Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cyclamen persicum1

O ciclame, uma planta herbácea que pode atingir até 20 cm de altura, ou seja, seu porte pequeno possibilita acomodá-la em qualquer cantinho, desde que seja um local bem iluminado.

Sua floração, de grande interesse ornamental, acontece geralmente nos meses de inverno, e sua propagação é feita por sementes. Em regiões de clima mais frio, o ciclame pode ser cultivado como bordadura de canteiros e como forração em jardins.

Também conhecido como Ciclame da Pérsia ou Ciclame de Alepo, o Cyclamen persicum, como foi batizado cientificamente, pertence à família das Primuláceas e tem origem nas Ilhas Gregas.

É uma ótima opção de planta com flores para ambientes internos também, principalmente aqueles onde se precisa de concentração, tranquilidade e relaxamento, como escritórios e consultórios.

Cyclamen persicum

Como cuidar
O ciclame é uma planta de meia-sombra, porém precisa de muita luz indireta para florescer. Não é aconselhável tomar sol direto entre 11h e 17 h. Esta espécie prefere um clima mais ameno e frio, quando consegue sua melhor produtividade.

Regas
É uma planta que gosta de água, mas não tolera o solo encharcado. Invista nas regas apenas duas vezes na semana, sempre nos horários mais frescos do dia. No inverno, pode até reduzir essa quantidade de água se o solo estiver úmido.

Como cuidar do ciclame em vasos
A espécie prefere solo argiloso. Quando plantada em vasos, a mistura de solo recomendada é de duas partes de terra comum de jardim, duas de terra orgânica vegetal e uma de areia média lavada.

Cyclamen persicum

Em canteiros
Em extensos gramados, o ciclame também pode ser plantado em maciços, sempre com limitador de grama para sua proteção no momento da manutenção.

Flores
Suas flores são muito delicadas, acetinadas, e podem assumir diversas cores, como branco rosado, rosa e vermelho, as quais brotam de rizomas (tubérculos) onde conseguem armazenar grande quantidade de energia.

flores-abrindo-gig11

Chlorophytum_comosum

A Chlorophytum comosum, mais conhecida como clorofito ou gravatinha no Brasil, é uma planta perene nativa da África do Sul. É uma planta popular por ser fácil de cuidar, podendo sobreviver com poucos cuidados.

Dicas para cuidar de Clorofito
A clorofito quando saudável pode atingir 60 cm de altura e suas folhas atingem 30 a 45 cm de comprimento, crescem e arqueiam, deixando um aspecto muito bonito. Suas folhas são verdes nas bordas com risca branca no centro.

Possui uma outra variedade, a Chlorophytum comosum variegatum cujas folhas são verdes mais escuras e tem riscas brancas nas bordas. Produz pequenas flores brancas em formato de estrela, e após floração aparecem pequenas mudas da planta ao longo das inflorescências.

A planta gosta de temperaturas entre 15 e 24°C, mas não suporta temperatura muito fria. Pode ficar em local bastante iluminado mas sem luz direta do sol, que queima suas folhas.

clorofito

Coloque em vaso bem drenado com qualquer tipo de substrato que seja bem drenado, leve, rico em matéria orgânica. O recomendado é que o vaso fique pendurado, pois a beleza está nas suas folhas caírem em volta do vaso.

Pode ser propagada por separação de mudas formadas nas inflorescências ou por divisão de rizoma (tirando parte da planta mãe).

Também pode ser necessário o replantio na primavera, quando a planta estiver grande demais para o vaso atual. Se notar que as raízes estão saindo pelos furos do vaso, então pode ser hora de trocar.

Folhas marrons são comuns e não prejudicam a planta, pode ser causado pelo flúor presente na água da rega. Esse flúor faz acumular sal no solo. De vez em quando regue bem com água filtrada ou água destilada deixando a água drenar pelo vaso, isso ajuda a remover o excesso de sais.

Chlorophytum comosum

Quantidade de água para clorofito
Ela é uma planta que gosta de água, principalmente entre a primavera e verão, portanto regue regularmente, para manter o solo úmido. No inverno reduza a rega.

Lembrando que a clorofito é tolerante à seca, mas não ao excesso de água.

Ela não gosta de ar muito quente, irá afetar suas folhas. Se o tempo estiver muito seco, borrife as folhas com água para aliviar, principalmente no verão.

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a planta Chlorophytum comosum não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas mesmo assim tenha cuidado e evite que seu amigo coma, pois ele pode ficar engasgado.

cachoeira_2