A Pitaya também conhecida como fruta dragão (Hylocereus polyrhisus, Hilocereus megalanthus, Selenicereus undatus), da família dos cactos epífitos é nativa da América Central e México.
A floração da flor da Pitaya tem uma das características mais únicas do mundo, visto que sua floração é um espetáculo que ocorre entre 8 e 12 horas, na época do verão e somente no período noturno, visto que, a mudança maior de temperatura incentiva a floração.
Desse modo, essa floração especial motiva muitos curiosos e apreciadores a ter essa planta em casa. Confira a seguir mais cuidados e curiosidades únicas.
Como cultivar
A planta é ótima para o cultivo devido a alta adaptabilidade de lugares, crescendo em vasos, canteiros ou jardins, além do fácil manejo e cuidados.
Desse modo, para o cultivo é preciso produzir mudas com as sementes que podem ser extraídas do fruto. Sendo assim, as sementes começam a germinar de 8 a 12 dias após o plantio.
Após 5 meses, as mudas estarão prontas para o plantio no local final ou vaso escolhido, no entanto o vaso deve possuir boa drenagem e uma profundidade de no mínimo 40 cm.
Clima ideal
Devido a sua origem ser de regiões tropicais, a Pitaya é uma planta que se adapta bem a climas mais quentes, com temperaturas entre 18ºC e 28ºC. Se você mora em regiões mais frias, o ideal é cultivar essa planta em estufas ou locais aquecidos.
Iluminação e rega
Outros pontos importantes no cultivo de sua Pitaya é a quantidade de luz solar e quanto deve ser regada. Dessa forma, por sua origem em climas quentes, essa planta necessita de luz solar direta por pelo menos 10 horas todos os dias.
Quando se trata da irrigação, a Pitaya não demanda abundância de água. Seu solo deve ficar úmido, porém não encharcado, por isso, todo cuidado é pouco na hora de regar. Então, o ideal é que a irrigação ocorra três vezes na semana com intervalo entre os dias.
A planta se propaga por estaquia dos ramos ou sementes. Para estaquia basta 3 cm de solo, mas é bom deixar preparado um berço de 30 x 30 cm com solo arenoso e leve, misturado com esterco.
Pode ser plantada em vaso também. Use de preferência adubo orgânico (esterco, pó de rocha, calcário, cinzas de lenhas). Faça isso na primavera, no verão e no outono.
Propriedades medicinais
Além da beleza única de sua flor, sua fruta representa outro grande atrativo dessa planta. Visto que, sua fruta além de contar com sabor delicioso traz benefícios à saúde devido a sua propriedade medicinal antioxidante, que ajuda também na digestão, no combate a diabetes e colesterol e aumenta a imunidade.