Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aglaonema-9

A aglaonema é uma planta herbácea originária das florestas tropicais da Ásia, que possui lindas folhas com diferentes tons de verde.

São plantas ornamentais de beleza única. São espécies nativas do continente asiático e, nos últimos anos, têm ganhado popularidade na ornamentação de áreas internas.

A popularidade é justificada pelas característica desse gênero botânico: são fáceis de cultivar, gostam de áreas sombreadas e há muitas variedades, que diferenciam-se pelo formato das folhas e pela intensidade da coloração.

O protagonismo nos jardins de frente, inclusive, fica por conta dessa característica: as tonalidades de verde, rosa e creme chamam atenção e possibilitam combinações variadas.

No paisagismo, se destacam em jardins de estilo tropical, devido às cores vibrantes. A vantagem de cultivá-las é que são plantas perenes, ou seja, o ciclo de vida é longo.

A seguir, apresentamos 2 variedades de aglaonemas!

aglaonema creta

1 – Aglaonema Creta ou Siam Aurora
As aglaonemas rosas estão entre as mais desejadas! A variedade Sian Aurora ou Creta é uma delas e faz sucesso devido às tonalidades das folhas, que são grandes, brilhantes e que variam em verde e rosa.

Esse visual incrível traz um toque de naturalidade para áreas internas e pode compor a decoração de recepções de consultórios, escritórios ou mesas de trabalho compartilhado, já que são plantas de sol indireto ou de sombra.

aglaonema-pataya

2 – Aglaonema Pataya
Essa variedade se destaca pelas belas folhas de coloração verde-claro com centro creme. Como aprecia sol indireto, pode ser cultivada até em banheiros, desde que recebam luz em alguma parte do dia.

Ambientes com boa umidade favorecem o desenvolvimento da planta, que aprecia essas condições. Inclusive, as aglaonemas, de modo geral, são indicadas para cultivo no litoral.

Como cuidar das aglaonemas?
Cada variedade apresenta preferências específicas,  mas de modo geral, apreciam as mesmas condições de solo, luminosidade e frequência de regas. Confira as dicas:
* Ao replantar as mudas, utilize substrato pronto para plantio ou misture terra vegetal e húmus de minhoca, para garantir leveza e boa disposição de matéria orgânica;

* Faça furos no vaso (caso não haja) e coloque argila expandida ou pedriscos no fundo para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes;

* Nos espaços externos, como jardins de condomínios, é importante ambientar as mudas e preparar os canteiros antes do plantio;

*  Mantenha as aglaonemas protegidas de correntes de vento, principalmente nas primeiras semanas de adaptação ao ambiente;

* Cultive-as em espaços que recebem sol indireto ou luminosidade de sombra parcial;

* Faça regas moderadas, de uma a duas vezes por semana, nos ambientes com boa umidade. Evite encharcar o substrato e, no caso dos vasos, confira se a água escoa com facilidade;

* Para facilitar os cuidados, utilize um vaso autoirrigável e ganhe aproximadamente 15 dias de autonomia entre as regas;

* Retire folhas secas, amareladas ou danificadas, assim, estimula o crescimento de novas folhas;

* Faça adubações a cada três meses, utilizando fertilizante de liberação lenta, , compostos orgânicos como o bokashi ou um adubo organomineral completo em spray ou concentrado. Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante;

*  Com o crescimento é lento, não é necessário fazer replantios frequentes. Quando for necessário fazê-lo, opte pela primavera ou verão.

Obs.: A maioria das variedades é tóxica para animais, por isso, devem ser posicionadas em locais que os pets não tenham acesso.

passarinho_1