Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




coleus-2

O coléus,  ou coração magoado,   é uma planta ornamental cada vez mais comum nos jardins brasileiros. De acordo com Thais Lemos, ela possui diversas espécies e pertence à família Lamiaceae. Também conhecida como coração-magoado, é muito admirada pela beleza de suas folhagens.

Características do Coléus
Além de folhagens lindas, o coléus possui alguns aspectos e particularidades que o tornam perfeito para a decoração.

A seguir, confira 5 características marcantes da planta:
Os coléus apresentam cores variadas em suas folhas, com tonalidades em laranja, vermelho, vinho, verde, roxo e marrom. Além disso, uma mesma folha pode ser formada por um degradê de diversas cores, explicou a especialista.
* As espécies de coléus podem alcançar de 40 a 90 cm de altura. O tamanho depende da variedade.
* O coléus é uma planta perene, ou seja, possui um ciclo de vida longo. No entanto, com o passar do tempo, ela pode perder vitalidade e a beleza de suas folhas. O ideal é cultivá-la anualmente e realizar o replantio sempre que for necessário.
* No paisagismo, a planta pode ser utilizada em conjunto com outras espécies para criar um efeito colorido na ornamentação. Ela pode ser combinada, por exemplo, com plantas mais altas de coloração verde. O contraste fica lindo no jardim.
* O coléus é originário do sul da Ásia, mas se adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil.

Todas essas características tornam o coléus uma planta única. Com certeza, você vai amar cultivá-la e desfrutar de todo seu charme e beleza.

Em alguns cultivares, as folhas completamente roxas, quase negras. Em outros, as brotações jovens ostentam um alegre tom verde limão, contrastando com a folhagem mais velha, verde musgo riscado de vermelho.

Há variedades ainda mais elaboradas, bordadas nas margens, com delicadas nuances amarelas, com nervuras vermelhas, manchas rosadas no centro e o verso das folhas prateado, tudo culminando numa espiga floral pequenina, de quase imperceptíveis flores azuis.

Com tanta cor numa única planta, nem é preciso imaginar o impacto que um maciço de cóleus é capaz de causar mesmo nos gramados mais entediantes.

Essa folhagem não chega a um 1m de altura e fica ainda mais bonita se mantida em solo fértil, sempre úmido, tomando sol o dia todinho (ou, no mínimo, por quatro horas). P

or ser uma espécie tipicamente tropical, não tolera frio nem vento e queima na geada, mas vai bem mesmo nas cidades mais quentes do Norte e Nordeste brasileiros.

coleus-1

Como cuidar da Coléus
Depois de um ou dois anos, precisa de poda para renovação da folhagem, que fica rala e quebradiça sem adubação regular.

Aproveite a ocasião para fazer mudinhas retirando as ponteiras e enraizando-as em substrato para mudas rico em composto orgânico ou húmus de minhoca — deixe em local menos ensolarado até que surjam as primeiras folhas novas. Em poucas semanas, você terá ainda mais cor para acrescentar ao jardim!

O coléus é cheio de beleza e personalidade. Com uma diversidade de variedades,folhagens e cores incríveis, é uma planta fácil de cuidar e pode ser cultivada tanto em jardins quanto em ambientes internos.

coleus

O coléus é uma planta de alta durabilidade e de fácil cultivo. Entretanto, é preciso prestar a atenção ao solo, à luminosidade e aos locais ideais para cada espécie.
* Irrigação: a planta aprecia um solo levemente úmido, por isso, a rega deve ser frequente. A dica é realizar a irrigação sempre que o solo estiver seco, evitando encharcamento.
*Adubação: “a adubação orgânica da planta pode ser realizada a cada 2 meses com húmus de minhoca, esterco ou bokashi. Já a adubação mineral pode ser feita mensalmente com adubo NPK 10-10-10”, orientou a especialista.
* Solo ideal: não exige muitas restrições quanto ao solo. É importante apenas que ele seja bem drenado e com matéria orgânica.
* Luminosidade: a planta pode ser cultivada em meia-sombra, garantindo pelo menos 4 horas de sol direto por dia.
* Mudas: a multiplicação dos coléus ocorre por meio das estacas (galhos) e por sementes. No plantio por estacas, os ramos da planta saudável são retirados e plantados em solo drenado e rico em matéria orgânica. Nos primeiros dias do plantio, a planta jovem deve ser regada com frequência.
* Cultivo em vaso: os coléus podem ser cultivados em vasos de tamanho médio ou grande. O plantio deve ser feito com uma camada de drenagem, com pedras ou argila expandida. O vaso também deve receber uma manta de bidim e um substrato bem drenado e rico em matéria orgânica.

Obs.:
É preciso tomar alguns cuidados, pois o coléus é levemente venenoso. Embora não possua seiva tóxica, a planta não deve ser consumida. O ideal é cultivá-la longe de animais de estimação e de crianças.

janela-flor24