De flores rosas ou brancas, essa planta, que brota espontaneamente em qualquer punhado de terra. É uma planta é rústica e de fácil manutenção, podendo ser cultivada facilmente em jardins, vasos ou jardineiras.
Devido a sua alta taxa de germinação, a vinca é considerada uma planta invasora, já que se reproduz e se multiplica facilmente.
As cores de suas flores podem variar de branco a rosa-escuro, mas são em sua maioria cor-de-rosa.
Como cultivar?
A vinca-de-madagáscar, que também é conhecida como pervinca-de-madagáscar e “boa-noite”, é uma plantinha muito fofa e conhecida!
É uma planta superfácil de cuidar e também é muito resistente, podendo ser cultivada facilmente em jardim, vasos ou jardineiras.
Seu nome científico é Catharanthus roseus e a origem dessa flor tão conhecida é o país Madagascar, por isso o nome popular.
Ela pode ser cultivada em canteiros ou vasos, porque, geralmente, atinge de 30 a 60 cm de altura. No entanto, pode chegar a 1 m e tiver condições adequadas de desenvolvimento.
As cores de suas flores podem variar de branco a rosa-escuro, mas são em sua maioria cor-de-rosa e contam com, aproximadamente, 2 a 5 cm de diâmetro. Elas são produzidas em abundância e encantam pela delicadeza. Já as folhas são verde-escuras e lustrosas.
É importante saber que a vinca-de-madagáscar é uma planta altamente tóxica, assim sendo, não deve ser consumida de forma alguma. Ela é muito confundida com a Impatiens walleriana (maria-sem-vergonha), que é comestível.
Como plantar vinca?
A vinca é pouco exigente quanto ao solo. Assim sendo, pode crescer bem mesmo em solos relativamente pobres. Mas o ideal é um solo bem drenado, leve, moderadamente fértil e com pH entre 5,5 e 6,0.
O ideal para o cultivo da muda é plantá-la em solo orgânico variado com esterco. A vinca tem pouca exigência quanto ao tipo de terra.
Uma mistura com substrato comercial, em partes iguais, já proporciona um ótimo ambiente para ela crescer.
A vinca floresce praticamente o ano todo, com maior intensidade na primavera e no verão. O clima brasileiro é ideal para a espécie. Por isso, é uma excelente opção de planta rústica para se ter no jardim e aproveitar sempre as flores.
A espécie prefere clima quente, com temperaturas acima de 20°C, mas também suporta temperaturas mais baixas. Porém, não resiste ao frio intenso.
Além disso, a Catharanthus roseus gosta de umidade, mas sem encharcamento. É ideal regar sempre que a camada superficial da terra secar.
Iluminação
O ideal é que ela receba luz solar direta por algumas horas diariamente. Sol o dia todo faz com que a planta tenha menos folhas nos ramos e a folhagem se torna menos escura e brilhante. Sem sol direto, produz poucas flores. A vinca tolera qualquer situação, desde que haja uma boa luminosidade.
Como regas a vinca
É necessário que o solo permaneça sempre úmido, mas nunca encharcado. No entanto, quando a vinca está bem desenvolvida pode suportar que o solo fique seco por alguns dias.
Época de floração
A vinca se desenvolve melhor durante a primavera, mas pode florescer o ano todo em condições adequadas. O auge da floração é durante o verão.
Há dois tipos de vinca: a ereta e a pendente. A vinca ereta pode atingir cerca de 70 cm de altura e a pendente não costuma passar dos 20 cm.