A suculenta dionísio tem um aspecto distinto de outras suculenas na mesma família, por ter uma roseta sólida com manchas ou manchas de cor verde com tons de laranja e púrpura.
É considerada uma rara planta colecionável porque é um pouco sensível em comparação com as outras suculentas da mesma família.
Ela prospera em condições secas e quentes, assim como outras suculentas Echeverias. Entretanto, se você levá-los para fora, é importante colocá-las em uma área sombreada ou parcialmente sombreada primeiro por algumas semanas.
A explicação é que elas precisam ser introduzidos lentamente ao sol pleno, pois temperaturas abrasadoras podem causar queimaduras e enrugamentos. Regue-a ocasionalmente e somente quando o solo tiver secado completamente.
Como cuidar
A mistura do solo é um grande fator para a sobrevivência da suculenta dionísio. A Echeveria Dionysos favorece a drenagem rápida e a mistura do solo com areia. Ao replantar, escolha sempre recipientes com buracos.
Sempre que disponível, use vaso de barro para ajudar a água a evaporar rapidamente. As suculentas em geral não podem tolerar água no solo por muito tempo.
Quando cultivadas dentro de casa, coloque-as na área mais iluminada da casa., preferencialmente, de frente para o sul ou use luzes de cultivo se não houver luz natural suficiente na sala. Observe também que elas não gostam de áreas úmidas, portanto evite colocá-la na área de lavanderia ou no banheiro.
Rega
A Echeveria Dionysos favorece a rega ocasional e pode suportar um breve período de negligência. Ao regar, mergulhe o solo completamente e deixe-o escorrer para fora do orifício de drenagem do vaso.
Espere que a terra seque completamente antes de aplicar água novamente.
Mergulhar a terra é importante, pois ajudará a planta a desenvolver raízes e caules saudáveis e mais fortes. Ao usar um prato debaixo do vaso, jogue fora qualquer água que fique no pires após a rega, pois o excesso pode fazer com que suas raízes apodreçam facilmente.
Em vez de usar um frasco pulverizador, use algo que possa derramar água no vaso, como um regador ou um frasco de espremer. Isto porque precisamos fazer uma irrigação profunda para fortalecer seu sistema radicular.
Durante o inverno, somente regue as Echeverias quando necessário ou quando suas folhas apresentarem um sinal precoce de enrugamento.
No verão e em condições de calor, elas precisarão ser regadas com mais frequência. Você saberá se a planta está excessivamente irrigada se as folhas inferiores estiverem ficando um pouco amarelas, encharcadas e translúcidas. E submersa quando as folhas começam a parecer sem brilho ou enrugadas.
Luz
A Echeveria dionysos adora áreas claras e secas, com pelo menos 5-6 horas de luz direta todos os dias a fim de prosperar. Quando não recebem quantidade suficiente de luz, estas plantas começarão a se tornar leguminosas e esticadas tentando alcançar a fonte de luz mais próxima.
Elas produzem flores durante todo o ano quando expostas à luz direta regularmente. Suas folhas também podem se transformar em folhas coloridas expondo-as à temperatura que é mais quente ou mais fria do que a normal ou a que estão acostumadas.
No entanto, quando elas forem replantadas, coloque-as em uma área parcialmente sombreada primeiro por algumas semanas para evitar queimaduras solares.
O mesmo acontece quando são cultivados dentro de casa e depois transferidos para fora. Durante o inverno ou nos meses frios, é necessário usar luz para que eles ainda recebam a quantidade de luz que precisam. Você também pode colocá-las na janela voltada para o sul ou na área mais brilhante da casa.
Temperatura e umidade
As Echeverias Dionysos em geral prosperam em condições secas e quentes, mas não são tolerantes à geada.
Elas precisarão ser trazidas para dentro de casa durante o inverno ou nos meses frios. Você também pode cobri-las com um pano antigeada, especialmente quando as temperaturas de congelamento levarem semanas.
Elas também não gostam de muita umidade, portanto evite colocá-las no banheiro ou na lavanderia quando crescerem em ambientes fechados.
Como elas precisam de luz suficiente para mantê-las saudáveis, é bom usar uma luz crescente durante o inverno ou nos meses frios, quando em ambientes fechados.
Uma boa ventilação na área também é importante para estas plantas, pois ajuda a água a secar rapidamente. A água que permanece no solo por muito tempo pode causar apodrecimento do solo.
Solo
A suculenta dionísio prefere mistura de solo granulado e de drenagem rápida o que evita que a água fique na panela por muito tempo. Um bom solo suculento deve consistir de uma combinação de material orgânico e inorgânico.
O material orgânico inclui compostagem, vermicompostagem , sendo que a medida ideal é 1 parte de matéria orgânica e 2 partes de matéria inorgânica, como perliya, areia grossa ou cascalho e pedra-pomes, para citar alguns.
Se você não quiser misturar sua própria terra ou não tiver alguns destes materiais, você pode comprar uma mistura para vaso. Certifique-se de testar a terra primeiro, mergulhando-a em água. Uma terra ideal deve secar completamente em 2 dias após a rega.
Como Propagar a Echeveria Dionysos
Você pode propagar a Echeveria Dionysos por corte de folhas, sementes, decapitação ou separando os filhotes da planta-mãe.
Para propagar por corte de folhas ou por filhotes, arranque as folhas maduras e os filhotes da planta-mãe suavemente. As folhas amadurecidas são fáceis de remover dos caules, apenas certifique-se de não danificá-las no processo.
A parte de base deve estar em forma de U quando cortada corretamente. Ao propagar por corte de folhas ou decapagem, escolha uma planta-mãe que seja bem hidratada e saudável. Se a planta-mãe não estiver em boas condições, a parte cortada dificilmente sobreviverá.
Deixe a parte cortada secar em uma toalha de cozinha ou você também pode colocá-la diretamente sobre um solo seco. As raízes começarão a crescer após algumas semanas. Ao propagar, é importante colocá-las em uma área sombreada, mas com ventilação suficiente para evitar o apodrecimento.