Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




anemona mona lisa

A Anêmona Mona Lisa é uma planta que não é muito conhecida pelo nome, mas que nos impressiona pela sua beleza cada vez que a vemos. Pois se destaca pelas suas grandes flores de cores vibrantes.

Origem e habitat da anêmona Mona Lisa
Não conseguimos encontrar um local de origem específico para esta planta, pois é um híbrido que surgiu do cruzamento de diferentes espécies de anêmonas.

As anêmonas são plantas herbáceas perenes que pertencem à família Ranunculaceae.

Elas se destacam por suas flores atraentes (simples ou dupla, dependendo da variedade), por isso, são muito apreciados na jardinagem ornamental.

Estas são plantas terrestres que crescem a partir de tubérculos ou rizomas, e a maioria de suas variedades são fáceis de cultivar.

No caso específico da anêmona Mona Lisa, é comum encontrar esta planta em regiões temperadas do hemisfério norte, na Europa, Ásia e América do Norte. Embora, sendo uma variedade cultivada, está presente em muitas partes do mundo.

Quanto ao seu curioso nome, é provável que derive do aspecto distinto e atraente desta planta, ou da beleza das suas flores, que lembram a beleza da arte.

mona lisa

Características da anêmona Mona Lisa
Não é incomum confundir anêmonas com papoulas, pois existem algumas semelhanças entre suas flores. Na verdade, existe uma variedade de anêmona conhecida como anêmona papoula. Por isso, devemos estar atentos e verificar cuidadosamente as flores para saber exatamente com que variedade estamos lidando.

Via de regra, as pétalas da anêmona são mais longas e ovais do que as da papoula, que são mais largas. Uma característica que eles têm em comum é que as pétalas apresentam aspecto ligeiramente enrugado.

No caso específico da variedade Mona Lisa, as flores são duplas, formadas por múltiplas camadas de pétalas. Isso lhes dá uma aparência exuberante. Além do mais, sua cor pode variar do branco e rosa até tons mais marcantes como o vermelho. Algo que a torna ainda mais atrativa é que sua floração é muito vigorosa, produz grande número de flores.

É uma planta delicada que pode crescer bem tanto no interior como no exterior se receber os devidos cuidados. Mas sempre terá um tamanho compacto.

mona lisa

Desta variedade podemos destacar:
*  Origem híbrida. Como já foi dito anteriormente, é o resultado da hibridização artificial entre diferentes espécies de anêmonas.
* Variedade de cores. Por ser um híbrido, foram criadas múltiplas variedades, sendo possível encontrar algumas que florescem em roxo e até azul.
* Atração para polinizadores. Suas flores grandes atraem polinizadores como abelhas e borboletas, por isso são uma adição valiosa aos jardins que procuram atrair a vida selvagem.
* Use em arranjos florais. É uma planta muito popular na indústria da floricultura, onde é frequentemente utilizada para fazer arranjos de flores, por ser uma flor bastante duradoura. Além disso, devido ao seu tamanho compacto, é comum vê-lo em canteiros, bordaduras e canteiros.
* Adaptabilidade. Embora originalmente cultivada em climas temperados, a anêmona Mona Lisa adaptou-se a uma ampla variedade de climas.

Cuidados
Você pode colocar uma ou mais dessas plantas tanto no seu jardim ou varanda quanto dentro de sua casa. Para ajudar sua Mona Lisa a crescer forte e saudável, siga estas dicas de cuidados:
Localização e luz
Encontre um local onde possa receber luz e sombra parciais. É melhor que receba sol pela manhã e sombra à tarde. Ou coloque-a em um local onde receba luz filtrada ao longo do dia.

Flores e folhas podem ser danificadas se ficarem expostas à luz solar direta por muitas horas, lembre-se disso.

mona lisa

Meio de plantio
O solo certo para essas plantas é aquele que seja fértil, bem drenado e com pH entre ácido e neutro.

Você pode plantar a anêmona Mona Lisa em um substrato universal e enriquecê-lo com alguma matéria orgânica ou composto para melhorar sua estrutura e a quantidade de nutrientes disponíveis. Também é uma boa ideia adicionar um pouco de perlita ou areia para aumentar a capacidade de drenagem.

Quanto ao pote, escolha sempre um recipiente que tenha orifício de drenagem. Se for uma panela de barro, será mais fácil evaporar o excesso de água do que uma de plástico.

Regas
O ideal para esta planta é que o solo seja sempre uniformemente úmido, mas não encharcado, porque muita água pode apodrecer as raízes, como acontece com a maioria das plantas.

Na época mais quente do ano é aconselhável aumentar a frequência da irrigação e fazê-la pelo menos duas vezes por semana.

Fertilização
Durante a estação de crescimento ativa, você pode aplicar fertilizante solúvel em água uma vez por mês. Não exagere no fertilizante, pois se ultrapassar a quantidade recomendada a única coisa que pode acontecer é danificar a planta e a sua floração ficar fraca.

Propagação de Anêmona
Na primavera ou no outono você pode propagar a planta dividindo seus rizomas. Isso ajuda a cultivar mais plantas e, ao mesmo tempo, rejuvenesce a planta original.

Certifique-se de que os rizomas estejam completamente cobertos, mas não os enterre muito profundamente. Aplique um pouco de fertilizante, estabeleça uma boa frequência de irrigação e, em pouco tempo, as novas fábricas serão estabelecidas.

mona lisa

Proteção contra geada
Esta planta é sensível ao frio extremo. Se você o tem ao ar livre e mora em um local com clima frio, é melhor transferi-lo para um local mais protegido durante o inverno, para que não caia gelo sobre a planta. Se isso não for possível, tente cobri-la durante as noites de inverno.

Outra forma de proteger sua planta do frio é aplicar uma camada de cobertura morta orgânica para que as raízes não fiquem expostas a temperaturas extremas.

Cuidados após a floração
À medida que as flores murcham, corte os caules das flores para estimular a produção de novas flores. Após a época de floração, aproveite para podar as folhas murchas e mortas e assim estimular o crescimento mais saudável da planta.

folhas sobre lago