Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




sariteia magnifica7

A sariteia é uma trepadeira de flores vistosas e coloridas, embora também seja conhecida como cipó de arroz. O que há de mais espetacular nela são suas flores coloridas.

Origem e habitat natural da Sariteia
Saritaea magnifica é nativa das regiões tropicais da América do Sul,  crescendo selvagem na Colômbia, Equador e Peru. É uma planta acostumada a ambientes quentes e úmidos, sendo comum subir em árvores e outras estruturas naturais típicas de selvas tropicais.

Faz parte da família Bignoniaceae, composta por plantas com flores e é conhecida pela sua diversidade e beleza ornamental. Muitas das espécies que fazem parte desta família possuem grande valor ecológico, pois são fonte de alimento e abrigo para diversas espécies da fauna. E também têm valor econômico, pois são cultivados comercialmente por suas qualidades ornamentais.

Características que nos ajudam a identificar a planta
A sariteia é uma trepadeira perene que pode atingir grande altura. Tenha isso em mente se quiser plantá-lo em seu jardim.

Suas folhas são compostas e opostas, formado por dois folíolos que apresentam cor verde intensa e textura brilhante e coriácea.

No final das folhas você pode ver gavinhas terminais que a planta que é usada para se fixar em estruturas ou superfícies e crescer para cima. Embora seja uma planta perene, se você estiver em climas frios, as folhas podem cair durante o outono e rebrotar na primavera.

As flores são uma das características mais proeminentes da sariteia. São grandes e muito vistosos, com cerca de 5 a 10 cm de comprimento e formato tubular que se alarga gradativamente para fora.

Elas são rosa profundo ou roxo, e o centro pode ser branco ou amarelo. Essa combinação de cores torna a flor ainda mais atrativa aos polinizadores, principalmente abelhas e os beija-flores.

No seu habitat natural, esta planta pode florescer várias vezes ao ano. Embora na época das chuvas e períodos de temperaturas mais amenas sua floração seja ainda mais intensa. Fora do seu habitat, a floração ocorre normalmente entre a primavera e o verão.

As flores duram vários dias, mas geralmente não duram mais de uma semana. Assim que eles morrerem, é importante retirá-las para favorecer o aparecimento de novas flores.

O fruto da saritaoa é uma cápsula alongada e fina com formato cilíndrico que lembra uma vagem. Depois de maduros, os frutos adquirem coloração marrom-escura a preta.

Dentro estão as sementes, que aparecem rodeadas por uma espécie de pêlos que Facilitam sua dispersão pelo vento quando a cápsula que os contém é aberta.

O caule desta videira é lenhoso e flexível, qualidades que lhe permitem trepar e agarrar-se a outras estruturas. Quanto aos ramos, apresentam grande capacidade de expansão, o que contribui para que a planta tenha um aspecto denso.

sariteia 5

Cuidados com Sariteia
Para que sua planta fique bonita e saudável, é importante que você dê a ela os cuidados necessários:
Condições de luz –
Embora possa suportar alguma sombra parcial, se não receber luz solar direta durante muitas horas por dia, seu nível de floração pode ser inferior ao esperado. Por isso, O local perfeito é aquele onde receberá luz solar direta durante a maior parte do dia.

Irrigação – Na fase de crescimento ativo é importante regar regularmente algumas vezes por semana, especialmente em climas quentes e secos. É aconselhável que o solo esteja levemente úmido, mas sem encharcar.

Meio de plantio – Esta planta desenvolve-se melhor em solos com pH ligeiramente ácido a neutro e tem boa capacidade de drenagem. Uma boa opção pode ser misturar substrato de qualidade com alguma matéria orgânica.

Temperatura por sariteia – Esta é uma planta nativa de regiões tropicais e o calor não é problema para ela. Porém, se você mora em uma região muito quente, é aconselhável que receba alguma sombra nos horários centrais do dia.

É sensível a baixas temperaturas e a geada pode matá-lo. Portanto, se você plantou em um local com invernos frios, considere cobri-la na época mais fria do ano ou, se tiver em uma vaso, leve-o para um local mais abrigado.

Poda - Como dito antes, esta videira pode crescer rapidamente depois de estabelecida e, por isso, é importante que faça podas regulares para ajudar a controlar o crescimento e modelá-la. Pode-se realizar esta poda na primavera ou no início do verão, depois de passada a floração.

Fertilização – A sariteia gosta de solos férteis e ricos em matéria orgânica, por isso responde bem a um pouco de fertilizante. Aplicar entre os meses de primavera e verão, seguindo sempre as instruções do fabricante para garantir que você não prejudique a planta com fertilização excessiva.

Suporte - Por ser uma variedade trepadeira, necessita de suporte adequado. Pode ser uma pérgola, uma treliça, uma árvore ou até mesmo a parede da casa.

À medida que a planta cresce, prenda os galhos com um laço macio para não danificar os caules.

sariteia magnifica

Reprodução - Para obter novos exemplares de Saritaea magnífica você pode coletar e plantar as sementes, mas também pode reproduzi-las através de estacas de caules jovens e saudáveis ​​​​com cerca de 10 a 15 cm de comprimento.

Retire as folhas do fundo da estaca e corte a ponta em ângulo de 45º, em seguida coloque-a diretamente sobre o substrato úmido e mantenha-a em ambiente úmido e quente, protegido da luz solar direta. Quando desenvolver raízes você pode transplantá-la para seu local definitivo.

Sariteia é uma planta espetacularmente bela que cresce rapidamente se você cuidar bem dela, por isso pode ser uma adição muito valiosa ao seu jardim, especialmente se você mora em uma área com clima quente e úmido.

beija flor