Se você já errou com as suas suculentas, você não pode deixar de ler esse artigo. Vou te mostrar os erros mais comuns em suculentas, para que você não cometa mais eles, nunca mais.
Primeiro grande erro
Deixar num ambiente quase sem janelas.
Você acha aquela suculenta linda, você quer deixar ela lá num lugar bem vistoso do escritório, ou então da sua casa, e no fim das contas aquele lugar não tem luz suficiente.
Sua planta começa a ficar meio fraquinha, ela começa a ficar um pouco doente, começa a ficar toda esticada, e também começou aparecer pragas.
Esses são sinais de falta de luz na suculenta. E é um dos erros muito comuns nos cuidados dessa espécie de plantas.
As suculentas precisam de luz, e muita luz. E algumas delas precisam, inclusive, de grande quantidade de sol direto nas folhas delas.
Nesses casos, vale você levar de vez em quando sua suculenta para uma área iluminada ou deixar ela perto da janela mesmo, onde bate sol de vez em quando.
Ou então deixar alguns dias ela em um ambiente externo onde pega bastante luz. Ou ainda deixar pelo menos na janela de vez em quando, para que ela intercale períodos de bastante luz, com períodos de menos luz.
Segundo grande erro
Rega em excesso
Você ama sua suculenta, você olha para ela e diz: “nossa quanto amor”! Mas aí você pega o regador e pensa assim: ‘ah, então vou regar ela direitinho, eu não vou errar! Não vou deixar ela morrer seca de jeito nenhum’
E com isso acaba regando com frequência demais, deixando sua suculenta um pouco encharcada.
A pequena plantinha não aguenta esses ambiente encharcados, porque a raiz dela acaba começando apodrecer.
Então, aquele seu amor todo acaba se tornando desastre!
A regra geral é você esperar a terra secar quase completamente antes de regar de novo sua suculenta.
Terceiro grande erro
Usar o vaso errado
Você vê um vaso lindo na loja, acaba resolvendo comprar para plantar suculenta, mas não se atenta que ele não tem furos de drenagem embaixo.
O problema é que quando você planta nesse vaso a chance de você deixar a suculenta com pouco de água demais e não perceber, por que você não vai ver a água escorrendo por baixo.
E as suculentas não aguentam a água demais nas raízes dela. Essa água apodrece as raízes se ficar tempo demais lá.
Dá para plantar num vaso sem furos? Dá! Geralmente não recomendo, a não ser que seja um vaso de vidro, que é o caso dos terrários suculentas, que é basicamente para conseguir enxergar a água que está embaixo, ao fundo do vaso.
Já os vasos mais opacos, que não dá para você ver o fundo, eu já não recomendo você utilizar para plantar nele direto.
É melhor você utilizar como um cachepot, colocar o seu vasinho dentro desse vaso sem furos só para fins de enfeitar mesmo.
Porque nesses casos, se você errar e acabar exagerando na dosagem da água e esse fundinho tiver meio inundado, e você não perceber, você vai acabar deixando a terra meio encharcada.
E no fim das contas, já era sua suculenta. Você perdeu ela.
Para suculentas, os vasos de barros, vasos de concreto e até mesmo vasos de madeira são os ideais. Elas vão muito bem, mas desde que sempre com furos.
Os vasos de plástico também vão bem, só que você só tem que regular mesmo na rega para acertar.
Quarto grande erro
Colocar muitas suculentas em um vaso só
Esse é um erro bem comum para quem vai fazer os arranjos de suculentas.
O que acontece? Você pega um vaso relativamente grande, só que coloca uma grande quantidade de suculentas, uma encostada na outra.
Esteticamente quando você olha realmente é bonito, e fala: ‘nossa que vaso lindo’. Fica realmente muito bonito mesmo esses arranjos.
O problema é que as suculentas eventualmente começam a crescer, e aí elas começam também a brigar entre si e competir por água, luz e nutrientes.
E essa compressão toda, também tem um problema. Ao deixar as folhas todas encostados uma na outra acaba surgindo as famosas praguinhas. E basta aparecer a praga em uma e espalha para todas as outras lá daquele arranjo.
Então, no começo fica muito bonito aquele arranjo, mas lá mais para frente, esse arranjo tende a ficar bem sofrido, e ele não ir muito para frente.
O ideal é que quando fizer os arranjos suculentas tem que pensar mesmo no espaço que ela precisa para poder se desenvolver legal.
Quinto grande problema
Regar menos
Pensar: as suculentas precisam de pouca água, então eu não preciso regar muito. Realmente você não precisa regar de mais, mas não é porque a suculenta não gosta de tanta água assim, que ela vira uma planta de plástico, não é bem assim.
Você tem que cuidar dela também e tem que se atentar e regar ela de vez em quando, se não ela vai morrer.
E por mais que você tenha que regar com pouca frequência, ou seja, com um espaçamento grande entre uma rega e a outra, quando você for regar, precisa regar uma quantidade boa de água. Regue bem.
Sexto grande erro
Plantar suculentas e não suculentas no mesmo vaso
Esses erros em suculentas são bastante comuns. Mesmo no cuidado com as suculentas, as pessoas vão fazer arranjos e às vezes as folhas das suculentas combinam com outras plantas que não são exatamente suculentas.
Aí a pessoa decide fazer um arranjo e coloca plantas suculentas junto com plantas que não são suculentas.
Mas isso tende a ser um grande erro, porque as regas são diferentes, a iluminação é diferente, uma série de outros fatores são diferentes.
Então no mesmo arranjo não coloque plantas suculentas junto com plantas não suculentas. Nesses casos você vai ter que escolher entre a vida de uma a outra.
Vai deixar a suculenta afogada na água, com água demais e apodrecer as raízes dela, ou então você vai deixar outra planta faltando água.
Analise se você tem feito isso e não cometa mais esses erros em Suculentas, elas vão agradecer
Sétimo e último grande erro
Borrifar água nas folhas
Esse é um erro bem comum em suculentas também. As pessoas pensam assim: “olha, a suculentas precisam de pouca água, então o que eu vou fazer? Eu vou regar bem pouquinho, eu vou só borrifar água nas folhas’.
Isso é um grande problema porque as suculentas precisam de água nas raízes e não nas folhas dela. Água nas folhas não é interessante para elas no longo prazo.
Um pouquinho não tem problema, só que constantemente você vai começar a facilitar entrada de fungos nas folhas dela e isso vai prejudicar o seu crescimento.
Os fungos têm como se fossem sementinhas, chamadas esporos, que precisam de água para poder germinar, geralmente.
Então você deixa a água lá, a sementinha germina, entra e ataca a planta. Além disso, como eu já disse, as suculentas precisam de grande quantidade de água, quando a gente regar.
O que ela precisa é de menor frequência, menor quantidade número de regras ao longo das semanas.
Com certeza, se você cuida a algum tempo já cometeu alguns desses erros em suculentas.
Bom, eu espero que você não cometa mais esses sete erros e possa cuidar das suculentas com sucesso.