Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Vermiculita

A vermiculita é um dos substratos mais usados no cultivo, considerado um componente chave para a manutenção da hidratação das plantas. Aumentar o uso de vermiculita no substrato é uma boa opção para plantas que ficam sob estresse hídrico, já que este mineral tem alta capacidade de retenção de água.

A sua origem é de uma rocha da família das micas quando aquecidas a 1000º C, de modo que a sua composição possui propriedades hidrofílicas que auxiliam na drenagem e retenção de água e, portanto, na regulação da absorção de ar e nutrientes.

A vermiculita pode ser encontrada em lojas especializada, físicas ou virtuais, e normalmente é comercializada na forma de mistura com outra substância chamada perlita.

Mas porque é tão importante fazer o uso da vermiculita? Para conseguir garantir, que as suas plantas fiquem sempre saudáveis, e com ajuda desse componente vão conseguir crescer mais fortes.

Primeiro, é necessário saber o que é Vermiculita, é um tipo de mineral que ao ser misturado com à terra. Vai conseguir a deixar mais soltinha, e também evitar que ela se torne mais compacta, causando um sufocamento das raízes que vão morrer devagar.

Em seguida, é necessário saber os motivos de usar a Vermiculita, um deles é o fato que impede que à terra fique compactada. Ela fica com um aspecto mais soltinho, para que as raízes consigam crescer, e não acabam sufocadas devido à pressão da terra.

Agora, ela pode ser encontrada em qualquer lugar, principalmente nas lojas para jardinagem. Em geral, o preço não é muito alto, mas depende da quantidade, que vai ser necessária para colocar dentro do seu vaso pode acabar custando muito mais.

Portanto, uma das melhores razões para usar ela, é para plantas que são jovens ou que tem raízes frágeis. E ela também consegue impedir que a água acabe se acumulando na terra, porque Vermiculita deixa espaço para que a água possa ser toda drenada.

Vermiculita

Logo, para fazer o uso de Vermiculita, deve-se observar o tamanho do seu vaso. Acontece, que quanto maior for o vaso, mais dela sendo necessária para colocada, e também conseguir fazer a sua função e para ter certeza do valor é um cálculo simples.

Agora, se o seu vaso tem 10 l, a Vermiculita deve tomar pelo menos 1 l. Enquanto, que os outros 9  l, deve ser composto de 4 l de húmus de minhoca e o resto de terra orgânica. Ao fazer isso, consegue ter uma conta boa, em cada tipo de vaso.

Por último, saiba que ela é essencial para jardinagem, no modo de fazer sementes e mudas. Ao fazer uso dela com à terra, vai garantir o crescimento da semente e também das mudas, porque tem raízes muito frágeis.

folhas no lago