Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




begônia

A ou begônia asa-de-anjo é uma planta nativa que pertence à família Begoniaceae. Por causa das características das folhas, que são alongadas, recortadas e pontudas, semelhantes às asas de anjos, recebeu esse nome popular.

Nos canteiros de jardins, forma touceiras e pode ser o centro das atrações no paisagismo, já que é ornamental. Chega a aproximadamente 30 cm de altura e é considerada de porte médio, por isso é também indicada para cultivo em vasos ou jardineiras. Sua origem é da América do Sul.

A begônia-asa-de-anjo é uma planta perene que floresce na primavera e no verão. Suas flores são pequenas e podem ser brancas, rosa ou vermelhas. Elas ficam pendentes nos ramos e contrastam com as folhas, que podem ter diversas cores e padrões e encantam a todos que a admiram.

Algumas variedades da planta têm folhas verdes com manchas prateadas, outras têm folhas vermelhas com bordas verdes, e há ainda as que têm folhas amarelas com veios avermelhados.

flor

Como preparar o vaso para plantá-la
Escolha um vaso médio ou grande de sua preferência e fala furos no fundo, caso não haja.

Em seguida, prepare uma camada de drenagem com argila expandida ou pedra de construção (brita) no fundo do vaso. Essas duas etapas são importantes para que a planta tenha um bom desenvolvimento!

O substrato deve ser rico em matéria orgânica  e ter boa drenagem, para evitar que forme torrões. Prepare um mix com terra vegetal e algum outro composto orgânico, como húmus de minhoca ou utilize substrato pronto para plantio.

Iluminação
Nos ambientes externos, posicione o vaso em um local protegido por outras plantas de estaturas maiores ou abaixo de estruturas, como pergolados e sombrites. A exposição ao sol pleno durante várias horas pode queimar as folhas das begônias, que são bem delicadas.

Já nos ambientes internos, procure espaços de meia sombra, os que recebem luz solar por aproximadamente 4 horas, ou com bastante luminosidade.

begonia asa-de-anjp

Regas
As begônias, em geral, gostam de solos úmidos. Por isso, faça regas regulares sempre que o substrato estiver seco. Em regiões mais quentes ou no período mais intenso do verão é necessário regar uma vez por dia.

Lembrem-se da dica sobre o substrato com boa drenagem mencionado anteriormente.
A água precisa escoar com facilidade
para evitar que o solo fique encharcado. Caso use pratinho, retire o excesso ou coloque areia. Além de colaborar com a saúde das raízes da planta, evita a proliferação de mosquitos!

Vale mencionar também que a planta não suporta temperaturas muito baixas ou muito altas, por isso é recomendado protegê-la do frio e do calor excessivo.

Para estimular o crescimento de novas flores e ramos, você pode podar a planta cortando as pontas dos ramos mais longos e retirando as folhas e flores secas ou danificadas.

lguinho