Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azulzinha 3

A azulzinha é uma planta nativa da América do Sul, muito comum no Brasil e Paraguai. Seu nome popular é inspirado em suas pequenas flores em tons de azul.

É uma espécie muito ramificada e compacta, que tende a crescer mais em largura do que altura, atingindo cerca de 20 cm. Por isso, é muito usada como forração em vasos e canteiros.

Suas folhas são pequenas, ovaladas, verde-acinzentadas e possuem uma textura aveludada. No geral, chamam pouca atenção frente à floração, que pode durar o ano todo. As flores também são pequenas, solitárias e numerosas, em forma de funil. As pétalas são de cor azul ou lavanda, e o centro é branco.

Seu principal uso no paisagismo é decorar vasos e canteiros, como forração. O que não fica visível aos olhos, mas contabiliza pontos a favor dessas plantas rasteiras é o fato de protegerem o solo da erosão e formarem um tapete verde, impedindo que o sol incida direto na terra e reduza sua umidade.

azulzinha

Como cultivar a azulzinha
A azulzinha é uma espécie de crescimento acelerado, cobrindo um vaso médio em apenas 2 meses. Além disso, possui uma floração duradoura, ideal para quem deseja conferir pinceladas de cor ao jardim. Contudo, isso só é possível quando cultivada nas condições ideais de luz, solo e rega.

Idealmente, deve ser cultivada a pleno sol, embora tolere sombra parcial durante o dia. O substrato deve ser fértil, drenável e leve, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. A azulzinha é uma espécie que, sem água, tende a murchar rapidamente.

A forração de azulzinha previne a erosão do solo e a multiplicação de ervas daninhas.

Adaptada a um clima quente, também não tolera frio ou geadas. Contudo, não se abala com a salinidade, sendo uma espécie ideal para jardins litorâneos. Por sua rusticidade e rápida propagação reticular, ela acaba dominando o ambiente e prevenindo a multiplicação de ervas daninhas.

Evolvulus glomeratus

A espécie pode ser multiplicada por estaquia. Corte um pedaço do caule com mais ou menos 10 cm, e tire as folhas.

Em um recipiente com substrato, deite o caule longitudinalmente sobre a terra e mantenha o solo úmido. Em cerca de 10 a 15 dias, você começará a perceber o enraizamento.

água6