Suculentas, não cactos nem suculentas, são vegetais com grande valor ornamental, mas o problema é que alguns deles são muito delicados.
Porém, aquele conhecido como Anacampseros, você pode mantê-lo em ambientes internos e externos protegidos do sol direto, e com o mínimo de cuidado você conseguirá produzir uma quantidade interessante de flores.
Características dos Anacampseros
Nossos protagonistas são plantas pertencentes ao gênero Anacampseros. Nativos da África do Sul, eles não crescem mais de 5 cm de altura.
São caracterizadas por formarem uma ou mais rosetas de folhas mais ou menos triangulares de cor verde, avermelhada ou rosa, cobertas ou não por ‘pêlos’ brancos..
As flores são pequenas, de 1 cm, mas muito bonitas, são compostas por cinco pétalas tingidas de rosa ou branco. O fruto é pequeno e dentro dele há várias sementes que você pode semear diretamente em uma cama cheia de vermiculita.
Aqui está o seu guia de cuidados:
* Localização: no exterior protegido do sol direto ou no interior de uma divisão com muita luz.
* Substrato: você pode usar meio de cultivo universal misturado com perlita em partes iguais.
* Irrigação: duas ou três vezes por semana no verão e uma vez a cada 10 dias no resto do ano.
* Adubação: do início da primavera ao fim do verão deve pagar com um adubo específico para cactos e suculentas, seguindo as instruções indicadas na embalagem.
* Transplante: a cada dois anos, na primavera.
* Multiplicação: por sementes e estacas de caule na primavera e no verão.
* Rusticidade: suporta geadas fracas e ocasionais de até -2ºC, mas precisa de proteção contra granizo.