Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor de outubro

A Flor de outubro é uma planta pertencente à família dos cactos, que pode ser confundida pelas pessoas com a Flor de maio. Embora ambas sejam bem diferentes uma da outra.

Curiosamente, esta flor necessita de mais cuidados do que um cacto comum, como os que existem no Cerrado, por exemplo.

A flor-de-outubro é uma planta herbácea, epífita e florífera, da família dos cactos e nativa do sul do Brasil. Ela apresenta artículos suculentos, cilíndricos a achatados, de cor verde escura, muitas vezes com bordos arredondados e avermelhados, providos de pequenos espinhos.

Eles crescem inicialmente eretos e quando atingem certo comprimento e peso, tornam-se arqueados e pendentes. Assim, plantas mais velhas, podem ter um interessante efeito de cascata.

As flores surgem na primavera, estimuladas pelo aumento gradual da exposição à luz, mais precisamente em outubro no hemisfério sul e durante a páscoa no hemisfério norte.

Elas são muito belas e grandes, com formato estrelado e são axilares ou terminais. A espécie típica apresenta flores cor-de-rosa, mas há uma cultivar de flores vermelhas.

Flor-de-outubro-vermelho

Dicas de cultivo
A flor de outubro pode ser em plantada em vasos, jardineiras e cestas pendentes, de forma que o efeito pendente possa ser valorizado. Ideal para adornar varandas, sacadas, pátios, salas de estar, escritórios, entre outras áreas protegidas do sol direto, porém bem iluminadas.

No jardim, cultive-o em forquilhas de árvores de casca grossa e rugosa, de copa perenifolia, acrescendo esfagno nas raízes e prendendo firme e delicadamente com materiais naturais como ráfia, sisal ou cordão de algodão.

Iluminação
Mantenha a flor de outubro em local arejado e bem iluminado. A falta de luz enfraquece muito estas plantas e se não receberem luz suficiente podem morrer. Porém não deixe-as pegar sol direto por mais que 4 horas, pois o sol directo pode queimar as folhas.

Como regar a flor de outubro
Regue quando a terra estiver seca. Geralmente uma vez por semana, mas a frequência pode variar, dependendo da região onde mora. Em lugares com clima mais seco, aumente a frequência da rega.

Atenção: A flor de outubro não tolera encharcamento, apodrecendo rapidamente. Assim, evite usar o pratinho sob o vaso, mas regue regularmente.

Solo ideal
A flor de outubro deve ser cultivada em substrato próprio para epífitas, ou seja, leve, arejado, perfeitamente drenável e com boa capacidade para reter umidade. Misturas próprias para orquídeas, acrescidas de um pouco de areia e terra vegetal são boas para o cultivo.

Flor-de-outubro-1024x540

Fertilização
Fertilize a partir do fim do inverno, com adubos químicos ou orgânicos, próprios para floração, como NPK 04.14.08 ou farinha de ossos com esterco curtido. Mantenha a fertilização até meados do outono.

Como fazer mudas da Flor de outubro
Para fazer uma mudinha, você precisará arrancar uma folha, em seguida, enterrá-la na terra de uma maneira que ela consiga ficar de pé. Procure regar sempre uma vez por semana, até que nasça outra folha. O processo é um pouco demorado, mas valerá a pena você seguir este passo a passo.

Para que suas flores possam crescer, coloque-as sempre em um lugar bem arejado e iluminado, pois sem isto, elas poderão murchar e morrer. Mantenha-as por um período de 2 a 3 horas no máximo, e após isto, coloque-as em um ambiente com sombra.

Apesar de serem muito semelhantes, a flor de outubro e a flor de maio são plantas diferentes. Elas costumam ser confundidas por também possuírem lindas flores nas extremidades, e por serem de uma família de cactos comum no Brasil.

Porém, como o próprio nome diz, a flor de maio costuma florescer entre os meses de abril, maio e junho. Já a flor de outubro floresce na primavera, entre os meses de setembro, outubro e novembro.

cachoeira