Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rabodeomacaco

O Hildewintera colademononis, conhecido popularmente como cacto rabo-de-macaco é uma planta que leva esse nome por ter ramificações alongadas e peludas encobertas por uma infinidade de espinhos.

Dessa forma, trazem a similaridade com o rabo do animal. Originária da Bolívia, essa planta é uma dentre as outras de sua família que não demandam muito cuidados e por isso, são perfeitos para as pessoas que não possuem muito tempo livre no dia a dia.

No artigo a seguir, trabalharemos as características fundamentais da aparência dessa planta, os cuidados recomendados para que essa planta cresça de forma produtiva e algumas curiosidades e significados interessantes. Venha saber mais sobre o cacto rabo-de-macaco!

Informações básicas
O c rabo-de-macaco é uma espécie que se diferencia das demais pela característica pendente. Indicado ser plantado em jardins verticais ou em vasos suspensos, as suas ramificações revestidas por espinhos finos e curtos que se assemelham a uma pelúcia caem ao redor dando uma estética muito interessante para o ambiente.

Nas estações da primavera e verão surgem pequenas e delicadas flores em um tom avermelhado em alguns pontos dos caules suspensos que contrastam com o tom verde característico do cacto, e desta podem surgir até pequenos frutos (não comestíveis).

Hildewintera colademononis

Cuidados
A seguir, alguns cuidados essenciais que você deve dar atenção durante o cultivo do cacto rabo-de-macaco. Dentre elas estão o tipo de solo, a periodicidade da irrigação, prevenção contra pragas e entre outros.

* Iluminação
A grande maioria das espécies cactáceas gostam de ficar expostas à luz solar. Mesmo aquelas que vivem em desertos e regiões áridas, elas conseguem sobreviver sob temperaturas altas e com escassez de água graças ao seu caule que é um grande reservatório aquífero, e também pelas profundas raízes.

Não diferente dessa situação, o cacto rabo de macaco também gosta muito de luz solar, mas cuide para que ele não fique exposto a ele o dia todo. Por isso, caso você tenha um ambiente disponível o qual pegue o sol direto da manhã e se mantenha iluminado o resto do dia, é o ideal.

* Temperatura
O cacto rabo-de-macaco é uma planta originária da Bolívia, e por isso como no Brasil, é de clima tropical. Dessa maneira, é comumente cultivado em regiões úmidas e de temperaturas elevadas, contudo, o caso de espécies domesticadas é diferente pois normalmente são plantadas em vasos.

Para que o desenvolvimento da planta se dê de maneira eficiente ela deve estar disposta em ambientes de temperatura entre 10 e 32°C. Caso o Rabo de Macaco esteja plantado em regiões de geada ou mais quentes do que ele pode suportar, fique ciente que ele terá problemas.

* Solo
Para cultivar o cacto rabo-de-macaco são indicados solos bem aerados (isto é, que entre oxigênio) para que este conduza os compostos necessários para que as raízes se desenvolvam, que façam uma boa drenagem, ou seja, que retenha rapidamente a água em excesso da rega e que sejam leves.

Por isso, tanto os solos argilosos quanto os arenosos são ideais para o cultivo dessa planta. Contudo, caso você deseje comprar uma mistura pronta de terra, invista nos que são indicados para bonsais, pois estes não precisam ser misturados com outro substrato, combatem a podridão das raízes e possuem o pH regulado.

* Rega
Como o cacto rabo-de-macaco é uma planta que floresce nas estações da Primavera e do Verão, a sua irrigação deve ser feita exclusivamente durante essas épocas. Porém, como esses vegetais vivem em ambientes quentes e de temperatura elevada, eles deverão pedir mais regas.

Um teste para verificar se o cacto necessita de rega é sentir o seu substrato com os dedos. Caso ele esteja seco é porque está na hora de regá-lo, mas cuidado com excessos pois muita umidade causará o apodrecimento dos caules e das raízes.

Atente-se também aos períodos de baixas temperaturas, visto que a planta precisará diminuir a frequência das regas.

Hildewintera colademononis3

* Adubos e substratos
A prática da adubação das plantas é essencial para que o seu desenvolvimento se dê de maneira produtiva e saudável. Os adubos possuem a função de reciclar os compostos orgânicos, os nutrientes e sais minerais e os substratos são matérias que dão sustentação às raízes para que estas retenham água e componentes para o seu crescimento.

No caso do cacto rabo-de-macaco é possível fazer a adubação com uma mistura de terra vegetal e de areia de construção em partes iguais. Se você deseja apenas reciclar as substâncias do cacto já plantado, basta colocar a mistura superficialmente e regá-la.

* Floração
Como dito anteriormente, a floração do cacto rabo-de-macaco se dá nas estações da Primavera e Verão, por isso, não deixe de se atentar aos cuidados, principalmente nessas épocas. Já nos períodos de temperaturas baixas a planta passa por uma etapa de dormência, o que significa que ela crescerá menos e não produzirá flores.

Falando em flores, da planta nascem lindas e delicadas flores avermelhadas que, assim como os caules, caem em pêndulos e dão um toque muito especial para o ambiente. Do ressecamento dessas flores se dá pequenos frutinhos não comestíveis que podem servir para a propagação da cactácea.

* Manutenção
O cacto rabo-de-macaco é uma planta os quais seus caules podem ter mais de 1 m de comprimento e, por isso, à medida que vão crescendo vão caindo em pêndulos ao seu redor. Para que esses caules não sofram acidentes e de desprendem desnecessariamente, é preciso fazer o seu transplante para outro vaso.

Para fazer isso, basta preparar um vaso de sua preferência com o solo aerado, de boa drenagem e leve como expusemos anteriormente. Depois, corte com uma tesoura apropriada os caules que estiverem em excesso e coloque-os na terra preparada, regue em seguida e espere que se desenvolva.

rebo-de-macaco

* Vasos para o cacto rabo-de-macaco
O ideal para o cultivo desse cacto são os vasos feitos de plástico ou de barro. É indicado que estes tenham buracos na parte de baixo para que a água da irrigação escoe e não se acumule nas raízes, promovendo o seu apodrecimento.

Ademais, uma dica para que a terra não escape por esses buracos é colocar no fundo do vaso uma manta geotêxtil antes de dispor o substrato. Para que o cultivo nestes vasos tenha uma boa drenagem, coloque também pedriscos ou brita para que retenham a água da terra, favorecendo assim a umidade.

* Propagação
A propagação do cacto rabo-de-macaco pode ser realizada de duas maneiras muito simples: a primeira conduz o crescimento da planta mais rapidamente, feita pela transposição dos caules cortados do próprio cacto e plantados novamente na terra. Esse procedimento já foi ensinado logo acima.

A segunda maneira não deixa de ser eficiente, contudo o seu processo de desenvolvimento é muito lento. Ela é dada pelas sementes contidas nos frutinhos vermelhos produzidos pelo cacto, as quais devem ser plantadas em uma mistura de terra úmida e arenosa e serem regadas frequentemente.

* Pragas e doenças do cacto rabo-de-macaco
Dentro das espécies dos cactos, a Hildewintera é uma das que são mais propensas a atraírem invasores. Ácaros, pulgão e cochonilha são as pragas mais comuns, mas por outro lado não necessitam de processos complicados para domá-las.

No caso da cochonilha basta pulverizar a planta com água ou limpá-la com uma solução de água e álcool em uma bola de algodão.

Já os ácaros são mais difíceis de serem localizados, mas caso você veja manchas marrons em torno do caule, deixe a planta bem úmida para eliminá-los. Já com os pulgões é preciso ter mais cuidado e paciência. Se for possível esfregar as folhas com uma escova de dente mergulhada em álcool facilitará a remoção do invasor.

Dicas e curiosidades do cacto rabo-de-macaco
Um dos pontos positivos de se cultivar um cacto é que eles não demandam cuidados complexos. Para aflorar ainda mais a vontade de adquirir essa planta, acompanhe a seguir algumas dicas e curiosidades acerca da simbologia, como usar decoração e entre outros.

Hildewintera colademononis

* Forma do cacto rabo-de-macaco
Diferentemente da maioria dos cactos que possuem o formato cilíndrico, tubular ou globular, o rabo-de-macaco é formado por diversos ramos espinhosos (que são os seus caules) que se assemelham ao rabo do animal e que caem lateralmente como pêndulos.

Esses caules podem adquirir cerca de 1 m de comprimento e os espinhos finos e curtos possuem a função de absorver a umidade do ar. Além disso, na época de floração surgem delicadas flores avermelhadas.

* O ciclo de vida do cacto rabo-de-macaco
O ciclo de vida de uma planta diz respeito sobre os estágios de vida que ela passa, assim como o ser humano: nascimento, crescimento, reprodução e morte. No caso dos cactos podemos dizer que o seu ciclo é muito longo, visto que de acordo com especialistas essa planta pode chegar a viver cerca de 200 anos.

No caso do cacto rabo-de-macaco, a sua sobrevivência dependerá da qualidade dos seus recursos, como terra bem nutrida, irrigação adequada, temperatura e umidade do ar propícias, combate eficiente contra pragas e entre outros. Caso essas etapas sejam cumpridas de acordo com suas demandas, é possível que ele dure muito tempo.

passarinhos