Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




`Pilea-microphylla-1-1

A Brilhantina é uma herbácea, pertence à família Urticaceae, nativa da América do Norte, Central e do Sul, perene, semi ereta com caules e ramos suculentos, de 30 cm de altura e até 60 cm de largura.

Sua ramagem é densa e carnosa. Folhas diminutas, suculentas, glabras, verde-claras, de menos de 1 cm de comprimento.

É uma planta compacta, adequada para locais sombreados ou que recebam apenas o sol da manhã, com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas.

Usada na decoração de jardins margeando canteiros; como bordaduras ao longo de caminhos; para entremear degraus de pedras; como forração de solo; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.

brilhantinas

Cuidados com a Brilhantina
A brilhantina não tolera geadas.  Seu cultivo deve ser a meia sombra, porém se desenvolve a pleno sol. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, bem fofo e drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Durante outono-inverno, deixar o solo secar entre as regas.

Deve ser plantada com espaçamento, entre uma planta e outra, de mais ou menos 25 cm.

Suporta podas sem problemas, como é uma espécie que se espalha, ficará mais bonita quando replantadas anualmente no início da primavera.

_Pilea_microphylla

Propagação
Multiplica-se por semente e facilmente por estacas estacas de caule na primavera e por divisão de touceira.

A estaca deve ser posta para enraizar em solo arenoso e úmido, em local protegido do sol.

montanhas

.

Cycas-Circinalis

Muito apreciada por paisagistas, a cyca é uma palmeira que requer cuidados básicos específicos e que é capaz de embelezar o ambiente!

Cycas circinalis, também conhecida como palmeira-samambaia, é um arbusto perene, semilenhoso, pertence à família Cycadaceae. A planta, com folhas longas e curvadas, é muito apreciada na ornamentação e paisagismo, e pode chegar a 3 m de altura.

As Cycas circinalis são tão antigas, que datam da época dos dinossauros, consideradas, por isso, verdadeiros fósseis vivos!

Podem ser usadas em jardins, isoladas ou em grupos, bem como, em grandes vasos. Além disso, possuem exemplares fêmeas e machos.

Inflorescências masculinas produzem cones alongados, de cor marrom alaranjado, que surgem no topo da coroa, enquanto as plantas femininas produzem sementes globosas, de cor marrom ou alaranjadas, localizadas em folhas especiais que crescem no topo da coroa.

Desse modo, se você está interessado em ter um Cyca em casa, saiba quais as principais dicas para obter sucesso no cultivo da planta. Confira.

palmeira-samambaia-cycas-circinalis-1

Clima
Os climas mais favoráveis para o plantio da espécie são o tropical, o subtropical e o temperado, por isso se adapta muito bem a maioria das regiões brasileiras. A planta prefere o clima quente e úmido e não tolera geadas.

Luminosidade
As condições de luminosidade devem ser boas. Pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Cyca circinalis

Solo
O ideal é que o solo para plantio seja fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Desse modo, adube a terra com composto orgânico apropriado e coloque um pouco de areia para manter o substrato menos compacto.

Para o cultivo em vasos, certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedrisco no fundo antes de adicionar o substrato.

Regas
As regas devem ser periódicas, de forma a manter o solo levemente úmido. Não encharque demais a terra, pois o acumulo de água contribui para o apodrecimento das raízes.

Adubação
As adubações podem ser semestrais, com esterco de gado bem curtido ou torta de mamona, e são indispensáveis, já que contribuem para o bom desenvolvimento da planta que ficará mais forte, saudável e menos suscetível a pragas e doenças.

Podas
Não há necessidade de se fazer podas. Apenas remova as folhas quando estiverem secas.

folhas no lago

brinco_de_princes1

Delicada e com uma bela combinação de cores vibrantes, a flor brinco-de-princesa promete dar um ar todo especial na decoração da sua casa.

Isso porque a espécie possui características que dificilmente passam despercebidas aos olhos, além de ser um atrativo também para pequenos pássaros e borboletas.

Sendo assim, para não errar na hora de cultivar essa belezinha, vale seguir as principais dicas que separamos com relação aos cuidados básicos que devem ser empregues em seu plantio.

Mudas
As mudas podem ser adquiridas em floriculturas, viveiros ou lojas especializadas. Os preços, em geral, são acessíveis. Escolha as mais fortes, saudáveis e bem desenvolvidas.

Luminosidade
Escolha um local da sua casa que receba bastante luz solar direta, pois a planta precisa de boas condições de luminosidade para se desenvolver. Pode ser cultivada a sol pleno ou a meia sombra.

Vaso e substrato
Selecione vasos de bom tamanho e que apresentem orifícios de drenagem. Essa espécie também fica belíssima em vasos suspensos. Com relação ao substrato, o ideal é uma mistura de areia grossa e terra vegetal.

Você também pode usar uma mistura de substratos próprios para plantas ornamentais, que podem ser encontrados em lojas especializadas.

brinco-de-princesa

Regas
Ela não precisa de muita água para se desenvolver, mas é importante que você mantenha o solo sempre úmido, principalmente no verão.

Regue a planta uma vez por semana e evite encharcar o substrato, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes, o que levará a planta a morte.

Adubação
Faça adubações periódicas com matéria orgânica. Isso vai deixar sua plantinha saudável, além de favorecer a floração.

Brinco-de-princesa-Podas
Faça podas de limpeza apenas para retirar folhas e flores secas. Se você quiser dar um formato específico à planta, pode fazer podas mais trabalhadas. Para podar, use uma tesoura de jardinagem e corte as pontas das folhas, deixando-as no tamanho que desejar.

flores-abrindo-gig11