Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosa-multiflora

Esta bela variedade é nativa do leste da Ásia, especialmente de áreas como China, Japão e Coréia. Devido à sua beleza logo se espalhou pelo mundo e no século XIX foi trazida para a América do Norte como planta ornamental.

Na verdade, em algumas regiões é até classificado como espécie invasora porque tem boa capacidade de adaptação e se espalha rapidamente.

Como foi dito, a rosa multiflora adapta-se bem a diferentes climas, razão pela qual a encontramos em muitos países europeus. Mas o seu habitat natural, aquele que melhor lhe convém, é aquele em que existem invernos frios e verões quentes.

Rosa multiflora é uma espécie de planta com flor pertencente à família Rosaceae.

Características Rosa multiflora
Para conhecê-la melhor, vamos falar sobre algumas das principais características dessa planta:

Folhas compostas
Uma de suas características distintivas é que possui folhas compostas por vários folhetos pequenos, entre 5 e 11 cm. Isso garante que a planta, mesmo sendo pequena, tenha uma aparência bastante frondosa e exuberante.

Flores em forma de cacho
Como já foi apontado, uma das peculiaridades que torna esta planta tão atraente é que suas flores crescem em pequenos cachos.

São rosas um pouco menores que o normal e são compostos por cinco pétalas. Com uma cor branca que pode ser ligeiramente rosada.

rosamultiflora

Planta trepadeira
A rosa multiflora possui um caule capaz de crescer vigorosamente se estiver em um ambiente cujas condições lhe sejam adequadas. É também uma haste de escalada com a qual você pode formar sebes se for fornecida uma estrutura de suporte.

Rosa mosqueta, o fruto da rosa multiflora
Após a floração, a planta produz frutos vermelhos brilhantes, pequenos e redondos, conhecidos como roseira brava.

Esta fruta é comestível, tem um sabor entre ácido e agridoce, o que o tornou muito popular para preparação de compotas e para utilização na panificação.

A Rosa mosqueta é uma boa fonte de vitamina C e contém antioxidantes como vitamina A, E e carotenóides. Assim, em algumas regiões tem aplicações medicinais há décadas. Porque sua alta dose de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a aliviar resfriados.

Outra peculiaridade desta fruta é que o óleo de rosa mosqueta é extraído dele, muito popular no cuidado da pele por suas propriedades hidratantes e capacidade de melhorar a aparência de cicatrizes.

De que cuidados a rosa multiflora precisa?
Estamos na frente de uma planta resistente e relativamente fácil de cuidar. Se você deseja que ele cresça forte e saudável, siga estas dicas:

A melhor localização
É aquele em que a planta recebe sol direto por cerca de seis horas por dia. Na verdade, quanto mais luz receber, mais abundante será a sua floração.

Porém, também lida bem com alguma sombra, mas neste caso notará que a sua floração é menos intensa.

Meio de cultivo
As rosas multiflora precisam que o substrato em que são plantadas tenha uma boa capacidade de drenagem. solos ligeiramente ácidos, com pH em torno de 6.5.

Um solo rico em matéria orgânica é ideal para esta variedade. Você pode adicionar o mesmo através de casca de pinheiro, casca de coco ou húmus.

rosa-multiflora

Condições de irrigação
Durante a primavera e o verão, a planta está em período de crescimento ativo e requer mais água. Você tem que encontrar uma periodicidade de rega que lhe permita mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Isso vai depender um pouco da região que você mora e das temperaturas atingidas nessas estações.

Em qualquer caso, certifique-se não encharque a planta, porque uma quantidade excessiva de água pode apodrecer suas raízes.

Poda da rosa multiflora
Se você cuidar bem dela, não demorará muito para perceber que esta planta tem uma taxa de crescimento bastante rápida. Para mantê-lo sob controle, nada melhor do que realizar uma poda anual entre o final do inverno e o início da primavera, sempre antes de começar a brotar novamente.

Com isso você remove as partes da planta que podem estar doentes, mortas ou danificadas e estimula um crescimento mais vigoroso.

Durante a época de floração, corte todas as flores murchas. Dessa forma você incentiva a continuidade da produção floral.

rosa-multiflora

Suporte para esta planta trepadeira
Como já foi dito, estamos lidando com uma variedade de hastes trepadeiras. Para que possa exibir todo o seu esplendor, é melhor dar à rosa multiflora um suporte para se apoiar.

Depois oriente as hastes em direção ao suporte e ajuste-as com laços zip ou barbante de jardim. Você verá que não demora muito para ficar fisgado naturalmente.

Cuidados de inverno
É uma planta bastante resistente ao frio, mas não suporta temperaturas extremas. Se você o tiver em uma área com invernos onde as temperaturas geralmente ficam abaixo de zero, você terá que protegê-lo.

Aplique um pouco palha ou cobertura morta perto do caule para proteger as raízes do frio e cobrir a planta com uma malha antidessecante então não congela.

Pragas e doenças
Uma verificação regular dos caules, folhas e flores irá ajudá-lo a detectar a presença de pulgões ou doenças como oídio. Se você perceber que algo está errado, resolva o problema o mais rápido possível.

estrela cintilante