Flores lindas e icônicas, as margaridas são flores populares e fáceis de cuidar. É uma flor originária na Europa e se tornou uma das flores mais populares do mundo. No Brasil, ela pode ser encontrada em todas as regiões, principalmente no sul e sudeste.
Elas são flores pouco exigentes, podendo ser plantadas em vasos, jardins ou canteiros. É uma planta de pleno sol, mas tem resistência aos climas baixos. Então, um tempo ensolarado com baixas temperaturas é o ideal para esse tipo de planta.
O cultivo da flor é feito com solo rico em matéria orgânica e regas regulares, principalmente nos meses mais quentes. Não demanda muitos cuidados, mas deve ser podada frequentemente para remover flores murchas e folhas secas.
A margarida é uma planta herbácea perene, ou seja, vive por vários anos. Ela pode ser cultivada a partir de sementes, que germinam em cerca de 10 a 14 dias, ou mudas.
Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, e sol pleno ou sombra parcial, e floresce na primavera e no verão.
Diferentes cores e significados
A flor é muito usada em decorações e é comum ser encontrada em buquês, arranjos florais, guirlandas, cestas de flores, jardins verticais e decoração de mesas.
Tradicionalmente, sua flor branca é mais popular, mas tem aparições em diversos tons, como roxas, rosas, vermelhas e amarelas.
São mais de 20 mil espécies de margaridas diferentes que há na natureza. Atualmente, nas floriculturas, existe até elas variadas, com cores misturadas, que é muito bacana para criar um clima em casa mais alegre também.
Essas tonalidades estão sempre ligadas ao estudo da cor, então, por exemplo, o rosa seria mais pela paixão.
Como adubar margaridas
Você precisará adubar as suas margaridas a cada dois meses, “usando um fertilizante orgânico ou mineral, seguindo as instruções da embalagem.
Poda das margaridas
A poda das margaridas é opcional, mas pode ajudar a estimular o crescimento e a floração. Você pode podar as folhas e as flores secas ou murchas, usando uma tesoura limpa e afiada.