve ser exatamente do tamanho que ele fique acomodado. Caso seja necessário, coloque um pouco de areia ao redor e apertando de leve.

O espaçamento ideal para plantar a sua torênia é de 20 a 30 cm entre uma muda e outra para que a planta tenha espaço suficiente para crescer. Esse espaçamento deve ser dado em caso de cultivo em canteiros feitos diretamente ao solo. Você deve também manter o seu canteiro muito bem regado para que a planta cresça bem.

torenia

Se o cultivo for feito em vasos ou jardineiras, o ideal é que você mantenha a distância de 15 cm por ser eficiente para o cultivo e gerar mais flores. A torênia possui um ciclo de brotação que leva até 70 dias para acontecer por esse motivo, é bom sempre ter novas mudas sendo recolocadas para que logo após esse ciclo, já tenha uma nova brotação em andamento.

Se você deseja prolongar a floração anual da torênia, é ideal que mantenha as flores fenecidas e sob controle, pois isso vai fazer com que a frutificação não aconteça. Com o processo citado mais acima, a sua planta vai deixar de emitir novas flores e consequentemente novos frutos e sementes não serão gerados.

A propagação da torênia é feita através de sementeiras onde você precisará apenas preparar o local com terra de cultivo ou então com composto orgânico e misturar com areia para deixar o substrato bem úmido.

Antes de plantar a sua torênia, você pode deixar por uma semana as sementes da planta em uma geladeira. Dessa forma a germinação vai ser melhorada e a sua torênia vai ser bem mais saudável.

Quando semear essas sementes, você deve regar e cobrir com plástico até a próxima rega. Quando sua planta tiver 6 folhinhas nascidas, você deve transplantar a sua torênia para pequenos sacos, assim terá uma muda saudável.

Depois de crescidas, as flores da torênias duram até três meses em média, logo após a primeira floração e mantêm-se resistentes ao sol e também às chuvas de verão.

torenia004

Esta não é uma planta que exige muitos cuidados quanto ao seu cultivo, mas ela vai exigir uma boa fertilização para que cresça bem. A reposição dos fertilizantes deve ser feita a cada três meses para que a planta termine seu ciclo bem formada.

Para isso você pode misturar adubo orgânico, com esterco curtido, adicionando um pouco de fertilizante químico do tipo NPK  e com formulação a 4-14-8 de preferência. O pH do substrato onde será cultivada a sua torênia deve ter uma acidez leve e não ultrapassar a marca de 6.

* O beliscamento ou pinçamento é um  processo muito comum na jardinagem onde você retira das “pontinhas” das folhas da sua planta para facilitar a formação da mesma.

pássaro noturno