Esta planta caudiciforme é perfeita para quem gosta de algo um pouco diferente. Premiado pela forma interessante do seu caudex, que pode crescer de 30 a 60 cm de diâmetro, é uma planta fascinante.
A Fockea edulis é uma espécie semi decídua e perene, com raízes grossas e retorcidas de coloração cinzenta. Na natureza, o caudex está parcial ou totalmente enterrado e tende a crescer mais rápido dessa forma, chegando a atingir 60 cm de diâmetro.
Os finos ramos da trepadeira podem atingir os 4 m de comprimento e subir em qualquer tipo de suporte disponível. As folhas são verdes, inteiras e oblongas.
Fácil de cultivar e resistente, ele gosta de um solo bem drenante e pode ser cultivado ao sol ou parcialmente à sombra e é tolerante a geadas leves. Dê fertilizantes e rega regular no verão e mantenha-se seco no inverno. Proteja o caudex de muito calor.
Os membros do gênero Fockea são espécies dióicas, pelo que é necessário a presença de uma planta macho e de uma planta fêmea para produzir sementes.
As flores são verde-esbranquiçadas, não muito vistosas, mas levemente perfumadas, pequenas (com 0,6-1,5 cm de diâmetro), cercadas por um grande e espesso cálice. As flores são polinizadas por moscas-das-frutas. A planta produz vagens de coloração cinza-esverdeadas.
Um nome comum da espécie é pão hotentote devido ao sabor leitoso e um tanto adocicado da raiz comestível que às vezes é colhida na natureza para uso local. O látex da planta é considerado venenoso.
Habitat
Esta espécie é comum no sul da África, onde cresce nas áreas mais quentes e secas, especialmente nas savanas secas e nas encostas rochosas e secas.
A espécie é de fácil cultivo e resistente quando mantida razoavelmente seca e regada apenas o suficiente para evitar que o tubérculo murche.
Embora apresente diminuição da atividade no período de janeiro a abril, nunca entra em dormência completa e sempre carrega algumas folhas. As plantas não podem tolerar mais do que geadas leves ocasionais com temperaturas mantendo-se acima de -2 °C.
Qual é o melhor método para regar a Fockea edulis?
Talvez você queira colocar uma mangueira de jardim na base da planta para garantir que você esteja promovendo um excelente desenvolvimento radicular.
Evite pulverizar diretamente as folhas, e saiba que as folhas necessitarão de mais rega se estiverem ao ar livre e enfrentando a luz direta do sol.
Você também pode usar borbulhadores que você pode colocar em cada planta para umedecer as raízes. Além disso, use mangueiras mais potentes que possam cobrir todo o jardim ou a cama ao adicionar ou remover plantas para empurrar as raízes profundamente.
Drenar qualquer excesso de água e esperar que o solo seque antes de irrigar. Água ao nível do solo para prevenir doenças. Em um dia ensolarado, você pode querer borrifar todo o arbusto com água. Seja em vasos ou no solo, lembre-se que Fockea edulis prefere irrigação profunda em vez de aspersão leve.
Por que regar a Fockea edulis é importante?
A irrigação do Fockea edulis ajuda a transportar os nutrientes necessários do solo para o resto da planta. A umidade manterá esta espécie saudável se você souber quanta água deve dar.
As necessidades de irrigação dependerão do clima de sua área e do solo da planta. O Fockea edulis prospera em solo úmido, mas geralmente não tolera o encharcamento.
Certifique-se de fornecer cobertura morta suficiente quando plantada no solo e nunca caia na armadilha de regar muito pouco. Eles desfrutam de uma lata cheia de irrigação onde a água deve estar úmida na base quando são plantados em um vaso para obter as melhores florações.
Se forem cultivadas como folhagem, é necessário regá-las até uma profundidade de 10 a 20 polegadas para que continuem a crescer. Se estiver chovendo, abstenha-se de regar e deixe que eles obtenham os nutrientes que precisam da água da chuva.