A bromélia tillandsia é uma planta incrível, capaz de embelezar qualquer ambiente com suas flores roxas e vermelhas vibrantes. Ela é nativa da América do Sul e Central e pertence à família das bromélias, que já conta com mais de 2 mil espécies diferentes.
A planta possui um formato de cone ou cálice, que funciona como um estoque de água e nutrientes que ela absorve do ar.
Ela é uma planta epífita, ou seja, que vive sobre outras espécies vegetais sem prejudicá-las. Assim, ela pode ser vista em árvores, rochas, paredes e até mesmo no chão.
Suas folhas são verdes escuras e brilhantes, com um formato de roseta. Elas saem do centro da planta, que é de onde surgem as inflorescências.
Suas flores são formadas por cores roxas envoltas por brácteas vermelhas, que são folhas modificadas que protegem e atraem os polinizadores.
Como cultivar a Bromélia Tillandsia
Se você se interessou por essa linda planta, temos uma boa notícia: ela é bastante fácil de cultivar, já que não exige muitos cuidados.
Ela se adapta bem a diferentes ambientes e climas, desde que receba luz indireta e umidade suficiente. Confira como cuidar bem da sua bromélia tillandsia:
* O principal cuidado é com o preparo do vaso, que deve ser médio ou grande, com furinhos e uma boa drenagem;
* Escolha um local bem iluminado, mas sem incidência direta de luz solar, pois isso pode queimar as folhas e flores da planta;
* Regue a planta uma ou duas vezes por semana, conforme necessário. Uma dica de ouro: mantenha a terra sempre úmida, mas nunca encharcada;
*Remova as folhas secas e as flores murchas com uma tesoura limpa e afiada;
* Se necessário, adube a planta com fertilizantes líquido uma vez por mês, aplicando-o na base e evitando o contato com as folhas e flores.