A fitônia é uma planta popular para ambientes internos, com folhas coloridas, aveludadas e delicadas. A depender da variedade, é possível encontrar diversos formatos, padrões e combinações de cores, como verde-claro, verde-escuro, rosa, vermelho, branco, prata e até tons que beiram o fluorescente.
Nativa das florestas tropicais da Colômbia, Peru e do Brasil, a fitônia é uma excelente opção para quem deseja adicionar um toque de cor e beleza à sua casa, sem ocupar muito espaço.
Existem cerca de 10 espécies de Fittonia, cada uma com suas próprias características de cor e desenho nas folhas. A mais popular cultivada como planta de interior é a Fittonia albivenis, que possui folhas verdes e brancas, mas também há variedades com folhas rosas e verdes, verdes e vermelhas, entre outras. Veja a seguir as mais comuns.
Tipos de Fitônia
A Fittonia albivenis, como já mencionado, tem as folhas verdes e as nervuras brancas. Mas existem muitas outras variações também bem comuns de encontrarmos à venda em floras e Garden Centers.
Além disso, os produtores estão sempre testando novos híbridos. Então, você vai encontrar a Fitônia com folhas mais arredondadas ou mais longas, algumas dentadas nas bordas e outras lisas. A espessura da folha também difere, algumas mais finas em contraste com variedades maiores e mais grossas.
* A ‘Skeleton’ tem folhas verde amareladas e com nervuras vermelhas. As flores são amareladas e eretas em formato de espiga.
Se você está confuso em relação aos nomes, saiba que a Fitônia é nomeada popularmente de uma forma geral, independente da variedade, de Planta-mosaico. O “mosaico” é uma referência ao desenho recortado da face de suas folhas.
Como cuidar
O cultivo da Fittonia é relativamente fácil, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes para garantir a saúde e beleza da planta. Ela gosta de umidade, regas constantes, substrato rico e solto e também clima quente.
Como regar a Fitônia?
Vamos começar pela rega. Ela deve ser feita de forma moderada, evitando deixar o substrato encharcado ou seco demais. Esse equilíbrio é fundamental para sua pequena!
Essa parte pode ser o ponto mais difícil para quem ainda não é um jardineiro experiente. Não tenho vergonha de dizer que já perdi alguns vasos de Fitônia. No meu caso, por falta de água.
A Fitônia gosta de umidade, tanto no substrato como nas folhas. Aquelas borrifadas com água ao longo do dia são essenciais. Isso ajuda a manter a umidade enquanto as folhas permanecem molhadas.
Outra opção é usar um umidificador. Não existe uma regra correta. Depende de vários fatores, como por exemplo, o clima da cidade em que você mora, temperatura, luminosidade, vento e também do tamanho e tipo de material do vaso.
Sendo assim, minha dica é observar sua plantinha. Quando está precisando de água, a fitônia murcha, ela fica com as folhas um pouco caídas. A ideia é aumentar a quantidade de água até que não aconteça mais esse problema com as folhas.
Se preferir, você pode colocar pouca quantidade de água, mas pouquinha mesmo, quase todos os dias. E veja o que acontece. Estou considerando que nesse caso sua planta está protegida dentro de casa.
A Fitônia gosta de sol ou sombra?
A planta Fitônia tem uma folhagem delicada e fina que prefere ficar protegida da luz direta do sol. Além de ser a planta perfeita para o cultivo dentro de casa, a fitônia cabe em qualquer cantinho que esteja precisando de mais colorido. Mas procure um local muito iluminado.
A iluminação é um fator importante para o cultivo da Fitônia Como já mencionei, ela prefere locais sombreados, mas aceita a sombra parcial.
Além disso, como planta tropical, nativa das florestas da América do Sul, gosta de calor. A temperatura ideal de cultivo fica entre 20° e 24°C. Mas ela aguenta um friozinho de até cerca de 16°C.
É importante evitar ambientes com ar condicionado, pois eles deixam o ambiente seco e isso pode prejudicar a saúde da planta.
Ela pode tolerar a luz direta do sol, desde que seja no início da manhã e o mais importante, com adaptação gradual. Nada de sair da loja e já levar sua planta para o jardim ou direto par o sol.
Se você acabou de chegar com sua planta em casa, e pretende colocá-la em um local semi sombreado, faça isso aos poucos. Comece com meia-hora de sol na primeira semana e vá aumentando gradativamente a exposição da planta ao sol.
Se as folhas começarem a perder o contraste de cor, é sinal de que a planta está recebendo muita luz e deve ser transferida para um local menos iluminado.
Fitônia: Qual substrato usar?
O substrato ideal para a planta Fittonia é leve, composto de material orgânico ou húmus. Use o substrato que tenha uma boa drenagem para evitar o excesso de água parada nas raízes.
É fácil saber se a drenagem está boa. Quando você regar, repare se a água escoa rapidamente pelos furos do vaso. Dessa forma, suas raízes estarão protegidas do alagamento.
Do contrário, se a água não estiver escorrendo facilmente, você pode melhorar a drenagem misturando um pouco de areia ao substrato.
A adubação é outro fator importante para o cultivo saudável da Fittonia. Ela deve ser adubada a cada 30 dias, usando um fertilizante orgânico ou químico de padrão equilibrado. NPK 10-10-10 é uma opção que oferece todos os macros e micronutrientes que a planta precisa.
Você pode usar também uma combinação específica para plantas de interior. É importante seguir as instruções de dosagem do fertilizante escolhido, para evitar sobrecarga de nutrientes.
O excesso de nutrientes causa muitos problemas na planta, por exemplo, o amarelamento e a paralisação do crescimento. Procure começar adubando com uma quantidade um pouco menor e só depois de um ano atingir a medida da indicação do fabricante.
Como fazer muda de Fitônia
Para fazer muda de Fitônia você pode usar estacas das ponteiras de cerca de 10 cm de comprimento. A multiplicação também é possível através da folha, mas as chances de sucesso são menores em comparação com a estaca.
Veja o passo a passo para fazer muda de Fitônia:
* Escolha uma ponteira de estaca de um ramo saudável
* Faça o corte com uma tesoura afiada e limpa
* Tire um tamanho de aproximadamente 10 cm de comprimento
* Retire as folhas inferiores da haste e deixe as superiores da ponteira
* Prepare um recipiente pequeno com substrato e areia
* Afunde, delicadamente, cerca de metade da haste ou um pouco mais no substrato, deixando as folhas superiores sem contato com o solo
* Umedeça, borrifando tudo, o substrato e a haste
* Agora cubra com saco plástico o recipiente para que a umidade e o calor favoreçam a brotação
* Coloque o recipiente em um local bem claro e quente, mas longe da luz direta do sol
* Em três ou quatro semanas você verá novas folhinhas despontando.
Esse processo pode também ser feito em um copo com água. A diferença é que você deve trocar a água frequentemente para mantê-la sempre limpa. Você verá as raízes se formando e logo depois o surgimento das folhinhas.