Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Vanda6

As doenças são realmente uma irritação na orquídea. Se não forem tratadas, podem destruir a planta e se espalharem para outras orquídeas.

Você deve conhecer os sinais comuns de doenças das orquídeas. Eles são as seguintes: Manchas sobre a flor
Um sinal de infecção por fungos ou mofo são manchas rosa ou marrom claras na flor da orquídea. O remédio é providenciar maior circulação do ar.

Flores com furos
Muito provavelmente não é a doença de uma orquídea, mas os danos causados por pulgões e outros insetos que se alimentam de orquídeas. Para se livrar desses insetos, pulverize as orquídeas com Malatião, mas certifique-se de ter cuidado, usando uma máscara ao aplicar.

Folhas descoloridas ou machucadas
A razão pode ser um vírus que faz a cor desbotar. Se for um vírus, então você  tem que destruir a planta. No entanto, lesmas, ou até mesmo baratas, podem  ser também uma outra causa.  Você precisa examinar e usar um pouco de pó como isca.

Flor murcha
Caso você observe flores murchas da flor, isto pode ser causado pela mudança  brusca de temperatura ou polinização por um polinizador desconhecido. O  remédio, é claro, é moderar as mudanças de temperatura e remover todas as plantas afetadas.

Flores deformadas
Causas comuns de orquídeas deformadas incluem baixa umidade ou altas  temperaturas quando os brotos estavam em desenvolvimento. Lesão mecânica ou química durante a formação de brotos, o broto adquiriu uma deformidade inexplicável, e potencialmente uma infecção viral.

Algumas pragas

vespinha
Vespinha
Provoca inchaço na base dos novos brotos, que serão roídos internamente pelas larvas da vespinha. Atacam sobretudo Cattleyas e Laelias. Queime ou corte os brotos afetados.

nematóides

Nematóides O mais comum em orquídeas tem aspecto de lombriga, cor branca e tamanho da ordem de décimos de mm. Se uma raiz tiver uma parte escura e outra branca, os Nematóides podem estar ativados neste ponto de  transição.

Se você notar mancha negra ou marrom, começando em geral pelo rizoma ou pseudobulbo, é podridão negra. Corte imediatamente a parte afetada e tente salvar o resto (coloque um cicatrizante e defensivo).

lesmas e caramujos

Lesmas e Caramujos
Raízes e brotos roídos. Use folha de alface para atraí-los e depois elimine manualmente. Mergulhe o vaso em água até a borda por 2 horas para forçar lesmas e caramujos a subir para respirar, assim você elimina também os que  estiverem mais abaixo.

Se puder desenvase para eliminar ovos. Como todas as outras plantas, as orquídeas são também propensas a uma série de doenças causadas por fungos e vírus, além de outros insetos e pragas.

janelabuterflay10

bulbophyllum longissimum

O primeiro segredo importantíssimo é: regue a orquídea apenas quando o meio em que ela se encontra (o substrato) estiver seco! Qual a razão?

A orquídea como dissemos em nossa aula 1 é uma florzinha toda especial, pela característica de suas raízes ela absorve a água de que precisa do ar, portanto precisamos pensar que também o ar terá um papel essencial, faz sentido?

Saiba que ao molhar as orquídeas deve haver a combinação certa destes dois elementos, água e ar.

A razão fundamental é que se  não houver ar suficiente o excesso de umidade fará  com que o meio de cultura apodreça, propiciando doenças causadas pelos fungos e infecções.

Outro fator importante: a frequência da rega dependerá da temperatura e da umidade do ambiente.
Como precisamos regar apenas quando o substrato estiver seco você precisa lembrar que em dias de sol forte e calor a água se evapora mais rapidamente.

Laelia purpurata sanguinea

Mas então como saber quando precisa regar?
Uma  maneira  simples  de  saber  quando  suas  orquídeas  precisam  de  água  é  verificar  o  peso dela quando estiver molhada e depois o peso quando estiver seca. Regue quando o peso baixar consideravelmente.

Você já viu fotos de cultivadores experientes em que aparece uma balança no local de trabalho? não é porque eles estão de dieta, é para controlar o peso das orquídeas!

Se você não tiver uma balança e precisar usar métodos mais tradicionais então uma boa dica é colocar o dedo cerca de 2,5 centímetros no substrato para verificar a umidade.

Se o meio ficar seco a uma profundidade de 2,5 centímetros (meio dedão) então é o momento de regar.

Dica: tente usar  água  morna  no  início  do  dia  para  dar  chance  dela  secar
antes de anoitecer!

Esta dica irá reduzir a chance de apodrecimento. Lembre-se de regar cuidadosamente, não precisa ficar com receio de colocar muito água, apenas vá com calma e cuidado observando o substrato.

Não esqueça que isto é necessário, apenas borrifar um pouco de água não substitui a necessidade de uma boa rega!

raio de sol

margaridas
Flores lindas e icônicas, as margaridas são flores populares e fáceis de cuidar. É uma flor originária na Europa e se tornou uma das flores mais populares do mundo. No Brasil, ela pode ser encontrada em todas as regiões, principalmente no sul e sudeste.

Elas são flores pouco exigentes, podendo ser plantadas em vasos, jardins ou canteiros. É uma planta de pleno sol, mas tem resistência aos climas baixos. Então, um tempo ensolarado com baixas temperaturas é o ideal para esse tipo de planta.

O cultivo da flor é feito com solo rico em matéria orgânica e regas regulares, principalmente nos meses mais quentes. Não demanda muitos cuidados, mas deve ser podada frequentemente para remover flores murchas e folhas secas.

A margarida é uma planta herbácea perene, ou seja, vive por vários anos. Ela pode ser cultivada a partir de sementes, que germinam em cerca de 10 a 14 dias, ou mudas.

Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, e sol pleno ou sombra parcial, e floresce na primavera e no verão.

margaridas

Diferentes cores e significados
A flor é muito usada em decorações e é comum ser encontrada em buquês, arranjos florais, guirlandas, cestas de flores, jardins verticais e decoração de mesas.

Tradicionalmente, sua flor branca é mais popular, mas tem aparições em diversos tons, como roxas, rosas, vermelhas e amarelas.

São mais de 20 mil espécies de margaridas diferentes que há na natureza. Atualmente, nas floriculturas, existe até elas variadas, com cores misturadas, que é muito bacana para criar um clima em casa mais alegre também.

Essas tonalidades estão sempre ligadas ao estudo da cor, então, por exemplo, o rosa seria mais pela paixão.

margaridas

Como adubar margaridas
Você precisará adubar as suas margaridas a cada dois meses, “usando um fertilizante orgânico ou mineral, seguindo as instruções da embalagem.

Poda das margaridas
A poda das margaridas é opcional, mas pode ajudar a estimular o crescimento e a floração. Você pode podar as folhas e as flores secas ou murchas, usando uma tesoura limpa e afiada.

névoa

petúnias

Poucos produtos são tão versáteis dentro de casa como a água oxigenada. Apesar de ser mais conhecida por sua função antisséptica, a substância também é grande aliada na hora da faxina. Mas, para além da limpeza, a água oxigenada também pode te ajudar a cuidar das suas plantas.

A água oxigenada ajuda a deixar as plantas mais saudáveis e resistentes ao estresse e a doenças causadas por fungos. Estudos também mostram que ela auxilia no enraizamento e germinação das sementes.

Colecionadora de suculentas, a botânica conta que utiliza a substância em todas suas espécies, tanto para tratamento quanto para ajudar na recuperação depois do transplante. Orquídeas e demais plantas ornamentais também ganham esse cuidado especial vindo da especialista, mas outros tipos de flores e folhagens também podem receber o tratamento.

Como usar água oxigenada nas plantas
Você pode utilizar o produto para cuidar de suas plantinhas contaminadas por fungos ou para reforçar a saúde das espécies. Mas fique atento: para se obter os resultados esperados, é preciso utilizar a água oxigenada de 10 volumes, em formato líquido (não é a cremosa!).

Utilize uma colher de água oxigenada para cada 250 ml de água. Misture bem, coloque em um borrifador e espirre nas plantas. Se a planta estiver contaminada, utilize nas folhas uma vez por semana, até acabar com o fungo.

agua-oxigenada-nas-suas-plantas

Você também pode borrifar no substrato, se as raízes da planta estiverem podres. Ao liberar O2, o peróxido de hidrogênio da água oxigenada mata os microrganismos anaeróbicos, como algumas bactérias e fungos que poderiam causar doenças nas raízes, e ainda estimula o enraizamento.

Caso sua planta esteja saudável, a frequência da aplicação pode cair para uma vez por mês. Além disso, sempre borrife a água oxigenada no finalzinho da tarde, evitando que a planta tome sol na sequência e suas folhas possam ficar queimadas.

folhasaovento9