O Sedum acre é uma planta suculenta de crescimento baixo, de floração perene e nativa da Europa, mas também é encontrada na Turquia, América do Norte, Japão e Nova Zelândia.
Ela pertence à família Crassulaceae e ao gênero Sedum, sendo encontrado em áreas de mato, como bordas de barrancos e fendas de rochas.
Como cultivar o Sedum acre
Tamanho e crescimento
A taxa de crescimento moderado da planta permite que a fábrica se espalhe por uma ampla área. Elas têm uma largura de até 60 cm, mas crescem apenas 5 cm de altura.
Floração e fragrância
Esse tipo de Sedum é caracterizado por folhas arredondadas verdes claras e folhagem sobreposta em hastes curtas semi dobradas.
Na estação da primavera ao verão, os caules se alongam, as folhas adquirem uma leve tonalidade marrom e as flores douradas em forma de estrela não possuem fragrância.
Luz e temperatura
A planta tolera temperaturas variáveis, e por isso cresce em áreas onde muitas plantas não podem, rendendo melhor em pleno sol para áreas com sol parcial e tolera mais luz solar do que muitas outras plantas.
Rega e alimentação
O Sedum acre tem baixa necessidade de água é tolerante à seca condições difíceis de manuseio e vive através de breves períodos secos de umidade do solo. Não requer alimentação ou irrigação frequentes, pois é uma planta que se fertiliza.
É mais seguro para regar e alimentar menos do que correr o risco de exagerar e causar mais danos.
Solo e replantio
A planta cresce no tipo de solo mais pobre, sendo adequada para solos arenosos e argilosos e pode suportar níveis variáveis de pH.
Entretanto, para um crescimento ideal, ela prefere solos bem drenados e leves.
Poda
O Sedum acre requer um mínimo de cuidados e manutenção. Ele cresce bem quando deixado por conta própria e tolera condições difíceis. Ele permanece em folha o ano todo.
Como propagar o Sedum acre
A propagação de novas plantas é feita através de estacas de tronco, ou seja, quebrar um caule (não cortá-lo) e colocá-lo ereto no solo. Além disso, regue frequentemente durante os primeiros meses enquanto estiver estabelecendo raízes.
Uma vez estabelecido, diminua a frequência de irrigação, pois as plantas maduras não precisam de tanta água e até mesmo toleram períodos de seca.
Problemas
O Sedum acre é suscetível a lesmas e caracóis, mas resistente a mordiscar veados e coelhos.
Além de ser comestível em pequenas quantidades,ela empresta um sabor picante às receitas. Portanto, cozinhe plantas maduras antes de consumi-las enquanto as plantas mais jovens têm caules e folhas comestíveis.
Há um risco de problemas gastrointestinais e envenenamento quando ingeridas em excesso.
Uso do Sedum acre
Elas são utilizadas tanto decorativamente como planta caseira e combina bem com outras suculentas.
Ao ar livre, cresce como uma planta pendurada, como uma planta de cobertura de solo para locais quentes e uma versão em pó do Sedum é usada como tratamento para muitas doenças e condições, incluindo o inchaço.