Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




sunpatiens1

Da família Balsaminaceae, a sunpatiens é uma espécie originária do Japão e uma ótima escolha para quem gosta de manter o jardim florido o ano inteiro. A flor passou por um melhoramento genético, sendo categorizada como híbrida de Impatiens. Ou seja, uma planta herbácea que se adapta melhor em climas temperados e úmidos.

A sunpatiens é de fácil cultivo e manutenção, sendo colocada como destaque em muitos projetos de paisagismo, até por sua característica de alto florescimento.

Esta planta tem uma importante representatividade no universo da jardinagem, pois é representante de um grande avanço no melhoramento de flores, perfeitas para fazer bordaduras de jardins, já que consegue preencher bem diversos espaços. Essa espécie dá tantas flores, que fica difícil enxergar o solo.

Além disso, a sunpatiens é uma planta florífera, um termo técnico que significa que dá muitas flores. Um dos principais destaques dessa flor, além da robustez, é a ampla paleta de cores, são cerca de 25 tonalidades. No Brasil, a planta chegou em 2011, logo chamando atenção por sua tolerância às variações climáticas e sendo cultivada em todas as regiões.

supatiens

Como cultivar a sunpatiens em casa
Versátil, a sunpatiens pode ser cultivada em canteiros ou vasos e ainda tolera climas diversos. Por isso, apesar de preferir sol pleno, a espécie também pode ser cultivada em meia-sombra, com regas regulares, mas não exageradas, independente do local de plantio.

Para quem busca um espaço sempre florido, o sol, entretanto, é indispensável. Quanto mais luz solar a planta receber, mais brotos se desenvolverão, e, para isso, os cuidados também devem estar sempre em dia.

A manutenção regular é fundamental para que elas continuem a florescer abundantemente ao longo das estações: remova as flores desbotadas para promover uma floração contínua e estimular o crescimento de novos botões florais.

Apesar de ser comumente encontrada em mudas, ainda é possível fazer a propagação da sunpatiens dentro de casa.

A propagação é feita por meio de estacas, em que é retirado um ramo saudável e as folhas de sua base. Em seguida, basta plantar em solo fértil, mantendo-o sempre úmido, mas nunca encharcado, a fim de evitar o apodrecimento das raízes.

Uma dúvida comum é sobre a durabilidade da sunpatiens. O alto vigor da planta resulta em uma longa durabilidade e florescimento, inclusive em áreas externas.

Geralmente, as flores podem durar de um a dois dias, mas a sua florada – tempo em que se efetua o seu desenvolvimento – podem durar meses, permanecendo florindo durante as quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).

sunpatiens

A diferença entre Sunpatiens e Impatiens
Apesar de semelhantes e serem do mesmo gênero, não se confundam: Sunpatiens e Impatiens são espécies diferentes. Enquanto o primeiro mencionado é uma versão híbrida, otimizada pelo homem para ter bônus nas suas características de adaptação e resistência.

Do outro lado da moeda, a planta também conhecida como “Maria sem vergonha” uma espécie originária da África. Essa é uma planta invasora e indócil, tanto que em alguns locais o seu cultivo é proibido, pois consegue se espalhar rapidamente e acaba ocupando espaços de outras espécies nativas.

Mantenha a sua planta sempre hidratada
A primeira etapa do cultivo está relacionada à criar um cronograma caprichado de regas. Ação fundamental para manter o solo sempre úmido e garantir plantas floridas. Irrigação automatizada ou até mesmo esguichos rotineiros dão conta do recado.

Sunpatiens gosta de sol
A temperatura ideal para cultivar a flor é em sol pleno combinado com uma boa irrigação. Esse cuidado evitará que a planta fique murcha, sendo um detalhe importante na hora de escolher onde plantar as flores. Então, não se esqueça: Sunpatiens é uma flor para sol e calor.

SunPatiens1

Quantas vezes regar Sunpatiens?
Como mencionado, coloque as plantas em sol pleno ou meia-sombra. Posteriormente, basta irrigar o bastante para manter o substrato úmido, de forma uniforme, até a planta ficar plenamente estabelecida.

Se as flores estiverem com uma aparência murcha e não muito saudável, inicie uma jornada de irrigação, sem exageros, para auxiliar numa ampla recuperação que em até 12 horas já pode estar restabelecida.

pingos sobre lago