Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dichondra-argentea8

A Dichondra argentea, comumente conhecida como planta dólar de prata, pertence à família convolvulaceae e é nativa da região sul dos Estados Unidos, México e alguns países da América do Sul.

O gênero dichondra é composto por diversas espécies de plantas, todas muito resistentes e de fácil manejo. Esta espécie, em particular, destaca-se pela sua folhagem prateada variegada única em forma de leque, que lembra orelhas de rato ou pequenas moedas de prata.

É uma planta perene, rasteira e produz uma rápida extensão dos caules, o que a torna uma excelente planta de jardim ou de cobertura do solo. A sua original e diferente cor prata metálica combina perfeitamente com qualquer outra planta com folhas verdes.

É muito adequado para recipientes, cestos suspensos, floreiras ou para decorar qualquer parte do jardim, pois a planta cai em cascatas prateadas e são um belo espetáculo de se ver.

Características básicas da Dichondra prateada
Dichondra argentea é uma planta herbácea perene cujas folhas têm formato de coração ou leque, seu hábito de crescimento é vertical. As folhas variam em tons de verde a cinza, podendo parecer prateadas e metálicas com bordas recortadas.

São densamente recobertos por cerdas prateadas, o que confere à planta um aspecto único. O caule é fino e longo, com hábito de crescimento prostrado. Pode atingir até 10 cm de altura.

Os caules rastejantes criam raízes quando os nós tocam o solo, permitindo que a planta se espalhe muito rapidamente formando um tapete muito denso que sufoca ervas daninhas.

Produz pequenas flores verdes durante o período de crescimento que são muito marcantes para alguns polinizadores, principalmente abelhas que trabalham incansavelmente para garantir a propagação da planta

dichondra-argentea

Cuidados gerais e plantio de Dichondra argêntea
Dichondra argentea é um excelente candidata para cobertura do solo e como planta suspensa. Cresce em vários tipos de solo, do arenoso ao argiloso pesado, e é muito adaptável a diversas condições climáticas.

Luz e temperatura
O local ideal para plantar é à meia sombra ou pleno sol. As plantas ao ar livre sempre crescem melhor em pleno sol, com sombra à tarde para protegê-las do sol. As plantas de casa são mais fáceis de manejar e também podem prosperar em uma posição de semi-sombra.

Pode crescer parcialmente ao sol, mas você deve fornecer o máximo de luz possível para estimular o seu crescimento denso e preservar a cor prateada original.

São muito tolerantes ao calor e à seca, florescem em climas úmidos, a chave e nos dão demais. Não tolera geadas, por isso muitas pessoas a cultivam como planta decorativa ao longo de paredes ou em recipientes. Não funciona bem em tempo chuvoso.

Solo e irrigação
Dichondra argentea deve ser plantada a 10 cm de profundidade e com separação mínima de 18 cm. Deve ser regada pelo menos uma vez por semana, dependendo do clima e do tipo de solo, e você tem que garantir que a terra nunca seque.

Esta planta cresce muito melhor em solos arenosos e argilosos. É ideal para plantar em vasos com outras plantas desde que tenha uma drenagem muito boa e não seja muito úmido. É tolerante ao sal, o que a torna uma planta ideal para zonas costeiras.

Fertilizante
Não precisa crescer em solo com muita matéria orgânica, pois pode causar o apodrecimento das raízes. Se o solo for pobre em nutrientes você pode adicionar uma pequena quantidade de fertilizante na hora de plantá-lo.

Aplique um pouco de fertilizante a cada duas semanas durante a estação de crescimento (de preferência na forma de fertilizante de liberação lenta),  essa aplicação seria suficiente. Apare a planta constantemente para que pareça mais cheia e cresça com mais vigor.

Dichondra prateada

Pragas e doenças
Dichondra argentea é bastante resistente e não apresenta muitos problemas. Mas temos que ter cuidado com algumas pragas, principalmente o besouro-pulga, é o que apresenta mais problemas, pois as larvas se alimentam das raízes fazendo com que a planta murche.

Os adultos se alimentam de suas folhas, e a forma de detectar a presença de pulgas adultas é passar a mão nas folhas, o que as fará pular.

Mealybugs, pulgões e aranhas vermelhas Eles podem causar danos se não forem controlados, por isso é importante inspecionar periodicamente sua planta em busca de sinais e tratá-la adequadamente.

Uma solução fácil para ajudar a prevenir infestações é usar uma solução fraca de óleo de nim e pulverize a planta. Este óleo atua como repelente de insetos e mantém as pragas afastadas.

Doenças
Problemas comuns que podem ocorrer Em alguns casos é que as folhas ficam amarelas. Isso ocorre devido à irrigação inadequada, o solo está muito úmido. Deixe secar antes de regar novamente;

No entanto, folhas murchas ou enroladas são sinal de que a planta precisa de água. Embora possa tolerar a seca, necessita de água adicional se ocorrerem períodos prolongados ou extremos de seca.

Dichondra argêntea

Usos da Dichondra argêntea
Dichondra argentea é amplamente utilizada para pendurar cestos, plantas de cobertura do solo e em jardins mistos. É especialmente popular pela sua folhagem leve e arejada, que contrasta bem com outras plantas. Pode ser plantada perto de outras plantas anuais e perenes coloridas, contrastando suas cores e criando uma textura agradável.

Algumas pessoas também a utilizam como uma alternativa à grama e pode funcionar bem mesmo em áreas movimentadas. É uma excelente opção para gramado alternativo, pois requer menos água e menos manutenção que a relva tradicional.

É uma planta que também melhora a qualidade do ar. Se tiver em seu quarto, pode ajudar a reduzir o estresse e fortalecer o humor devido ao seu aspecto calmante.

Por fim a Dichondra argentea é uma planta linda, fácil de cultivar e que oferece aparência e textura incríveis.

É uma planta magnífica para pendurar cestos e como cobertura de solo em qualquer jardim. É bastante resistente a pragas e, se bem cuidado, pode prosperar mesmo nas condições mais difíceis.

janela-brisa