Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lírio da paz
A missão de como plantar lírio-da-paz não vem cheia de segredos e planos mirabolantes, como no caso de outras espécies. O cultivo é bem prático: um solo adequado já permite que a planta se desenvolva. Ela cresce bem em ambientes internos, se tiver um pouco de sombra e água.

No solo ou no vaso, cave um buraco maior que o torrão da muda que você adquiriu; Para ajudar na drenagem do solo, coloque um pouco de areia no fundo do buraco;

Adube a terra com compostos orgânicos próprios ou até húmus de minhoca; Bem no centro do buraco cavado, coloque a muda do lírio; Adicione mais um pouco do adubo nas laterais; Feche o buraco com terra.

Depois de tudo feito, é só seguir com a rega de lírio-da-paz, Essa parte é importante porque garantirá que as raízes se fixem, o adubo comece a agir e a espécie se acomode ao lugar onde foi plantada. Há quem prefira fazer isso substituindo a terra por cascas de pinho.

Como cuidar da planta lírio-da-paz em vaso
O lírio -da- paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. Regar de três a quatro vezes por semana será o bastante para manter a planta irrigada. Nos dias mais úmidos, coloque a mão sob o substrato para verificar se há necessidade de nova regra.

Para que o lírio da paz fique sempre bonito precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado.3 a 4 regas por semana serão o bastante. E nos dias mais úmidos, coloque a mão no solo para ver se precisa regar novamente e borrife água nas flores do lírio da paz.

O que fazer para manter o lírio-da-paz sempre com flor
Uma das características mais marcantes do lírio-da-paz são suas flores brancas, que surgem em caules mais longos do que a planta, como se fossem uma bandeira – aliás, bandeira-branca é outro nome popular dessa espécie. Se as flores do seu lírio-da-paz nascem, mas continuam verdes ao invés de branco, é falta de luz solar.

lirio-da-paz-1-4

Características do Lírio da paz
Uma curiosidade dessa flor bem peculiar é que, ao invés de pétalas, ela possui espigas. O lírio-da-paz é uma planta de pequeno porte, com altura máxima de 60 cm. Suas folhas são verde intenso e brilhantes chamam a atenção de quem passa a admira.

As folhas brancas que muitas pessoas consideram como flor são, na verdade, brácteas, ou seja, uma folha diferenciada, que a acompanha no intuito de protegê-la e destacá-la.

Apesar de ser uma planta originária da América do Sul, de clima tropical, esse tipo de lírio não tolera a luz direta do sol, pois pode queimar as folhas.

Seu plantio deve ser feito com um bom substrato e em relação a sua irrigação, o lírio-da-paz precisa de bastante. O ideal, dependendo da sua região é regar o lírio da paz todos os dias, de manhã ou à noite, para que o solo fique sempre úmido,  mas cuidado, nunca pode ficar encharcado. Faça sempre o teste afundando o dedo no solo, se estiver seco, realize-a.

Quando ocorre a falta d’ água, principalmente em ambientes internos, a flor fica totalmente murcha. Uma rega de emergência faz com que ele volte rapidamente.

Sendo bem cultivado, a planta  floresce até duas vezes ao ano, de janeiro a março e de julho a setembro. Para estimular a floração, é necessário ao menos duas horas de sol, pela manhã ou no final do dia.

lírio da paz

O lírio-da-paz não é uma planta tóxica, pelo contrário, está na lista das plantas que filtram a toxicidade do ambiente, purificando o.

Se você cuidar do lírio com dedicação, as flores podem durar o mês inteiro,vá realizando a poda necessária, com regas frequentes e uma iluminação constante.

O florescimento ocorre duas vezes por ano: de janeiro a março e de julho a setembro. O lírio da paz resiste bem a baixas temperaturas. O clima ideal para o cultivo da planta é o moderadamente úmido, com temperaturas entre 20 e 27º.

Adubação do lírio da paz
Para realizar adubações de reposição de nutrientes, usar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, 1 colher de sopa para 2 litros de água. Colocar numa garrafa PET e sacudir bem para dissolver. Um dia antes regar o substrato para formar um bulbo úmido.

barquinho22