Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azaléia vermelha

As azaléias são plantas de origem asiática e são consideradas uma das flores mais valorizadas e apreciadas no mundo da jardinagem. Com uma ampla variedade de cores vibrantes, elas transmitem alegria, serenidade e são muito usadas para decoração de ambientes internos e externos.

Essa planta pertence ao gênero Rhododendron e à família das Ericáceas, são arbustos de médio porte com folhagem em tonalidade verde-escura e flores que podem ser simples ou dobradas.

Essa é uma espécie perene, que pode tolerar tanto temperaturas baixa quanto altas, no entanto, elas preferem climas mais amenos. Seu cultivo se dá em vasos, jardins, parques e áreas externas, dando toques de beleza em todos os espaços.

Curiosidades sobre a espécie
Apesar de não serem nativas do Brasil, essa espécie se popularizou e muito no país, de forma que em 1986 foram adotadas como símbolo da cidade de São Paulo.

Além disso, cada cor da Azaleia possui um significado único e simbólico. A rosa representa amor à natureza; as brancas são relacionadas ao romance; e as vermelhas, quando são oferecidas a alguém, expressa amor pela pessoa.

azaléia2

Cuidados com a azaléia
Para garantir o crescimento saudável das azaleias, é muito importante escolher um local adequado. As azaleias de pétalas dobradas, por exemplo, preferem ambientes mais frescos e não toleram calor intenso.

Por outro lado, as espécies de pétalas comuns têm uma tolerância às altas temperaturas. No entanto, independente da espécie, elas precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia para um bom desenvolvimento.

É fundamental protegê-las das fortes rajadas de vento e do excesso de chuvas, isso porque esses fatores podem influenciar diretamente na sua capacidade de florescer.

Um ponto muito importante para estimular a floração dessa espécie é a poda. O recomendado é que ela seja feita após o período de outono e inverno, após o período de floração das azaleias.

Durante o momento da poda, corte os ramos e deixe pelo menos duas gemas em cada um. Remova os ramos secos, malformados e os “ladrões”, que crescem na vertical e não produzem flores. Para obter melhores resultados, use ferramentas específicas, como a tesoura de poda.

As regas não precisam ser constantes, mas é importante manter o substrato sempre úmido, sem encharcar. Observe sempre e regue quando ele estiver seco ao toque.

janela-florida14