A Flor-de-maio é um cacto originário da Mata Atlântica do sudeste do Brasil, crescendo em rochas e sobre troncos e galhos de árvores.
O nome popular deste cacto varia de acordo com o local e a respectiva data em que floresce: por exemplo, é chamado de Flor-de-maio ou cacto-da-páscoa no hemisfério sul, e cacto-de-natal no hemisfério norte. Em algumas regiões, é conhecida como flor-de-seda.
Este cacto de floresta e seus híbridos resultantes do cruzamento com outros cactos do mesmo gênero são plantas populares em vasos e jardineiras do mundo todo, devido a facilidade de cultivo e ao tamanho, forma e cor de suas flores, que são produzidas abundantemente em um período relativamente curto no outono.
Como cultivar
Escolha um solo bem drenado, leve, fértil, levemente úmido, com sombra parcial e boa luminosidade. Evite água em excesso, já que isso pode favorecer o surgimento de doenças e o apodrecimento completo da planta.
Faça o replantio em vasos a cada três anos e evite temperaturas muito altas ou baixas. Confira mais informações sobre ela:
Iluminação
Sombra parcial com boa luminosidade. Pode tolerar luz solar direta, mas a planta pode ser prejudicada por alta intensidade luminosa e altas temperaturas
Irrigação
O solo deve permanecer sempre levemente úmido. Pode suportar curtos períodos de seca fora da época de floração. Água em excesso pode favorecer o surgimento de doenças e o apodrecimento da planta
Solo
Bem drenado, leve e fértil. A faixa de pH ideal do solo é de 5,5 a 6,2
Época de floração
Outono ou início de inverno. A floração é induzida por noites longas e temperaturas entre 10°C e 20°C. Temperatura elevada durante a floração pode fazer as flores caírem
Ciclo de cultivo
Plantas perenes. É recomendado replantá-las nos vasos a cada três anos
Propagação
Por estaquia, destacando pedaços das plantas, que enraízam facilmente quando plantados em solo úmido. Por sementes – Podem ser semeadas superficialmente no solo. No entanto, o crescimento das mudas é lento.
Características
As flores podem ser de vários tons de rosa ou podem ser de cor laranja, amarelo-pálido, branca ou vermelha. Quando polinizadas, as flores produzem pequenos frutos de 1 ou 2 cm que adquirem uma forte coloração rosada quando maduros.
Esta planta pode chegar a 30 cm de altura, mas tem um sistema radicular relativamente pequeno, e pode ser cultivada até mesmo em vasos com 10 cm de diâmetro.