Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Mandevilla-splendens

A dipladênia, conhecida cientificamente como Mandevilla splendens, é uma planta trepadeira tropical, originária da América do Sul, mais especificamente, do Brasil.

A dipladênia é uma trepadeira semilenhosa e volúvel, conhecida internacionalmente por sua belíssima floração. Ela apresenta folhas perenes, coriáceas, elípticas a lanceoladas, com nervuras bem marcadas e de coloração verde-escura.

Sua floração é mais intensa na primavera e verão, mas pode se estender por todo ano em regiões de clima quente.

Nas inflorescências, em pequenos rácemos, despontam as belas e chamativas flores em forma de trombeta, enormes em algumas variedades, chegando a 10 centímetros de diâmetro.

As flores da dipladênia geralmente são simples e de coloração rósea com o centro amarelo, mas podem ser dobradas  com tons que variam do rosa ao vermelho intenso, e suas folhas brilhantes e lustrosas.

Dipladenia-1

Como cultivar a dipladênia
Para cultivar a dipladênia em casa, é importante oferecer a ela as condições adequadas. Essa planta tropical aprecia um clima quente e ensolarado, ideal para regiões como a nossa, com clima subtropical ou temperado.

Certifique-se de escolher um local em que ela receba algumas horas de luz solar por dia.

Em relação ao solo, ela prefere um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Certifique-se de adicionar um composto orgânico ao solo antes do plantio, garantindo uma base nutritiva para a planta.

Adubar a planta no fim do inverno com composto orgânico, enriquecido com de farinha de osso e durante os períodos de floração, usar fertilizante químico NPK 4-14-8, seguindo sem a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.

No inverno a planta faz um repouso quando deve ser podada, voltando ao desenvolvimento com o início das temperaturas mais altas na primavera.

É recomendado regar a planta regularmente, mantendo o solo levemente úmido, mas evitando o encharcamento. A dipladênia é conhecida por ser uma planta resistente, mas pode ser suscetível a algumas pragas e doenças.

dipladênia

Fique sempre atento aos possíveis ataques e tome medidas preventivas, como a limpeza regular das folhas e a aplicação de inseticidas naturais, se for necessário.

Durante a floração, a dipladênia oferece um espetáculo de cores impressionante. Suas flores exuberantes duram por semanas e atraem beija-flores e borboletas.

Para estimular uma floração ainda mais incrível, é recomendado fertilizar a planta regularmente com um adubo específico para plantas florais, seguindo as instruções do fabricante.

janela6

azaléia aranha

A Azaléia aranha é um arbusto, pertence à família Ericaceae, perene, de crescimento lento, de até 1,20 m de altura por 1,5 m de largura. A planta é um híbrido de origem desconhecida.

Suas folhas são verde-pálidas e alongadas, podendo tornar-se avermelhadas e semi-decíduas em invernos mais frios.

As flores têm 5 pétalas estreitas, alongadas e delicadas, de cor rosa-arroxeado, com manchas escuras na base. Surgem na primavera e atraem abelhas.

Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada em meio à gramados; em conjunto formando maciços; margeando caminhos, muros e cercas; também muito cultivadas em vasos e jardineiras.

Cuidados com a Azaléia aranha
Solo
A azaléia aranha deve ser cultivada em solo bem fertilizado, rico em matéria orgânica, e fértil. O ideal é utilizar farinha de ossos e adubo NPK para fertilizá-lo.

Isso porque esses nutrientes, como o fósforo, o potássio e o nitrogênio auxiliam no seu desenvolvimento.  A acidez do solo é fundamental e deve estar entre pH 4,5 e 6. Também é necessário providenciar algumas estacas para facilitar a propagação da planta.

azaleia-aranha

Luz
Essa espécie precisa ser cultivada em sol pleno. Portanto, prefira deixá-la em locais abertos, onde os raios solares incidem. Para que as flores cresçam saudáveis, as plantas devem receber cerca de 4 horas de sol, diariamente.

Hidratação
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Devido a fraca resistência à seca, é aconselhável fazer uma boa cobertura com cascas.

A azaleia floresce no período da primavera. E apesar da beleza, é importante lembrar que a planta possui toxinas e deve ser evitada em locais com animais e crianças.

azaleia-aranha

Azaleias preferem adubo orgânico, para garantir maiores floradas, adubar duas vezes ao ano, uma no fim do inverno e a outra no fim do verão com farinha de osso e composto orgânico, aproveitando para afofar a terra próximo à planta.

Essa é uma planta que atrai muitos insetos. Por isso, é preciso deixá-la saudável para aumentar sua resistência às pragas.

Planta Tóxica
A planta é levemente tóxica quando ingerida por animais e pode causar dores abdominais e problemas cardiovasculares.

folhas no outono

.