A barba-de-serpente pode ser cultivada dentro e fora de casa, conferindo um visual exótico e lúdico para projetos paisagísticos, jardins e até varandas
Responsável por conferir um visual exótico e fora do lugar-comum em jardins e casas, a planta barba-de-serpente é nativa Ásia, em específico da China e do Japão, mas, no Brasil, é frequentemente usada em projetos paisagísticos.
Também chamada Liriope muscari, sua variação mais comum em solo nacional é a variegata. Suas inflorescências eretas são mais altas que a folhagem, com flores azul, violeta ou branca, porém, essas não têm grande valor ornamental.
Formam-se, geralmente, no verão, mas, considerando nosso clima tropical, pode florescer em vários períodos do ano.
Na cultura oriental, ela é símbolo de boa sorte e prosperidade, sendo também comumente associada à perseverança e resistência, já que floresce em diferentes condições.
O nome da espécie nasceu, provavelmente, a partir das características de suas folhas longas e estreitas, que atingem de 20 a 30 cm de altura.
Como cultivar a barba-de-serpente em casa
De cuidados relativamente simples e personalidade versátil, a barba-de-serpente pode ser propagada a partir do método de divisão de touceiras.
Basta separar e plantar as touceiras separadamente, preservando suas raízes e, rapidamente, elas ficarão cheias novamente. O ideal é que essa propagação seja feita na primavera ou no verão, quando as plantas estão se desenvolvendo.
Quando plantada no solo e com exposição solar moderada, a barba-de-serpente exibe uma aparência ainda mais única e exótica
Apesar de se dar bem no sol e na meia-sombra, uma rotina com leve exposição solar pode levar a planta a se desenvolver mais rapidamente, entretanto, um ambiente que tenha claridade e circulação de ar é obrigatório.
Como o resto dos cuidados, a rega da Liriope muscari não poderia ser mais simples, a dica é umedecer o solo diariamente, especialmente no verão, e tomar cuidado para não encharcá-lo.
Além disso, é recomendado a adubação com o NPK 4-14-8 a cada 4 meses, para conseguir aproveitar todo o potencial e beleza da planta.