Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




begônias

Além da beleza das begônias, essas plantas são conhecidas por serem fáceis de cuidar. Se você deseja ampliar a quantidade de plantas que tem em casa, sem dúvida terá interesse em saber como reproduzir begônias.

Veremos diferentes maneiras de fazer isso e truques que ajudarão a ter sucesso na hora de conseguir novas plantas.

Reproduza begônias por meio de sementes
Você pode encontrar sementes de begônia em seu centro de jardinagem favorito, mas também pode coletá-las diretamente da planta. Após a floração, você pode ver algumas cápsulas na planta onde as sementes são encontradas.

O ideal é semear na primavera, para que as mudas se desenvolvam em clima quente. Se você vai plantar begônias internas então você pode fazer isso em qualquer época do ano, mas certifique-se de fornecer luz e calor suficientes às sementes.

Use um substrato leve e bem drenado para reproduzir begônias por meio de sementes. Encha os vasos com substrato de qualidade e nivele a superfície. Depois você pode distribuir as sementes como quiser, pressionando levemente no solo, mas sem cobri-las, pois precisam receber luz para germinar.

Borrife levemente as sementes com água para dar-lhes um pouco de umidade e coloque o vaso em local aquecido e que receba luz indireta. Se você cuidar de manter o substrato úmido e que a temperatura esteja em torno de 21º – 24º C, você verá as mudas aparecerem muito em breve.

As sementes de begônia levam de uma a três semanas para germinar, dependendo da variedade e das condições de cultivo. Continue aplicando os mesmos cuidados em termos de umidade, temperatura e rega e, ao ver que as mudas têm pares de folhas verdadeiras, agora você pode colocá-las no local definitivo.

begonia-rex

Reproduza begônias usando estacas de caule
Se você conhece o cuidado  com as begônias, certamente você já sabe que é possível realizar sua multiplicação através de estacas obtidas do caule.

Para ter sucesso, siga estas etapas:
Selecione a planta mãe – Escolha  uma planta que seja saudável e pareça vigorosa. Selecione hastes que não estejam em flor e que sejam longas o suficiente para obter várias mudas delas.

Prepare as mudas – Usando uma tesoura limpa e afiada, corte o caule saudável da planta-mãe logo abaixo de um nó ou botão. Para ter mais chances de sucesso,  e entre dois e quatro pares de folhas.

Remova as folhas inferiores – Remova com cuidado as folhas da parte inferior do caule, desta forma você reduz o nível de perda de umidade e você evita que as folhas inferiores entrem em contato com o substrato e acabem apodrecendo.

Aplicar hormônio de enraizamento – Para tornar o processo mais rápido, mergulhe a base de cada estaca no hormônio de enraizamento. Essa substância ajuda a estimular o crescimento e melhora a taxa de sobrevivência, e você pode encontrá-la facilmente em centros de jardinagem.

Plante as mudas – Ao ver que o caule já tem algumas raízes, pode colocá-lo em um vaso não muito grande. E depois coloque-o em um local aquecido e que receba bastante luz indireta. Não exponha as mudas diretamente ao sol, pois elas podem queimar.

Durante o processo de enraizamento certifique-se de que o substrato permaneça úmido. Um pequeno truque é cobrir as mudas com um saco plástico para aumentar a umidade ao redor delas.

begonia

Transplantando as mudas
Depois que a estaca estiver bem enraizada, o que pode levar várias semanas para acontecer, agora está pronto para você plantá-lo em seu vaso final.

Para saber se está pronto, puxe delicadamente a estaca para cima. Se notar que está resistindo, já tem raízes suficientes.

Reproduza begônias dividindo rizomas
Algumas begônias como a Rex podem se reproduzir dividindo rizomas ou caules subterrâneos. Esse é um processo que exige muito cuidado de sua parte, para não danificar a planta-mãe.

Selecione a planta mãe
Escolha uma amostra saudável e vigorosa. Regar bem para facilitar a extração dos rizomas e desenterrar com cuidado a planta mãe.

Divida os rizomas
Com a ajuda de uma faca ou cortador afiado e desinfetado, corte os rizomas em diferentes seções. Cada um deve ter pelo menos um botão ou broto de crescimento. Além do mais, cada seção deve ter raízes suficientes para sustentar a planta, se não, ele morrerá.

Plante as seções
Plante cada uma das seções do rizoma em um vaso separado, previamente preenchido com substrato leve e bem drenado.

Faça um furo no substrato com o dedo ou um lápis e coloque cada seção do rizoma no buraco, cubra as raízes e pressione levemente para garantir um bom contato.

Depois regue bem e coloque os vasos em local aquecido onde a planta receba luz indireta. Durante o processo de estabelecimento, certifique-se de que o substrato permaneça úmido, mas sem estar no comando.

Após várias semanas, as seções terão novas raízes e brotos e estarão prontas para serem transplantadas para o local definitivo.

begonia-004

Reprodução usando lâminas de corte
Em alguns exemplares é possível reproduzir begônias através de folhas individuais, como é o caso da begônia Rex.

É simples, basta cortar uma folha saudável e intacta de uma planta-mãe de aparência saudável. Em seguida, coloque a folha com a parte inferior voltada para o substrato. Terreno que deve ter boa capacidade de drenagem e estar úmido.

Pressione levemente a folha para garantir um bom contato entre sua superfície e o substrato, mas não a enterre. Em seguida, leve a panela para um local aquecido e bem iluminado e certifique-se de manter a umidade.

Se o processo tiver sido bem sucedido, não demorará muito para ver pequenas mudas aparecerem abaixo das bordas da folha. Quando elas são grandes o suficiente, você pode levá-las para um pote mais adequado para que continuem seu desenvolvimento.

noite de luar