A alamanda é uma planta ornamental, trepadeira, originária do Brasil mas cultivada no mundo inteiro. A sua popularidade deve-se ao fato de que ela combate pragas devido à sua toxicidade, sendo um pesticida natural.
A floração da alamanda pode ser amarela, rosa ou roxa. É uma planta muito utilizada no paisagismo também por conta de sua beleza exuberante, e costuma ser mais encontrada em territórios ao norte e nordeste do Brasil.
Como cuidar de alamanda
Se você deseja cultivar um pé de alamanda amarela em casa, deve tomar alguns cuidados importantes para garantir a beleza da planta:
* A planta precisa estar exposta à luz do sol direta e deve-se evitar plantá-la próxima a cercas e muros frágeis, uma vez que a ramagem da alamanda é tão vistosa que pode acabar sendo pesada para essas construções mais fragilizadas.
* O solo ideal para o cultivo de alamanda precisa ser bem drenado e com adubo orgânico composto (de adubo animal e folhas decompostas) rico em fósforo para ajudar na florada. Abra uma cova, coloque húmus de minhoca, adubo granulado NPK 10-10-10, dessa forma, você garante que a sua planta nasça forte e rapidamente.
* A alamanda é uma planta que cresce principalmente em climas quentes, e nesses casos faz-se necessário regá-las frequentemente. O ideal é regá-la regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Em climas mais amenos a frios, basta regar a planta quando não houver chuvas.
* A alamanda é uma planta que floresce o ano inteiro – mas desenvolvendo-se muito melhor em época de primavera e de verão, por conta da luz do sol e do calor. Reforçamos a necessidade da planta de receber luz direta para o seu bom desenvolvimento.
Como podar a Alamanda
A planta é de médio porte, podendo chegar até mesmo a 3 metros de altura quando cultivada de maneira adequada – mas esse crescimento é gradual e moderado, o que permite o jardineiro acompanhá-la e podá-la melhor.
* Por ser uma trepadeira, a alamanda precisa de podas de formação ou de condução para que cresçam direcionadas ao lugar de sua preferência. Mas atenção: as podas só podem ser feitas após a floração.
A Alamanda é uma planta tóxica
Um cuidado fundamental é decidir aonde plantar a muda de alamanda, uma vez que a planta possui certo grau de toxicidade, que falaremos mais à frente. Certifique-se de plantar a sua alamanda longe do contato e do alcance de crianças e pets como cachorros e gatos.
No entanto, uma precaução essencial deve ser tomada na hora de plantar sua muda de alamanda. A beleza da planta esconde seu potencial tóxico que está presente no látex resinoso e venenoso, por toda a planta.
Em contato com a pele, esse látex pode causar o aparecimento de dermatites e outras doenças da pele. Esse alerta vale não apenas para a alamanda amarela, mas também para a alamanda roxa e outras plantas da mesma espécie.
Em casos de ingestão da planta, os efeitos colaterais são náuseas, vômitos, diarréias, cólicas e consequente desidratação.
Como fazer pesticida de alamanda
É esse mesmo veneno tão tóxico para os humanos da alamanda que a torna um verdadeiro pesticida natural contra pragas de jardim, principalmente pulgões e cochonilhas:
* Recolha as folhas da alamanda e faça um chá.
* Espere a água esfriar e, com a ajuda de um borrifador, espalhe o líquido na vegetação atacada pelas pragas.
* Faça o uso desse procedimento quantas vezes forem necessárias para a recuperação da planta.
Cuidados essenciais com o pesticida de alamanda
Tome cuidados extras na hora da aplicação e depois: lembre-se de utilizar luvas na hora de cortar as folhas para preparar o chá, não reutilize o borrifador para outras finalidades e faça a completa higienização das mãos e braços quando terminar de mexer com a planta.
O chá deve ser preferencialmente aplicado em um dia sem sol ou no início da noite, e não deve ser guardado para ser reutilizado posteriormente pelas características voláteis do composto.
Outra precaução é não aplicar o chá nas plantas em épocas de chuva, pois diluiriam o pesticida e diminuiriam sua eficácia.