Se sua avenca está inteiramente seca porque você esqueceu-se de regar, saiba que ainda há possibilidade de reverter essa situação.
As avencas são plantas muito belas, porém frágeis, que merecem dedicação especial. Além disso, elas não de adaptam bem a locais muito quentes, e por isso, são mais exigentes com relação a condições de luminosidade e regas. Seus caules e folhas finíssimas necessitam de solo úmido, para que se desenvolvam de forma adequada.
A planta ainda é tida por muitos como um “amuleto” contra o mal olhado. Desse modo, vale a pena cuidar com carinho da sua avenca, não é?
Se ela está inteiramente seca porque você esqueceu-se de regar, saiba que ainda há possibilidade de reverter essa situação. Todavia, se ela secou em virtude de outros motivos, como por exemplo, devido ao ataque de pragas, pode ser que os métodos utilizados aqui não sejam totalmente satisfatórios.
De qualquer forma, não custa tentar! Se necessário, faça uma pesquisa mais aprofundada e tente descobrir as possíveis causas. Mas agora, vamos às dicas para salvar sua avenca.
Faça a poda
Retire todas as folhas e caules secos da planta. Caso não dê para salvar nada, retire tudo, podando bem rente ao solo.
Regue a planta
Isso mesmo! Se ela secou por falta de água, o ideal, neste caso, é colocar a planta debaixo da torneira e deixar a água correr por cerca de 10 minutos. Decorrido o prazo, desligue a torneira e espere cerca de duas horas até que toda a água escoe do vaso.
Novo vaso e substrato
Depois que toda a água escoar, retire o torrão com a planta e separe. Escolha um novo vaso de tamanho maior que apresente sistema de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo do recipiente e depois preencha com um novo substrato.
Faça a adubação
Adicione farinha de osso ou torta de mamona na terra nova e misture bem. Isso é imprescindível para que sua plantinha cresça novamente, afinal, a adubação vai acelerar o processo de desenvolvimento, dando mais força à planta.
Depois que a terra estiver preparada, coloque o torrão com a avenca e regue novamente. Aí é só deixar o vaso à meia sombra, regando pelo menos de 4 a 5 vezes na semana, até que os brotos comecem a sair.
Em alguns meses, a planta estará linda e vigorosa novamente. Dessa vez, não se esqueça de tomar os devidos cuidados para que ela fique sempre bem, contribuindo ativamente tanto para ornamentar a sua casa, como também, para transmutar energias.