Seja em pequenos vasos dentro de casa ou como planta de forração no jardim, a Tradescantia zebrina sempre se destaca por conta de sua bela folhagem.
Uma das melhores maneiras de cultivar essa planta é em vasos suspensos e jardins verticais, conforme seus galhos vão crescendo, eles caem para fora do vaso formando uma cortina de folhas muito ornamental.
Não precisamos de vasos grandes para cultivar essa planta, mas é claro que quanto mais espaço melhor. Um substrato rico em matéria orgânica é fundamental.
As regas devem ser moderadas para manter o solo levemente úmido são o suficiente. O vaso pode ficar em um local que receba sol direto ou em local de meia sombra.
Ela se espalha com bastante facilidade, então se for plantada em um jardim vertical com outras plantas, é preciso ter atenção para que ela não prejudique o desenvolvimento das outras plantas.
Não é preciso muitas mudas para ter um vaso cheio, seus galhos vão crescendo para todos os lados e em pouco tempo a planta já estará ocupando todo o vaso.
Uma dica é guiar o crescimento dos galhos por cima do vaso nas primeiras semanas, assim a planta vai ocupar rapidamente todo o vaso.
As podas são fundamentais para estimular seu crescimento, e ao fazer as podas, podemos aproveitar os galhos cortados para replantar em espaços vazios do vaso ou do jardim vertical, pois essa planta se multiplica facilmente pela estaquia de galhos.