A cosmos é uma planta muito popular. Ainda que você não a conheça pelo nome, é muito comum que já tenha visto essa espécie nos jardins de espaços como escolas, igrejas, parquinhos, entre outros.
É uma flor muito utilizada para formar maciços decorativos no jardim, pois apresenta um aspecto visualmente interessante quando plantada em grupo.
Outro uso comum é o cultivo junto a cercas e muros. Também há cultivares de cosmos-anãs, que podem ser facilmente plantadas em vasos e jardineiras.
Características do Cosmos
A planta é originária da América do Norte, mais especificamente do México e do sul dos Estados Unidos e também é conhecida como “cósmea”.
A cosmos é uma planta que possui folhas muito finas e divididas, com caules bastante ramificados, característica que transmite delicadeza. Apesar disso, ela é muito resistente e, dependendo das condições de cultivo, alcança tamanhos consideráveis.
Algumas variedades de cosmos podem ultrapassar até mesmo 2 m de altura. Porém, devido às condições de cultivo, a média costuma ser de 30 cm a 1 m.
As flores, que geralmente possuem de 5 a 10 cm de diâmetro, podem ser vermelhas, violeta, brancas, cor de rosa ou ainda em tons intermediários.
Como plantar cosmos?
A propagação é feita através de sementes. Coloque-as no local definitivo, a uma profundidade de até 0,5 cem no solo.
O processo completo de germinação acontece geralmente dentro de uma ou duas semanas.
Para cultivos em solo, o espaçamento é de 30 a 60 cn. A distância pode variar de acordo com a altura da variedade escolhida.
Solo para cosmos
A cosmos também cresce bem em solos relativamente pobres. Em solos muito férteis, crescem muito mas produzem poucas flores.
É uma planta bastante tolerante quanto ao solo, mas o ideal mesmo é um solo bem drenado, moderadamente fértil e com pH entre 6,5 e 7,5.
Regas
É importante manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. A cosmos é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca.
Clima e Iluminação
Para o bom desenvolvimento da espécie é preciso que ela tenha contato com luz solar direta por várias horas diárias. Como se trata de uma planta de clima quente, ela não suporta baixas temperaturas e nem geadas.
Época de floração e ciclo
A floração da cosmos depende muito da época de plantio. Geralmente começa a florescer aproximadamente dois meses após a germinação. São plantas de ciclo anual.