Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




camelia2

As camélias são uma das plantas com flores mais bonitas do reino vegetal. Mas para você ter um e aproveitá-lo, você precisa saber tudo o que precisa para fornecê-lo para que sua saúde seja a mais adequada possível.

Quando se trata dos cuidados mais importantes com as camélias, é fundamental que conheça as suas principais necessidades e saiba como satisfazê-las.

Localização e temperatura
Este é um dos cuidados mais importantes com as camélias. Talvez aquele que saiba diferenciar um bem cuidado de outro mal cuidado.

Em geral, as camélias, como qualquer outra planta, devem estar ao ar livre. Elas não gostam de ser trocadas de lugar e não tolera correntes de ar,gosta de sol mas não direto.

Destes três pontos, o terceiro é o que devemos esclarecer porque, embora seja verdade que não gosta de sol direto, pode tolerar a luz do sol no início da manhã ou no final da tarde. Porque se você tiver apenas na meia-sombra ou na sombra, não florescerá bem. Se, por outro lado, você lhe der aquelas horas de sol, as coisas vão mudar.

Se vir que as folhas murcharam ou queimaram, será porque tem demasiadas horas de luz (direta ou indireta), o que a impedirá de florescer (porque vai focar-se em recuperar as folhas, não em pôr flores).

Em relação à temperatura, são plantas que toleram bem o frio e o calor. Mas elas gostam de ter uma temperatura amena tanto quanto possível. Em outras palavras: se houver geada ou calor extremo, é melhor protegê-la porque pode sofrer até a morte.

camélia rosa

Substrato
Recomendamos que o solo para camélias tenham um pH ácido. Além disso, dependerá se você o tem como arbusto no chão ou como planta em vaso.

Se você a tiver em um vaso, recomenda-se que misture substrato para plantas ácidas com alguma drenagem como perlita ou mesmo solo para orquídeas. Você também pode incluir algum substrato universal ou húmus de minhoca para manter o solo úmido.

No entanto, se for plantar no solo, o melhor é verificar o pH do solo e, dependendo do resultado, incluir um solo compatível com o pH de plantas ácidas, como a turfa.

Irrigação
Regue a camélia toda semana, mas sempre verifique a umidade do solo antes de regar.

Considere água da chuva ou água destilada, pois o camélia é sensível aos produtos químicos da água da torneira. No inverno, reduza a frequência de rega para uma vez a cada 10-14 dias.

Fertilização
Fertilize camélia com fertilizantes de nutrição equilibrada. A fertilização ideal ocorre na primavera e no meio do verão, garantindo um crescimento saudável e florescimento abundante.

Utilize uma solução diluída uma vez por mês durante o crescimento ativo; a super fertilização pode levar a problemas de saúde. Ajuste com base no ciclo de vida da planta; interrompa no outono e inverno.

Dica de segurança: regue camélia antes de aplicar fertilizantes para evitar queimaduras nas raízes.

camélia branca

Como podar Camélia
Período de poda:
Final da primavera, início do verão Benefícios da poda: Promove a floração, resiste a pragas e doenças A camélia cresce lentamente, então não deve ser podado drasticamente. Podar prontamente as flores murchas pode reduzir o consumo de nutrientes, o que ajuda a planta crescer robustamente e desenvolver novos botões de flores.

Corte todos os ramos fracos, doentes e que crescem para baixo, assim como os ramos antigos que não florescem no arbusto.

Pragas e doenças
A camélia, como outras plantas, você também tem que lidar com pragas e doenças. No primeiro caso, os mais importantes são as cochonilhas. Mas outros como pulgões, cochonilhas, lesmas, aranhas, ácaros ou vermes podem colocar a planta em risco. É por isso que, se você detectar algo estranho, é melhor remediá-lo e evitar que isso a afete.

Quanto às doenças, as mais importantes e que você terá que verificar são a ferrugem (que afeta a flor), podridão de raiz (devido a má irrigação) ou cancro.

camelia-vermelha

Propagação
Esta planta ornamental, reverenciada por suas belas flores e folhas brilhantes, prospera quando propagada pó estacas.

Jardineiros devem selecionar caules saudáveis semi-lenhosos e fazer cortes limpos abaixo dos nós das folhas para enraizamento bem-sucedido. Utilize um hormônio enraizador para aumentar a taxa de sucesso e plante em solo fértil e bem drenado, garantindo alta umidade e luz indireta para apoiar o estabelecimento.

Borrifar regularmente pode ajudar a manter o ambiente ideal para o desenvolvimento das estacas de camélia.

pétalas ao vento