Nascida na Ásia, a camélia é um arbusto da família Théaceae com folhas alternadas e acetinadas. Dependendo da espécie, as flores de camélia desabrocham do outono até à primavera.
Amante de locais abrigados, climas amenos e solos ligeiramente ácidos, tem a particularidade de odiar as correntes de ar.
O plantio é feito longe da geada, no outono ou na primavera, cavando um buraco com o dobro do tamanho da raiz e, em seguida, adicionando em partes iguais substrato para plantas ácidas e terra rica em húmus. Regue abundantemente no final do plantio.
Ao plantar camélia em vaso, não negligencie a camada de bolas de argila para permitir a drenagem. As etapas são idênticas ao plantio no solo.
Assim como várias outras plantas, podem ser encontradas em inúmeras variedades e híbridos. A planta da camélia é bastante bonita, principalmente por ser um arbusto formado por uma folhagem brilhante – suas folhas são elípticas, cerosas e coriáceas, podendo ser serrilhadas ou denteadas.
Tal folhagem se mantém firme por todo o ano. Seu tronco é lenhoso. Suas flores são solitárias, podendo ser dos mais diversos tipos: você encontra flores grandes ou pequenas, de pétalas simples ou dobradas e de cores variadas, como:
Camélia branca
Camélia rosa
Camélia vermelha
Embora essas cores sejam as mais comuns, é possível visualizar as flores de camélia bicolores.
São flores resistentes e podem ser colhidas para decoração de arranjos florais, especialmente compondo com outras flores. No entanto, é fundamental que você não toque nas pétalas caso queira que as camélias durem vários dias com a mesma beleza.
Se tocadas, manchas escuras começam a aparecer pelas pétalas da camélia, o que pode comprometer significativamente o visual desta incrível planta.
Cultivo e manutenção de camélias
A camélia aprecia muita umidade. Se não mora numa região úmida, precisará regar assim que estiver quente ou investir numa rega gota a gota. A cobertura morta também limitará a evaporação.
Em vasos, o reenvasamento é recomendado a cada 2 ou 3 anos para permitir que a camélia floresça em boas condições.
No inverno, deve-se proteger a camélia pois as raízes são sensíveis ao frio. Para fazer isso, cerque os vasos com um plástico de bolhas ou filtro de palha e cubra as camélias no jardim com uma camada espessa de casca de pínus.
Poda da camélia
A poda da camélia não é necessária, a menos que queira dar-lhe uma forma particular. Em alguns cultivares brancos, a chuva torna as flores castanhas após uma chuva torrencial. Portanto, pode-se considerar a remoção das flores quando estiverem estragadas.
A poda é feita no fim da floração, entre fevereiro e abril para as camélias japonesas.
Doenças e parasitas da camélia
Se a folhagem começar a amarelar e cair, não há necessidade de culpar nenhuma praga: é mais provável que a causa seja o excesso de calcário no solo. Esta clorose pode ser controlada adicionando terra para plantas ácidas e pulverizando com anti-clorose.
Vigie regularmente a presença de “depósitos de cinza” nas folhas da camélia: este fungo fuliginoso atesta a presença de cochonilhas. Evite a invasão borrifando uma solução de sabão preto na folhagem e regando preventivamente com água destilada.