Você está tendo problemas com fungos nas folhas das suas plantas, se você tem enfrentado podridão nas raízes ou algum outro problema com fungos?
Veja a dica abaixo de como combater estes problemas utilizando a água oxigenada, qual o jeito certo de usar, o que não fazer para não prejudicar a planta ao invés de ajudá-la e como ela pode ser usada de forma preventiva de fungos e bactérias.
A água oxigenada que nós podemos utilizar nas nossas plantas é a mesma água oxigenada utilizada para limpar ferimentos, e não aquela usada para descolorir cabelo ou outros fins estéticos. Precisa ser a água oxigenada 10 volumes e não pode ser a opção cremosa.
Mas afinal, para que ela serve?
Estudos científicos mostraram que a água oxigenada é benéfica principalmente para combater fungos e bactérias nas folhas das plantas nos estágios iniciais, para combater fungos nas raízes das plantas que causam podridão, e também auxilia na germinação de sementes e enraizamento de mudas pois previne aparecimento de fungos e outras pragas nestes estágios iniciais.
Antes de te falar como fazer a diluição e aplicação da água oxigenada eu quero te dar 5 alertas do que você não deve fazer:
1 – Nunca aplique nenhum tipo de calda se a planta estiver recebendo o Sol. Faça a aplicação sempre no final do dia para evitar queimaduras nas folhas.
2 – Fazer uma dosagem maior que a recomendada, ou usar o produto puro não irá acelerar o resultado e poderá matar a planta. Lembre-se que a diferença entre remédio e veneno está na quantidade, por isso faça sempre a dosagem recomendada.
3 – Quanto mais cedo identificarmos o problema e iniciarmos a aplicação melhor serão os resultados. Então fique de olho nas suas plantas: manchas nas folhas, bolor, ferrugem, caules ou raízes podres, quanto antes forem descobertos maiores as chances de salvar a planta com a água oxigenada.
4 – Só conseguiremos combater os fungos ou as pragas se reaplicarmos o produto. Usar uma única vez não trará nenhum resultado. É recomendado aplicar a água oxigenada 1x por semana ou com intervalo de 3 a 4 dias até eliminar 100% do problema.
5 – Não existe nada milagroso. Não adianta aplicar a calda e continuar cultivando a planta da maneira errada. Precisamos agir de diversas formas, ou seja, além de aplicar a calda para combater os fungos ou pragas, precisamos cultivar as nossas plantas de forma correta.
Regas e luminosidade conforme a preferência da planta, ambientes bem arejados, substratos corretos que permitam a drenagem da água e plantas bem nutridas fazem parte do combo para ter um resultado mais efetivo.
Como preparar
Você vai precisar de um pulverizador, água da torneira mesmo e água oxigenada 10 volumes que você compra em farmácias.
Como tenho bastante plantas costumo fazer a receita para 1 litro de água, mas você pode fazer meia receita se preferir. Eu prefiro fazer a calda e utilizá-la em no máximo 2 dias para maior eficácia então não resolve fazer grande quantidade se você não for utilizar.
Para cada 1 litro de água coloque 4 colheres de sopa de água oxigenada. Coloque no pulverizador para aplicar nas suas plantas.
Modo de usar
Se a planta estiver com fungos nas folhas aplique a solução diretamente sobre as manchas, mas também pode aplicar no verso das folhas e por cima do substrato.
Caso a planta esteja sinalizando podridão nas raízes ou no caule você pode regar com essa solução. Lembrando que este problema é resultado de excesso de regas, então diminua as regas e aplique esta solução somente se estiver na hora de regar a planta.
Para vasos de mudas novas você pode borrifar a solução sobre a planta e solo e isso vai evitar proliferação de fungos e doenças.
Se você fez uma separação de touceira ou fez uma poda radical também pode borrifar essa calda. Isto pode ser feito uma vez por semana como prevenção.
E se você cortou um galho para fazer muda de estaca, pode deixá-la mergulhada dentro desta solução por aproximadamente 15 min. para evitar qualquer contaminação posterior no ferimento.