Orquídea é uma planta da família Orchidaceae, pertence a ordem Asparagales, é uma das maiores famílias de plantas que existem. Possui diversas formas, cores e tamanhos. Sua predominação se dá nas áreas tropicais do planeta.
Além disso, seu uso é na maioria das vezes ornamental, e é aí que ela se destaca mais. O único uso desta natureza é na produção de baunilha, a partir do fruto de algumas espécies. Mas sua beleza atrai interessados e amantes por folhagens, pois sua beleza é formidável.
Conheça a orquídea para plantar no chão
Estas plantas são conhecidas, portanto, como orquídeas terrestres, pois crescem diretamente em solo, basicamente em húmus e folhas que estão caídas em florestas.
Na natureza seu crescimento é em solo fértil, onde o húmus absorve bastante umidade e nutrientes para a orquídea.
São poucas espécies de orquídea terrestre vendidas, pois a grande maioria se encontra na natureza. Em nosso país o Brasil, são encontradas algumas destas espécies, que são cultivadas comercialmente.
Por ser uma planta barata de cuidar, a procura por ela teve um aumento, assim obtendo um destaque maior entre os paisagistas.
Como cuidar das orquídeas terrestres?
Existem alguns cuidados que você precisa tomar com esta planta. Confira então, a seguir, as dicas que iremos passar a seguir.
Temperatura e ventilação
Elas devem possuir ventilação adequada, mas tomando o cuidado de não serem expostas a ventos fortes. Em caso de frio extremo, as orquídeas terrestres adormecem então por um ano, sem dar flor. Mas a questão da temperatura varia de cada espécie.
Adubação e Substratos
Em solo natural, elas não necessitam de adubação, pois a própria natureza se encarrega disto. Portanto, tome muito cuidado, não adubando em excesso, sempre use húmus e terra vegetal.
Regas e iluminação
A iluminação é natural, já a quantidade de água se dá, com um teste, afunde o dedo no solo e verifique a umidade. Se seu dedo sair seco coloque água, se sair úmido espere mais um dia, a regra é, portanto, de duas a três vezes por semana.
Dica extra
No caso de plantio, elas podem ser colocadas diretamente no solo, ou em vasos e canteiros, utilizando húmus e casca fina de arvores e terra vegetal. Compostos orgânicos são sempre importantes para a planta.
Se for plantada em vaso, procure escolher um bem grande, pois elas crescem bastante. Já se for diretamente no chão, só faça então um buraco e coloque-a dentro, cuidando da adubação adequada.
Não se esqueça, entretanto, de ir verificando o ambiente, se ele está limpo, possui iluminação e ventilação. Isso porque todo cuidado é essencial com sua orquídea para plantar no chão.