Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rosa-banksiae9

Considerada a espécie mais antiga da família Rosacea, a rosa-banksiae é uma trepadeira originária da China. Suas flores em tons de amarelo, branco e rosa, agrupadas em pequenos buquês sem espinhos, conferem grande valor ornamental para a planta.

De natureza não-tóxica, ela pode ornamentar ambientes internos e externos, mas se desenvolve melhor ao ar livre. Por ser uma trepadeira vigorosa, é ideal para pergolados, cercas, arcos e treliças. Seguindo as recomendações de cuidados, é possível desfrutar de uma rosa-banksiae saudável e exuberante, com uma profusão de flores perfumadas.

Rosa-banksiae6

Como cultivar Rosa-banksiae
Entre a primavera e o início do verão, a planta pode ser propagada através de estacas ou sementes. Em ambos os casos, é importante regar bem o substrato e cobri-la com um saco plástico transparente, para criar um ambiente úmido e propício ao seu desenvolvimento.

No método de estacas, popular na propagação de rosas, basta selecionar um ramo jovem, sem flores e com cerca de 15 cm de comprimento. Verifique se a estaca tem três ou quatro nós.

Em seguida, é preciso cortar em um ângulo de 45º, logo abaixo do último nó. Remova as folhas da metade inferior e plante em um vaso com uma mistura de solo bem drenado com areia ou perlita, com pelo menos dois nós abaixo do solo. O transplante deve ser feito após o crescimento das raízes.

Ao escolher a localização ideal para a espécie, é recomendado um espaço bem ensolarado, já que a espécie só floresce com seis horas de sol diárias. Vale lembrar que essa trepadeira só floresce uma vez ao ano.

A rosa banksiae prefere condições de umidade, mas não de encharcamento, de forma que é importante manter o solo bem drenado, quer a a planta esteja diretamente jardim, quer em vaso.

Rosa-banksiae3

Ao crescer ao ar livre, ela pode ser regada quando a superfície do solo se encontra ligeiramente seca (exceto no inverno), sem uma frequência fixa de regas. Mantenha o solo úmido, já que a seca reduz a quantidade de flores.

Durante períodos de seca, a planta precisa ser regada a cada 2-3 dias. Preste atenção à drenagem para evitar que a planta fique encharcada durante a estação chuvosa. O inverno é seu período de dormência, não sendo necessário regar nesta época. A planta não tolera o encharcamento; suas raízes apodrecem facilmente.

Evite o acúmulo de água ao regar e evite igualmente borrifar água nas folhas a fim de não facilitar o surgimento de doenças.

Quando em vasos, a rosa banksiae pode ser regada a cada 2 dias durante a estação de crescimento, mas não no inverno. Regue a planta somente quando a superfície do solo estiver ligeiramente seca.

Em períodos de alta temperatura, a evaporação da água aumenta e a planta fica em um estado frágil e semi dormente. Para impedir que a planta seque, regue-a duas vezes por dia de manhã e de noite. Além disso, evite expô-la demais ao sol.

É recomendável regar plantas em vasos até que o excesso da água escorra do fundo do recipiente. Lembre-se de drenar a água parada ou colocar um prato com pedrinhas embaixo do vaso a fim de permitir que o excesso de água escorra para fora facilmente. Durante o período de dormência, no inverno, ela deve ser regada menos frequentemente.

Regue somente o bastante para impedir que o solo fique extremamente seco. A rosa banksiae precisa ser regada mais a partir do período de germinação até o florescimento; após o florescimento, a quantidade e frequência das regas deve ser reduzida.

Rosa-banksiae-

Como fertilizar a Rosa banksiae
A rosa banksiae prefere solos férteis, de forma que o melhor é aplicar fertilizante várias vezes durante a época de crescimento, mas somente em pequenas quantidades de cada vez.

Na primavera e no verão, você pode usar fertilizante líquido duas vezes por mês e fertilizante de liberação lenta a cada dois meses. Para que a planta e as flores fiquem mais viçosas, acrescente mais nutrientes.

Um fertilizante orgânico de liberação lenta pode ser usado no inverno, ajudando o broto e os botões do ano seguinte a ser mais viçosos, gerando flores grandes e bonitas.

Se a rosa banksiae for destinada para flores de corte, fertilize 1-2 vezes por semana durante o florescimento.

Preste atenção ao cultivo dos ramos com flores. Corte fora os botões em ramos fracos, ajudando a concentrar os nutrientes nos ramos fortes. Além disso, uma aplicação do fungo micorriza na base da planta ajuda os fungos benéficos a formar uma relação simbiótica com o sistema radicular, ajudando-o a absorver nutrientes e água.

lagoinha