Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cymbidium_PP

Originário da Ásia, o gênero de orquídeas Cymbidium apresenta cores vibrantes e é amplamente comercializado no Brasil.

Sua floração ocorre predominantemente no inverno, sob a forma de longas hastes repletas de flores das mais variadas cores, que incluem o amarelo, rosado, verde e vinho.

Adaptadas ao clima frio, as espécies exigem uma queda de temperatura entre o final do verão e o início de outono para florescer durante o inverno.

É sob esta circunstância que alguns cultivadores recorrem ao método de regar a planta com água gelada, principalmente à noite, ou adicionar cubos de gelo ao vaso, para tentar simular esta queda de temperatura, durante o outono e inverno,

Nem sempre o método funciona, principalmente em localidades de clima muito quente ou em regiões litorâneas. Para evitar todo trabalho e expectativa, o ideal é sempre cultivar as plantas mais adequadas ao clima e às condições de cultivo que podemos oferecer em nossas cidades.

Cymbidium híbrido

Durante a floração, os cuidados devem ser redobrados. É importante que o Cymbidium não sofra com falta de água, já que sua haste floral e os botões encontram-se em fase de formação.

Também convém evitar ficar mudando a orquídea de posição, em relação à fonte de luminosidade, sob o risco de a haste e as flores ficarem sem uma orientação definida, assumindo uma aparência tortuosa.

Outra especificidade desta orquídea é a possibilidade de cultivá-la como planta pendente. A espécie pode ter o crescimento vertical, semelhante a outros gêneros da família de orquídeas, ou pendente, criando um efeito interessante na decoração da sala de jantar, varandas, terraços ou até mesmo no seu jardim externo.

borboletas044

Polianthes tuberosa

Muito usada na perfumaria, a Tuberosa ficou conhecida pelo aroma de suas flores, que aparecem pouco antes do verão e persistem por todo o outono.

Nas cores branca ou creme, mesmo em arranjos, elas podem perfumar um ambiente durante semanas. De suas raízes, é extraído um óleo usado para fazer perfumes, incensos e até medicamentos.

Conhecida também como angélica, angélica-de-bastão e jacinto-da-índia, a espécie é muito popular neste país, onde simboliza pureza e é frequentemente escolhida para casamentos, guirlandas e rituais.

No paisagismo, é indicada para adornar áreas de convivência, como varandas, pátios ou próximo a portas e janelas. Também pode ser plantada em vasos, mas o efeito do cultivo solitário não é tão interessante como nos canteiros.

A tuberosa deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil e drenado, enriquecido com matéria orgânica.

tuberosa

Dê preferência a um solo feito a partir de uma mistura de elementos, que permita o escoamento total da água durante a irrigação: o excesso de umidade no solo pode levar ao surgimento de fungos.

Na hora do cultivo, o bulbo deve ser enterrado em uma cova a 5 cm de profundidade, com a ponta mais fina para cima. Lembre-se de deixar um espaçamento de, no mínimo, 10 cm entre as plantas. O florescimento costuma acontecer em até 90 dias.

florlago