Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Knautia macedônia4

A knautia macedônia é uma planta de fácil cultivo que se destaca pelas flores marcantes, que estão presentes do verão ao outono. Se incorporar no seu jardim, ou plantada em vasos na sua varanda, dará à sua casa um toque de vitalidade e cor que será irresistível.

Características da knautia macedônia
Esta é uma planta herbácea perene que faz parte da família Caprilofiaceae. A sua origem encontra-se na Europa Oriental e Central, sendo uma planta típica dos Balcãs, incluindo a Macedônia do Norte, daí o seu nome.

Em seu habitat natural cresce em prados, pastagens, bordas de florestas e clareiras. Áreas onde você pode encontrar solos bem drenados e férteis. Não obstante, é capaz de se adaptar a diferentes condições de solo, desde seco a moderadamente úmido.

Ela é conhecida pelo apelido “flor da viúva” porque diferentes lendas locais da Europa Oriental a associavam às viúvas, embora hoje não esteja muito claro o porquê.

Dentre as características físicas desta planta podemos destacar as seguintes:
* Altura. Apesar de ser uma planta herbácea, não atinge grandes alturas. O normal é que meça entre 60 e 90 cm. Somente em condições ideais ele pode crescer mais de um metro de comprimento.
* Tronco. Esta planta distingue-se por apresentar caules eretos, finos e ramificados no topo. A parte inferior torna-se lenhosa com o tempo para sustentar as flores e frutos.
* Folhas. Elas estão dispostos em frente ao caule ao longo dele. Destacam-se por apresentar formato lanceolado ou oval, com bordas levemente serrilhadas ou serrilhadas e cor verde escura.
* Flores. As flores são a característica mais distintiva da knautia macedônia. Elas aparecem em forma de globo, são pequenas e agrupadas. Podem roxas, rosa ou brancos, dependendo da variedade que estamos observando.
* Frutos. Após a floração, esta knautia produz frutos cheios de sementes que podemos utilizar para reproduzi-la.

A knautia macedônia destaca-se por possuir caules finos e não muito longos, com flores que formam uma cabeça hemisférica e dão origem a sementes abundantes.

Knautia-macedonica

Cuidados com a knautia macedônia
Não há dúvida de que estamos diante de uma planta espetacular. Se você quer que ela mostre toda a sua beleza no seu jardim, estes são os cuidados que você deve prestar:

Localização
Embora seja uma planta que se adapta bem a diferentes condições e locais de solo, cresce melhor quando recebe bastante luz e é exposto a uma temperatura temperada.

Luz
Ela cresce melhor e floresce mais se estiver em pleno sol, recebendo várias horas de luz solar direta todos os dias. Também tolera alguma sombra parcial, mas nestas condições a sua floração será menos intensa.

Temperatura
A temperatura ideal para esta planta varia entre 8º e 25º C. Por isso floresce na primavera e no verão. No entanto, é sensível a temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas.

Substrato
Esta variedade não tolera bem a umidade e seu excesso pode afetar suas raízes. Embora se adapte bem a diferentes tipos de solo, o mais indicado para isso é um solo com boa capacidade de drenagem, capaz de escoar o excesso de água após a irrigação.

Também aprecia estar em solos ricos em matéria orgânica. Se utilizar um substrato universal, é aconselhável enriquecê-lo antes de plantar a knautia macedônia.

Lembre-se que é uma planta que tem dificuldade de se estabelecer, por isso precisa ter uma boa quantidade de nutrientes à sua disposição durante o primeiro ano após o transplante.

Irrigação
Deve ser apenas o suficiente e necessário para que a planta tenha umidade, mas as raízes não fiquem encharcadas.

É aconselhável nestes casos adicionar água periodicamente, à medida que a camada superior do substrato seca. No inverno pode valer a pena regue uma vez por semana ou a cada dez dias (dependendo do clima da sua região), mas no verão deverá ser feito duas a três vezes por semana.

Knautia-Macedonica

Fertilização
Embora um pouco de fertilizante não vá prejudicar esta planta, é preciso agir com cautela para não acabar fornecendo fertilizante em excesso.

Aplique fertilizante durante a estação de crescimento. escolhendo uma variedade de liberação lenta, e seguindo à risca as instruções do fabricante para não danificar a planta.

Propagação e multiplicação
Como dito antes, o fruto desta planta contém um grande número de sementes. Se decidir germiná-los, plante-os em um vaso com substrato de boa qualidade e úmido, e coloque o recipiente em local abrigado e onde receba bastante luz natural.

Outra alternativa é dividir a planta mãe em vários arbustos. Cortando da raiz para criar várias seções que posteriormente você replantará em outros vasos. Se você escolher esta opção, faça-o durante a primavera e não em qualquer outra época do ano.

Rusticidade
O excesso de calor pode queimar esta planta, mesmo sendo bastante resistente. Portanto, se você mora em uma área com verões de temperaturas extremas, certifique-se de que receba alguma sombra durante as horas centrais do dia no verão.

E o mesmo no inverno esta variedade pode suportar geadas leves, mas uma geada extrema pode matá-la. Para que isso não aconteça, mude a localização do vaso no inverno ou cubra a planta.

Pragas e doenças
O excesso de umidade nas raízes pode causar o aparecimento de diversas variedades de fungos que desfigurarão a planta, podendo até causar sua morte. Se você não quer que isso aconteça, regue com moderação e deixe espaço suficiente entre as plantas para que o ar circule bem.

No que diz respeito às pragas, as mais comuns neste caso são os pulgões. Verifique as flores e as folhas de ambos os lados para detectar esses insetos. Se a sua presença for excessiva, aplique o tratamento o mais rápido possível.

A knautia macedônia é uma flor que surpreende pela sua beleza e resistência. Se você prestar cuidados básicos, ele ficará com você por muito tempo.

noite de luar