A flor-de-mel é uma planta popular e bem presente nos jardins, devido à sua delicadeza e beleza. Seu nome faz jus ao perfume que exala de mel, líquido esse produzido pelas abelhas, que emana de suas flores. Seu aroma atrai desde crianças e adultos, até insetos por perto.
Com pétalas arredondadas, a flor-de-mel não precisa de muita dedicação em sua manutenção. Por isso, ela é uma ótima opção para leigos e amantes do assunto com menos experiência.
A herbácea nativa do continente europeu é cultivada na primavera, mas tem floração durante o verão, e em parte do outono. Ela pode ser plantada com uso de sementes ou mudas.
A planta de pequeno porte atinge uma altura média de 30 cm, e apresenta um diâmetro médio de 40 cm. É possível encontrar a coloração da flor branca, rosa, rosa clara, alaranjada e roxa.
Ela não é uma planta tóxica. Suas flores são comestíveis, mas é importante que tenha cuidado com o consumo.
Como plantar a flor-de-mel?
A flor-de-mel pode ser plantada em canteiros e jardineiras, ficando pendente, com os caules rastejantes que ficam pendurados pelas bordas. Com isso, eles criam uma espécie de cascata, gerando um belo efeito.
Para seu perfeito florescimento, invista em um solo composto por matéria orgânica. A planta gosta de meia sombra e sol pleno.
Para um melhor resultado, é necessário fazer regas regulares, que colaboram para o seu desenvolvimento.