Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




800px-Cosmos_sulphureus2

A flor conhecida como cosmos é linda. Com altura máxima de 1 m, produz pequenas flores coloridas que podem ser rosas, roxas ou brancas, que iluminam o jardim ou pátio desde a primavera até o início do outono.

Cosmos é um gênero de plantas anuais e perenes composto por cerca de 20-26 espécies, , pertencente à família Asteraceae. É nativo do México (onde a maioria das espécies ocorre), sul dos Estados Unidos da América (Arizona, Flórida), América Central  e norte da América do Sul até ao Paraguai. São plantas típicas de terrenos baldios e prados..

Características as planta Cosmo
Suas folhas são divididas em segmentos filiformes lineares e brotam de um caule altamente ramificado. As flores maravilhosas têm um disco central amarelo, com lígulas periféricas rosa, roxas ou brancas.

É também conhecido como mirasol, coreopsis ou girassol púrpura, e como curiosidade informar que foi introduzido na Europa no final do século XVIII, embora, apesar da popularidade que teve na sua época, hoje seja mais raro.

cosmos

Variedades do Cosmos
Existem muitas variedades, como Sensação que pode atingir um metro de altura, o Versailles que não exceda 45 cm ou o Daydream que produz flores brancas com centro rosa.

Cuidados
Se você se atreve a ter uma flor do cosmos em seu jardim ou pátio, recomendamos os seguintes cuidados

Localização
Para que possa crescer e se desenvolver normalmente, é muito importante que seja plantado em um local ensolarado, uma vez que não se adapta bem a viver na semi-sombra. Também não é uma boa ideia tê-lo dentro de casa, a menos que seja em uma sala com janelas pelas quais entra muita luz natural ou em um pátio interno bem iluminado.

Terra
* Vaso de flores: se quisermos tê-lo em um vaso, é aconselhável que o substrato tenha uma boa drenagem, pois pode ser misturando, por exemplo, turfa preta com perlita em partes iguais.

* Jardim: No caso de o querermos colocar no jardim, não teremos que fazer alterações, visto que não é exigente .

cosmos4

Irrigação
A irrigação tem que ser frequente, cerca de três vezes por semana no verão e 1 a 2 por semana no resto do ano. É importante não molhar a parte aérea, ou seja, folhas, flores ou caules para evitar problemas.

Se for colocá-lo em um vaso com um prato embaixo, lembre-se de retirar o excesso de água 30 minutos após a rega, pois as raízes não gostam de entrar em contato com água estagnada e, de fato, podem apodrecer facilmente.

Fertilização
É aconselhável aproveitar e fertilizar a planta durante a época de floração com fertilizantes para plantas com flores, ou com guano, seguindo as indicações especificadas na embalagem.

Multiplicação
E se precisarmos de mais cópias, podemos multiplicá-los semeando suas sementes no canteiro durante o inverno e a primavera seguindo este passo a passo:
* Primeiro, vamos encher uma bandeja de sementes com substrato universal ou para mudas.
* Em seguida, colocaremos no máximo 2 sementes em cada alvéolo.
* A seguir, vamos cobri-los com uma fina camada (não mais do que 0,5 cm de espessura) de substrato.
* A seguir, vamos regar abundantemente com um pulverizador, ou melhor, colocando a cama da semente dentro de outra bandeja que não tenha furos e enchendo-a com água.
* Por fim, colocaremos tudo ao ar livre, em pleno sol, e manteremos o substrato úmido, mas não encharcado.

Assim, germinarão em duas semanas a uma temperatura de cerca de 18ºC.

cosmos2

Pragas e doenças
É bastante resistente em geral, mas pode ser atacado por mosca branca o aranha vermelha. Ambos são insetos que adoram ambientes secos e quentes, por isso são comuns na primavera e principalmente no verão.

A planta resiste ao frio e geada até -4ºC, embora prefira climas quentes e tropicais. Se você mora em uma área onde as temperaturas de inverno caem muito, mantenha sua planta cosmos dentro de casa ou em uma estufa aquecida.

tempo