Mergulhando no universo das plantas, encontramos espécies fabulosas que, além de serem decorativas e trazerem benefícios ao meio ambiente, também nos dão boa sorte. É o caso do alocasia cuprea, uma planta tropical pela qual com certeza você se apaixonará ao conhecê-la.
O formato de suas folhas e sua bela cor cativam à primeira vista, pois é também uma planta muito curiosa, tanto que é conhecida como escama de dragão, devido ao seu aspecto de escama de réptil, embora grande em tamanho e cores espetaculares.
Origem da Alocasia cuprea
A alocasia cuprea tem suas origens no florestas tropicais do sudeste asiático e é especialmente popular na área de Bornéu.
O seu cultivo é um pouco mais complexo que o de outras espécies, por isso se quiser tê-la em casa terá que estar atento às suas necessidades e tentar desenvolver um habitat que seja o mais semelhante possível ao seu habitat natural.
Como é a Alocasia cuprea?
Alocasia é uma planta perene, então você terá distração com ele durante todo o ano. Suas folhas são grandes e possuem uma mistura de tons muito especial, pois combina uma bela e original cor verde metálico com nuances acobreados.
Essas tonalidades, juntamente com seu formato tridimensional e veios proeminentes, fazem com que as folhas de alocasia pareçam escudos. Por isso recebe o apelido de Planta escudo.
Quanto à altura, é uma planta que pode atingir até 50 cm, por isso não é muito grande mas mais do que compensa a falta de altura com o seu aspecto marcante e originalidade de texturas e cores.
Como cuidar da Alocasia cuprea
Solo
A primeira coisa que esta planta precisa é de um solo úmido e rico em nutrientes. Se você tem um jardim com árvores de grande porte, sua alocasia viverá bem à sombra de suas copas. Porque esta espécie precisa de luz, mas nunca diretamente.
Se tiver em vaso, terá que colocar um substrato capaz de reter a umidade. Por exemplo, é ideal misturar com pérola, casca de pinheiro e turfa.
Luminosidade
Se você tem a alpcasia dentro de casa, coloque-a perto de uma janela e coloque algumas cortinas translúcidas, para que a luz entre regularmente mas seja filtrada.
Umidade
Outra atenção que também necessita e que deve monitorar constantemente é a umidade. Porque sem umidade a alocasia não sobreviverá. Isso deve ficar em torno de 60 ou 80%, então regar não será suficiente, pois não se trata de afogar a planta e causar sofrimento às suas raízes.
Em vez disso, faça o ambiente permanece úmido, por exemplo, colocando um umidificador ou uma bandeja com pedras que retêm a umidade.
Tenha muito cuidado com o cloro, pois é verdade que esta espécie é delicada com isso, tanto nos componentes que podem afetar suas folhas quanto nas temperaturas. Evite água fria e tente regar com água sem cloro. Como conseguir água sem cloro? Basta coletar água e deixar descansar um dia inteiro para que perca o cloro.
Temperatura
A alocasia cuprea não gosta de frio nem calor. Em vez disso, uma temperatura de 18º a 24ºC é ideal para ela. Não deixe que a planta fique exposta a correntes de ar, pois você pode perder sua planta de tanto cuidar dela.
Problemas que surgem de cuidados inadequados com Alocasia
Os problemas da alocasia não são muito diferentes daqueles que surgem com outras espécies. Entre outros contratempos, você pode descobrir que as folhas parecem queimadas se expostas ao sol direto.
Se o problema é que a planta parece murcha, pode ser devido à irrigação insuficiente. Ao contrário, raízes podres ou com mau cheiro são causadas pela adição de muita água.
O que você percebe na sua alocasia é que o folhas têm pouca cor, então procure o culpado no falta de luz. Não, a solução não é colocar ao sol, pois vai queimar, mas sim encontrar um local onde a luz entre mas filtrada, para que a receba indiretamente, mas por tempo suficiente para receber suas vitaminas e propriedades.
Para vê-la crescer saudável e bonita, aplique fertilizante durante a primavera e o verão. Faça isso a cada 4 a 6 semanas e deixe descansar durante o inverno.
Pragas mais comuns de Alocasia cuprea
Se não for cuidada corretamente, a planta provavelmente acabará invadida por pulgões, ácaros e cochonilhas. Agir rapidamente irá ajudá-lo a salvá-lo, por isso verifique com frequência e, caso veja algo, use um inseticida ecológico.
Enfim, na sua casa ou no jardim, conviver com espécies desse tipo pode lhe trazer grandes benefícios. Porque é uma planta muito decorativa que embeleza os recantos da sua casa ou do seu local de trabalho e lhe dá um toque de elegância e originalidade.
Além disso, Alocasia cuprea purifica o ar e aumenta os níveis de umidade, o que é benéfico para a saúde.