Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Fucsia

As fúcsias pertencem à família Onagracee. Só na América do Sul existem mais de 200 espécies diferentes de brinco-de-princesa, também conhecida ainda como fúcsia, agrado e lágrima.

É uma flor símbolo do Rio Grande do Sul, é uma planta que faz um enorme sucesso internacional. Possui muitas variedades, sendo que tanto pétalas, quanto sépalas podem ser de cores e de formas diferentes.

As cores mais comuns são vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diversas combinações, sem mesclas. Despontam praticamente o ano todo e atraem beija-flores como polinizadores.

A ramagem é pendente, mas pode haver variações, com plantas mais eretas e outras mais pendentes. Deve ser cultivada preferencialmente sob meia-sombra, algumas espécies apreciam sol pleno.

Sua propagação se dá através de sementes ou por estaquia da ponta de seus ramos.

Embora possua uma variedade grande, há um traço comum entre todas elas: apreciam sobremaneira o frio. Portanto, são mais comuns em lugares de clima ameno.

Elas podem ser cultivadas indistintamente em um vaso ou no solo, desde que o solo em que suas raízes crescerão seja ácido. São tão fáceis de cuidar, que você pode obter novos espécimes de sua planta em nenhum momento.

fúcsia

Quando você pode obter mudas fúcsia?
Para ter uma maior probabilidade de sucesso, é melhor pegue as mudas na primavera. Nesta estação, o galho terá muito a seu favor: um clima não excessivamente quente nem muito frio, umidade elevada e um vaso com substrato que permanecerá úmido por vários dias, permitindo assim que as novas raízes brotar sem muita dificuldade.

Assim, quando a temperatura mínima começar a subir acima de 15ºC pode-se cortar com uma tesoura previamente desinfetada com álcool de farmácia os galhos de cerca de 20 cm de comprimento que você usará como estacas.

Como as mudas são plantadas?
Depois de ter o corte, a primeira coisa que você precisa fazer é umedecer a base com água e impregne com hormônios de enraizamento em pó que encontrará à venda em qualquer viveiro ou loja de jardinagem.

brinco de princesa

Em seguida, faça um furo no centro do pote que você vai preencher com substrato de cultivo universal misturado com perlita em partes iguais e introduza a estaca, cada uma em um recipiente.

Como os fungos podem te prejudicar seriamente, é muito importante que você borrife a terra com cobre ou enxofre. Isso impedirá que eles apareçam. E por último, basta regar e colocar em local protegido do sol direto.

Correndo tudo bem em, cerca de 15 dias ela emitirá novas raízes e você terá uma nova fúcsia.

flor-chuva