Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jade-vermelha-1

Os pergolados são utilizados para sombrear corredores em jardins de grande porte, para criar um cantinho de descanso sob o gramado e compor a arquitetura do espaço.

As estruturas podem ser feitas em madeira, concreto, bambu, metal ou outros tipos de materiais. Na maioria das vezes, acomodam plantas trepadeiras, que aumentam o espaço de sombra e tornam o ambiente mais fresco e aconchegante!

Como decorar o pergolado com plantas?
A cobertura parcial ou total do pergolado com plantas trepadeiras, que crescem apoiadas nas estruturas e vão formando uma copa com seus galhos e folhas, é uma forma de ampliar  utilização  do espaço, que ficará sombreado e deixar dar um toque ornamental ao jardim!

Confira algumas opções de plantas para cultivar junto ao pergolado do seu jardim.

Bougainvillea

Primavera (Bougainvillea spectabilis e Bougainvillea glabra)
A primavera é uma planta ornamental que apresenta folhas coloridas em tons vibrantes, que podem ser em tonalidades de pink, laranja, amarelo, branco e vermelho.

Você pode cultivá-la como arvoreta em vasos, desde que tenham, no mínimo, 20 litros e apoiá-los próximo às estruturas do pergolado e tutorar os galhos para que subam à superfície.

A primavera não gosta de substratos encharcados, apenas úmidos. Por isso, não demandam regras frequentes. Sempre observe as folhas: se murchou, é hora de regar!

thunbergia mysorensis4

Tumbérgia sapatinho (Tumbergia mysorensis)
Com uma floração marcante, a tumbérgia sapatinho, popularmente conhecida como sapatinho-de-judia, é ideal para enfeitar e colorir sua casa! O efeito pendente é único e se destaca pelas tonalidades vibrantes das flores.

Inicialmente, ela cresce lentamente, mas o desenvolvimento acelera com o passar do tempo. Deve ser cultivada sob sol pleno e em um substrato rico em matéria orgânica.

Strongylodon macrobotrys

Jade azul (Strongylodon macrobotrys) De beleza exuberante, a jade azul produz cachos azulados que ficam pendentes e deixam o jardim com um paisagismo incrível!

Quando cultivada em condições adequadas, o crescimento é considerado rápido. Para fins ornamentais, é importante tutorá-la e fazer podas recorrentes. Assim, o crescimento é controlado. A jade azul gosta de umidade e não sobrevive ao frio intenso.

hera

Hera
Elas são fáceis de cultivar, se adaptam a diferentes climas e dão pouca manutenção. Por ser uma espécie trepadeira, ela vai se enroscando na estrutura disponível. Por isso, uma das formas de direcioná-la para o caminho desejado é usar fios de arame ou pequenas estacas.

Podem ser cultivadas a sol pleno ou meia-sombra e precisam de regas regulares para crescer bem, principalmente nas regiões mais quentes.  O principal cuidado é com as podas de tutoramento – que conduz a planta para o local desejado – e podas de limpeza, para retirada de folhas secas ou amareladas.

Clerodendron thomsonae

5 – Lágrima-de-Cristo (Clerodendron thomsonae) A  lágrima-de-Cristo é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em vasos com tutores ou apoiada em treliças e colunas. Ganha destaque em pergolados, já que a floração é marcante!

Você pode encontrar com inflorescências predominantemente brancas, com centro avermelhado ou totalmente vermelhas. Ambas são belíssimas e deixam qualquer jardim ainda mais bonito!

A lágrima-de-Cristo aprecia ambientes úmidos e com bastante luminosidade. O cultivo à meia-sombra, com sol da manhã por algumas horas, favorece o florescimento.

orquídea abrindo