Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaia

A samambaia é uma espécie resistente. Considerada uma das plantas mais antigas do mundo, ela espalha seu charme há 400 milhões de anos!

Com tanta história, essa plantinha aprendeu a se adaptar a diferentes ambientes e condições climáticas. Porém, há algumas dicas para oferecer as condições perfeitas para que ela cresça bela e saudável.

Samambaia: uma planta com muita história
De acordo com estudos, a samambaia é praticamente um fóssil vivo. Pesquisas mostram que a planta já existia na época dos dinossauros! E mesmo tendo alguns milhões de anos, essa verdinha nunca sai de moda.

Com suas folhas exuberantes, é uma das espécies favoritas na decoração e, por isso, muitos jardineiros buscam como cuidar de samambaia em vasos ou paredes. Para não restar dúvidas sobre o processo, separamos um passo a passo.

samambaia-prata

As quatro dicas abaixo vão fazer você aprender como cuidar de samambaia em um piscar de olhos.

1- Iluminação
Quando pensamos na localização de um vaso, não basta analisar a estética. É importante saber se a planta escolhida irá se adaptar àquele espaço. Por isso, o primeiro passo de como cuidar de samambaia de metro ou não é saber a localização ideal.

Devemos lembrar que essas são espécies tropicais, que crescem aos pés de grandes árvores. Por isso, preferem uma iluminação mais suave, sem receber os raios de sol de forma direta. Assim, dê preferência sempre por locais bem iluminados, mas protegidos do sol.

Outro ponto importante a se considerar é a ventilação. Samambaias não se dão bem com ventanias e preferem locais sem muitas correntes de ar. Por isso, se for colocá-las na varanda ou próximo à janela, lembra-se de buscar um espaço com certa proteção.

2 – Rega
Como são naturais de ambientes tropicais, a umidade é um ponto importante no processo de como fazer muda de samambaia brotar! Portanto, o solo deve estar sempre molhadinho, mas sem acumular muita água.

Assim, aquele famoso pratinho embaixo do vaso deve ser evitado. Para saber se está na hora de regar, basta colocar seu dedo na terra. Se sair sujo, é sinal de que o substrato está úmido, do jeito que as samambaias gostam! Se sair seco, sua verdinha está precisando de mais água.

Geralmente, a frequência é de uma vez por dia, mas pode variar de acordo com a estação. Os borrifadores, encontrados em lojas especializadas,  são ótimos para essas plantas. Eles espalham a água de forma equilibrada, deixando-as úmidas e saudáveis.

samambaia

3 – Poda
Um ponto fundamental para aprender como cuidar de samambaia é compreender sua poda. Cortar as folhas é um processo necessário não só para deixar a planta mais elegante, mas também para fortalecer seu crescimento.

Galhos secos e velhos consomem energia e dificultam o crescimento de novos ramos. Assim, é importante verificar como cuidar de samambaia americana ou chorona, além de aparar as partes secas e quebradiças.

Esse passo, no entanto, deve ser feito com muito cuidado! Cortar demais é um grande risco, pois se a planta estiver com poucas folhas, terá menos força para realizar a fotossíntese. Para evitar problemas, corte apenas os galhos que estiverem fracos e quebradiços.

4 – Fertilizante
Mesmo uma planta resistente como a samambaia precisa de uma forcinha de vez em quando. Para isso, conte com os fertilizantes! Para simular o ambiente natural das plantas, precisamos nutrir a terra com substâncias como cálcio e potássio.

Cada espécie precisa de certa proporção de nutrientes para crescer de forma saudável. Em lojas especializadas, você encontra fertilizantes para samambaias, preparados por especialistas e com tudo que a plantinha precisa.

Adubando uma vez por mês sua samambaia crescerá de forma bonita e exuberante.

folhas_1

índice

O colar-de-pérolas, também conhecida por rosário, ervilhas-da-sorte, pérolas-verdes é originário das áreas desérticas da África. É uma planta perene e tuberosa (que possui um tipo de raiz que armazena alimento para a planta).

Folhagem
Os ramos são finos e podem ser prostrados ou pendentes. Esses ramos podem atingir até 1m de comprimento e as pequenas bolinhas verdes que aparecem por todo o ramo são as folhas.

Essas folhas, que parecem ervilhas, possuem  uma pequena faixa transparente, como um janela, para que a luz penetre no seu interior e aumente a fotossíntese.

Floração
Quando recebe bastante iluminação, ela produz flores pequenas, compostas, brancas e com um delicioso perfume de canela, que geralmente aparecem no inverno. Existe ainda uma variedade de folhas variegadas, mais rara.

flores colar-de-perolas

Onde cultivar
Quando cultivada no jardim, os ramos prostrados acabam formando um lindo tapete. Mas para mim o efeito mais bonito é quando essa planta é cultivada em vaso alto, para podermos admirar seus lindos ramos que pendem e parecem colares-de-pérolas verdes.

Luminosidade
É uma planta suculenta que gosta de bastante luminosidade, mas não sol direto nela.

Substrato
Use o substrato para cactos e suculentas que ensino aqui. Pode até colocar mais uma medida de areia de construção para deixar o substrato bem drenável.

Regas
As regas podem ser regulares e abundantes, mas é importante que o substrato seque bem entre uma rega e outra.

colar de pérolas

Multiplicação
Pode ser feita por estacas com as pontas do ramos, pedaços de uns 10cm. E se a planta estiver no chão ou a parte que fica em contato com a terra vai enraizando normalmente.

Adubação
Adube com húmus de minhoca, farinha de casca de ovo e o pó do café ou o café que tiver sobrado no bule ou na garrafa térmica, desde que esteja sem açúcar, né? Com açúcar irá atrair formigas…

Lembre-se de que as plantas adoram : atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho?

florestachuvosa